1foto

INFORMATICA EDUCATIVA NO BRASIL - Linha do Tempo

  • A ERA INFORMATICA

    A ERA INFORMATICA
    A informatica na educacao e algo recente que teve seu inicio na decada de 1950, mas era utilizado apenas para armazenarem dados. Com o passar do tempo que ela foi ganhando espaco ate chegar a sala de aula.
  • USO DE COMPUTADOR NO ENSINO DA FÍSICA

    USO DE COMPUTADOR NO ENSINO DA FÍSICA
    Brasil iniciou caminho para informatizar educacao, discutindo uso de computadores no ensino de Física (USP/São Carlos) e houve I CONTEGE no Brasil.
  • UFRGS DESENVOLVE SOFTWARE EDUCATIVO

    UFRGS DESENVOLVE SOFTWARE EDUCATIVO
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul desenvolve software educativo; com o uso de computadores de grande porte, algumas experiencias surgem em outras Universidades com recursos de professores e avaliacoes em Quimica (UFRJ).
  • UNICAMP INICIA COOPERACAO COM LAB LAB

    UNICAMP INICIA COOPERACAO COM LAB LAB
    UNICAMP inicia cooperacao tecnica com Media LAB LAB do Massachussets Institute of Technology - MIT, criando grupo interdisciplinar para pesquisar uso de computadores com linguagem LOGO na educacao de criancas.
  • PREMEM/MEC

    Foi produzido o documento "Introducao de Computadores no Ensino do 2o. Grau" financiado pelo Programa de Reformulacao do Ensino (PREMEM/MEC).
  • CRIACAO DA SEI

    CRIACAO DA SEI
    Podemos destacar a criacao da Secretaria Especial de Informatica (SEI), primeiro orgao destinado a estudar uma politica nacional para as questoes especificas da informatica na Educacao.
  • I SEMINARIO NACIONAL DE INFORMATICA NA EDUCACAO

    I SEMINARIO NACIONAL DE INFORMATICA NA EDUCACAO
    foi divulgado o documento subsidius para Implantacao do Programa Nacional de Informatica na Educacao.
  • II SEMINARIO NACIONAL DE INFORMATICA NA EDUCACAO

    II SEMINARIO NACIONAL DE INFORMATICA NA EDUCACAO
    Seminario foi organizado na Universidade Federal da Bahia com tema: "O impacto do computador no processo educacional brasileiro a nivel do 2o. grau".
  • PORTARIA NO. 01/83

    PORTARIA NO. 01/83
    O Secretario de informatica baixou a portaria no. 01/83, criando a Comissao Especial de Informatica na Educacao no. 11/83. Essa comissao propunha orientacoes basicas para utilizacao das termologias de informatica no processo ensino.
  • PROJETO EDUCOM

    PROJETO EDUCOM
    Foi criado Projeto EDUCOM (pesquisas sobre o uso do computador como instrumento do processo de aprendizagem escolar) - Comissao Especial de Informatica na Educacao. O aluno e o construtor de sua propria aprendizagem.
  • PROJETO EDUCOM

    PROJETO EDUCOM
    Com iniciativa conjunta do MEC, CNPq, FINEP, SEI/PR, voltada paraa criacao de nucleos interdisciplinares de pesquisa e formacao de recursos humanos nas Universidades Federais (UFRGS, UFRJ, UFPE, UFMG e UNICAMP). Apesar de dificuldades financeiras, este projeto foi o marco principal do processo de geracao de base cientifica e formulacao da politica nacional de informatica educativa.
  • CENINFOR

    CENINFOR
    Reestruturacao do Centro de Informatica do MEC (CENINFOR) para assumir Coordenacao do projeto EDUCOM.
  • PROJETO FORMAR

    PROJETO FORMAR
    Criou o Programa de Acao imediata em Informatica na Educacao de 1o. e 2o. grau, destinado a capacitar professores e a implantar infraestrutura de suporte nas Secretarias Estaduais de Educacao (CIED), escolas tecnicas federais (CIET) e universidades (CIES). Competia a cada secretaria e instituicao definir pedagogicamente sua proposta.
  • OEA E MEC PROJETO MULTINACIONAL

    OEA E MEC PROJETO MULTINACIONAL
    OEA convidou MEC para avaliar o projeto de Informatica Aplicada a educacao basica do Mexico. Isso fez o MEC e a OEA formularem um projeto multinacional de cooperacao tecnica e financeira.
  • IMPLANTADOS 17 CIEDs

    IMPLANTADOS 17 CIEDs
    1988/1989 Implantados 17 CIEDs onde atendiam a alunos e professores de 1o. e 2o. grau e a comunidade em geral e foram irradiadores e multiplicadores da telematica na rede publica de ensino.
  • INSTITUIDO PRONINFE

    INSTITUIDO PRONINFE
    Foi instituido o Programa Nacional de Informatica na Educacao-PRONINFE atraves da Portaria Ministerial no. 549/89, com o objetivo "desenvolver a informatica educativa no Brasil, atraves de atividades e projetos articulados e convergentes, apoiados em fundamentacao pedagogica, solida e atualizada, de modo a assegurar a unidade politica, tecnica e cientifica imprescindivel ao exito dos esforcos e investimentos envolvidos."
  • SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTACAO - SBC

    SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTACAO - SBC
    Sociedade Brasileira de Computacao - SBC, criou um grupo de interesse especifico na area de Informatica e Educacao, iniciando um ciclo de encontros anuais.
  • SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMATICA NA EDUCACAO - SBIE

    SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMATICA NA EDUCACAO - SBIE
    Foi realizado no Rio de Janeiro e foi organizado pela COPPE-UFRJ e pelo Departamento da Educacao da PUC-RJ, disseminando resultados de pesquisas e experimentos bem sucedidos no Brasil e Mundo.
  • CASCAVEL INICIA PROJETO DE INFORMATICA

    CASCAVEL INICIA PROJETO DE INFORMATICA
    Cascavel/PR iniciou o Projeto de Informatica na Educacao com intuito de oportunizar conhecimento aos alunos.
  • PRIMEIRA REFORMA NO CURSO DE MESTRADO

    PRIMEIRA REFORMA NO CURSO DE MESTRADO
    Houve a primeira reforma no Curso de Mestrado da Educacao em funcao dos trabalhos da EDUCOM. Criou-se a linha de pesquisa Informatica na Educacao.
  • VII SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMATICA

    VII SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMATICA
    VII Simposio Brasileiro de Informatica na Educacao, de 20 a 22 de novembro, Belo Horizonte, MG.
  • PROJETO ENSINO ON LINE - EOL

    PROJETO ENSINO ON LINE - EOL
    Iniciativa do Governo de Sao Paulo, serve de apoio didatico-pedagogico ao professor "A Escola de Cara Nova na Era da Informatica".
  • PROINFO

    PROINFO
    Iniciativa da Secretaria de Educacao a Distancia (SEED/MEC) para introduzir a tecnologia de informatica na rede publica de ensino.
  • XIII SBIE

    XIII SBIE
    XIII SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMATICA NA EDUCACAO (SBIE)
  • XVIII SBIE EM SAO PAULO

    XVIII SBIE EM SAO PAULO
    XVIII SIMPOSIO BRASILEIRO DE INFORMATICA NA EDUCACAO, NA CIDADE DE SAO PAULO
  • XIX SBIE EM FORTALEZA/CE

    XIX SBIE EM FORTALEZA/CE
    XIX Simposio Brasileiro de Informatica na Educacao, ocorreu em Fortaleza/CE e foi realizado na Universidade Federal do Ceara com o tema "Tecnologia e Educacao para todos".