Mundo

  • 1° Computador

    Primeiro computador do mundo foi desenvolvido no MIT (Massachussetts Institute of Tecnology) em 1931 por Vannevar Bush. Era analógico e possuía parte mecânicas, tendo sido construído para resolver equações diferenciais simples. Na verdade era mais uma calculadora do que qualquer outra coisa.
  • Morre Rockefeller

    O multimilionário criou a maior companhia petrolífera americana, a Standard Oil Company, . Ele era avesso à vida social e profundamente religioso. RockRedação Terraller também ficou conhecido pela obra filantrópica da sua Fundação, uma das maiores do mundo
  • Inicio da II Guerra Mundial

    A Guerra fez com que todos percebessem que a hora da criação de tais máquinas tinha chegado. No mesmo ano da criação do Colossus foi iniciado o projeto do ENIAC (Electronic Numeric Integrator And Calculator), o primeiro computador à válvulas dos Estados Unidos, terminado somente após a guerra (1946), também para uso basicamente militar - como cálculo de trajetória de mísseis.
  • Segunda Guerra Mundial

    Fechado o gueto de Varsóvia, com 350 mil judeus reclusos.
  • Computador Z3-Alemanha de Hitler

    Na Alemanha de Hitler construiu em 1941 o Z3. Do lado dos Aliados, a Inglaterra construiu um computador capaz de decifrar as mensagens utilizadas pelos países do eixo, codificadas pelo próprio Z3.
  • Computador Colossus

    Em 1943 foram produzidos dez Colossus, o nome que este computador recebeu. Como o próprio nome sugere, possuía dimensões gigantescas, cerca de 1.500 válvulas e era capaz de processar cerca de 5.000 caracteres por segundo.
  • Destruição de Osaka.

    Osaka era um dos alvos preferenciais dos aliados no Japão. Em 14 de março de 1945, essa cidade, equiparada a Chicago em extensão, recebeu 2.240 toneladas de bombas. Em primeiro de junho, os B-29 despejaram mais 6.110 toneladas dos explosivos, destruindo as indústrias e anulando qualquer esforço dos japoneses.
  • ohn von Neumann, Arthur Burks e Herman Goldstine-nova era dos computadores.

    A partir de 1945, um novo marco foi colocado na história dos computadores com John von Neumann, Arthur Burks e Herman Goldstine. Para se ter uma idéia, a programação do ENIAC era toda feita através de ligação de cabos em conectores, o que demorava literalmente semanas. As idéias de von Neumann - que são utilizadas até hoje - fizeram com que os computadores pudessem ser programados através de programas, rotinas de manipulação de dados que se utilizam de instruções próprias do computador.
  • Computadores- EDSAC (Electronic Delay Storage Automatic Computer) e o EDVAC (Electronic Discrete Variable Automatic Computer)

    A partir das idéias de von Neumann e sua equipe, os primeiros computadores a utilizarem conceito de programas foram criados: o EDSAC (Electronic Delay Storage Automatic Computer) e o EDVAC (Electronic Discrete Variable Automatic Computer), em 1949. Os computadores passaram a diminuir bastante de tamanho.
  • O primeiro ser vivo ao espaço.

    Os soviéticos lançam, a bordo da espaçonave Sputnik, o primeiro ser vivo ao espaço: a cachorra Laika.
  • Sede da ONU em Paris.

    É inaugurado em Paris a sede da ONU para a Educação, Ciência e a Cultura (UNESCO).
  • Primeiros discos magnéticos para o armazenamento de informações.

    Em 1962 foram usados pela primeira vez discos magnéticos para o armazenamento de informações, no computador Atlas. Na época, além de serem gigantescos, os computadores usavam imensas unidades de fita magnética para o armazenamento de informações para uso posterior, além de sistemas de cartões perfurados, onde as informações que você queria passar para o computador eram marcadas através de perfurações feitas em cartões para a posterior leitura pelos computadores - processo extremamente demorado.
  • primeira nave espacial à Marte.

    A URSS lança a primeira nave espacial com destino a Marte.
  • LSI (Large Scale Integration)-origem dos microprocessadores.

    Um passo maior ainda foi dado quando foi desenvolvida, em 1971, a tecnologia LSI (Large Scale Integration), que permitiu a junção de vários circuitos integrados em um só, dando origem aos microprocessadores.
  • Bill Gates-Microsoft

    lém de operar sistemas, os microcomputadores precisavam de uma linguagem na qual as pessoas pudessem escrever seus programas. A escolha mais lógica foi a linguagem BASIC. Bill Gates criou a Microsoft, e desenvolveu um interpretador de BASIC em ROM para ser colocado em microcomputadores.
  • Independencia de Angola.

    Angola torna-se independente de Portugal.
  • Cruzou pelo céu da Terra o cometa Halley.

    Cruzou pelo céu da Terra o cometa Halley. Ele passa em intervalos que variam entre 75 e 76 anos pela órbita terrestre. Esse espaço de tempo foi calculado pelo astrofísico Edmond Halley, que, em 1682, previu sua próxima passagem em 1758. A próxima será no ano de 2061.
  • Seis mil computadores do Departamento de Defesa norte-americano param.

    Seis mil computadores do Departamento de Defesa norte-americano param devido a um vírus: o culpado é o filho de 23 anos do chefe da agência de segurança de computadores do país.
  • Índia é atingida por ciclone.

    Cerca de mil pessoas morrem na Índia por causa da passagem de um ciclone, com ventos de 200 quilômetros por hora.
  • Acordo entre os cinco paises da ex-Iugoslávia.

    Os cinco países da ex-Iugoslávia fazem um acordo em Viena para repartir o patrimônio comum.
  • Obama vira fenômeno eleitoral e conquista a Casa Branca.

    O candidato democrata Barack Obama venceu as eleições presidenciais norte-americanas e é o primeiro presidente negro dos Estados Unidos. Ele herdará do atual presidente, George W. Bush, um legado de crise econômica e conflitos militares no Afeganistão e no Iraque.
  • Um grupo de atiradores abriu fogo ao centro financeiro da Índia.

    No dia 26 de novembro, um grupo de atiradores abriu fogo em vários locais de grande movimento na cidade de Mumbai, o centro financeiro da Índia. Os militantes fizeram reféns em três lugares e eles só foram liberados pelas forças indianas dias após os ataques. Investigações apontaram que os extremistas poderiam ter ligações com um grupo paquistanês, mas Islamabad negou qualquer responsabilidade.