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A Era da Catástrofe

  • Conferência de Berlim

    Conferência de Berlim
    Regulamentação da partilha do continente africano entre as potências imperialistas europeias. O capitalismo monopolista e a expansão industrial guiavam as potências europeias rumo a colonização de territórios na África e Ásia. A defesa de uma "missão civilizatória" legitimava o projeto de dominação, baseado em uma concepção racista e eurocêntrica do desenvolvimento dos povos.
  • Lei Áurea

    Lei Áurea
    A República foi proclamada um ano após a abolição da escravidão. Esses dois eventos foram cruciais para a história da sociedade brasileira, pois possibilitaram o estabelecimento da igualdade jurídica e todos os brasileiros, pelo menos na teoria.
  • Proclamação da República

    Proclamação da República
    A República foi proclamada em 15 de novembro de 1889, por Marechal Deodoro da Fonseca, apesar da divergência de diversos grupos políticos em relação ao tipo de República a ser construída.
  • Constituição de 1891

    Constituição de 1891
    A Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1891 foi a segunda constituição do Brasil e primeira no sistema republicano de governo, marcando a transição da monarquia para a república.
  • Formação da Tríplice Entente

    Formação da Tríplice Entente
    Inglaterra, França e Rússia formam a Tríplice Entente. Reflexo do momento de polarização política entre as grandes potências vivida pela Europa pré-guerra.
  • Period: to

    Expansão das ideologias nacionalistas

    A Revolução Russa (1917) e a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) repercutiram em todo o mundo, abalando a crença no liberalismo e incentivando a expansão das ideologias nacionalistas.
  • O incidente de Sarajevo

    O incidente de Sarajevo
    O assassinato do príncipe da Áustria-Hungria Francisco Ferdinando. Esse momento é interpretado como o "estopim" da Grande Guerra.
  • Period: to

    I Guerra Mundial

    A Primeira Guerra, ou a Grande Guerra, é o primeiro conflito armado em escala global da humanidade.Sua escala é gigantesca devido à presença na guerra das principais potências do início do século XX: Grã-Bretanha, França, Rússia, Áustria-Hungria, Alemanha, Itália, Japão e EUA.A rivalidade entre as potências, os nacionalismos exacerbados, as disputas entre os projetos expansionistas das diferentes nações e as alianças políticas articuladas são alguns dos motivos principais da guerra.
  • Entrada dos EUA na Grande Guerra

    Entrada dos EUA na Grande Guerra
    Estados Unidos declara guerra a Alemanha e, com isso, interfere de maneira crucial no andamento da Primeira Guerra. Sua entrada é um momento de mudança no campo de batalha, dando a vantagem do conflito para os aliados.Afinidades culturais e políticas com os países da Entente e o interesse econômico no comércio com eles foram os motivos principais.
  • Greve Geral de 1917

    Greve Geral de 1917
    Iniciada em São Paulo, após a morte de um jovem trabalhador pela polícia, a greve se generalizou pelo país e durou vários dias. Participaram operários da indústria têxtil e alimentícia, ferroviários e gráficos. As reivindicações eram: melhores salários, jornada de trabalho de oito horas, direito a férias, fim do trabalho infantil, proibição do trabalho noturno para as mulheres, aposentadoria e assistência médica.
  • Revolução de Outubro e saída russa da Grande Guerra

    Revolução de Outubro e saída russa da Grande Guerra
    Bolcheviques tomam o poder na Rússia e a arrastam para fora do conflito.
  • Armistício de Compiègne

    Armistício de Compiègne
    Tratado de armistício entre os Aliados e a Alemanha.
  • Tratado de Versalhes

    Tratado de Versalhes
    Assinatura do documento que coloca fim oficial a Primeira Guerra Mundial. Impõe severos danos aos países derrotados.
  • Vanguardas europeias

    Vanguardas europeias
    O contexto de crise do liberalismo irá se refletir também nas artes. Quebrando com os referenciais tradicionais diversos artistas propõem novas formas de se pensar e fazer cultura. Esse movimento ficou caracterizado como "vanguardas europeias", vanguardas porque eram as artes que estavam na linha de frente combatendo os modelos tradicionais. O Manifesto do Surrealismo de André Breton lançado em 1924 é considerado um marco dessa nova arte engajada.
  • A busca pela identidade nacional na América Latina

    Nesse período de crise, a América Latina vive uma busca pela sua autonomia política, econômica e cultural. Essa busca colocava em questão a divisão entre cultura popular x cultura das elites, buscando repensar a relação entre ambas. Esteve presente nesse período a valorização das raízes indígenas e da mestiçagem. E foram elaborados diversos projetos políticos de modernização atrelados à essas ideias de identidade nacional.
  • A Semana de Arte Moderna em SP

    A Semana de Arte Moderna em SP
    Juntamente ao processo de urbanização, crescimento dos movimentos sociais, início dos conflitos políticos no Brasil, surge também um movimento cultural no Brasil que irá repensar a identidade nacional. O "modernismo" busca uma atualização da nossa cultura no momento em que o Brasil comemora o centenário de Independência. A Semana de Arte Moderna é considerada um marco e a primeira expressão do modernismo na América Latina
  • Fundação do Partido Comunista Brasileiro

    Fundação do Partido Comunista Brasileiro
    Foi a partir de 1917 que muitas lideranças operárias ficaram impressionadas com o sucesso da revolução na Rússia. Com isso, vários grupos simpáticos aos comunistas surgiram no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Rio Grande do Sul e em estados do Nordeste. Em março de 1922, alguns desses grupos realizaram um congresso e fundaram o Partido Comunista do Brasil (PCB). Dois anos depois, o partido foi filiado à Terceira Internacional Comunista.
  • Revolta dos 18 do Forte de Copacabana

    Revolta dos 18 do Forte de Copacabana
    Após os rebelados tomarem o Forte de Copacabana, os canhões foram disparados contra alvos considerados estratégicos. O grupo estava indignado com os boatos de que Hermes da Fonseca havia sido preso, com isso, tinha o objetivo de impedir que Arthur Bernardes tomasse posse da presidência da República e, no limite, derrubar o próprio governo. Muitos desistiram da luta, mas 17 deles decidiram resistir. Um civil se juntou a eles, formando 18 homens.
  • Manifesto da Poesia Pau-Brasil

    Publicado pelo jornal Correio da Manhã, tinha uma proposta de identidade nacional a partir da valorização do índio e do negro. “A poesia existe nos fatos (...) O Carnaval no Rio é o acontecimento religioso da raça (...) Toda a história bandeirante e a história comercial do Brasil. O lado doutor, o lado citações, o lado autores conhecidos. (...) Falar difícil. O Império foi assim. Eruditamos tudo. Esquecemos o gavião de penacho. A nunca exportação de poesia”
  • Manifesto Antropofágico

    Manifesto Antropofágico
    Valorização do indígena através da ideia de “antropofagia": "digerir a cultura europeia e cuspir algo novo, autêntico, brasileiro". Trecho do manifesto antropofágico:
    “Só a ANTROPOFAGIA nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente. Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos (...) Tupi, or not tupi that is the question." Na foto, “Abaporu” quadro da Tarsila do Amaral que se tornou símbolo do movimento.
  • O movimento verde-amarelismo

    O movimento verde-amarelismo
    Critica o caráter “afrancesado” do Manifesto da Poesia Pau-Brasil. Se baseia na ideia de que os intelectuais deveriam educar as massas. E tinha forte caráter regionalista: São Paulo como guia da nacionalidade brasileira.
    Entende a cultura brasileira como isenta de conflitos e um de seus principais símbolos é o curupira por ter os pés para trás, ou seja, valoriza a tradição de forma conservadora. Em maio de 1929, o grupo publicou eu manifesto: "Nhengaçu Verde Amarelo".
  • O muralismo mexicano

    O muralismo mexicano
    Os murais mexicanos são uma arte pública e didática que tinha financiamento do governo nos quais o México era retratado como uma nação única de índios e mestiços. Na foto, parte do mural “La historia de México: de la conquista al futuro” feito por Diego Rieira no Palácio Nacional, na Cidade do México.
  • Frida Kahlo

    Frida Kahlo
    Frida Kahlo é considerada uma expressão do modernismo mexicano e um símbolo também do movimento feminista que foi reapropriado de diversas formas ao longo do tempo. A artista considerava sua data de nascimento a mesma da Revolução Mexicana (1910) e tinha filiação política ao Partido Comunista. Foi a primeira artista mexicana do século XX a ter seu quadro exibido num museu europeu. Na foto, o quadro “Mis abuelos, mis padres y yo", que representa a miscigenação da nação mexicana.