Revolução russa

A Revolução Russa

  • Period: to

    A Russia czarista

    O regime politico era monarquia absolutista e todo poder se concentrava nas mãos do czar.
  • Period: to

    A Rebelião Pugatchev

    Reagindo a essa situação opressiva, os camponeses proviam revoltas, que contou com a participação de milhares de camponeses e só foi derrotada pelo exercito czarista. Com a perda e vivendo em estrema pobreza, começaram a migrar para cidade em busca de uma vida melhor.
  • Period: to

    O marxismo

    O socialismo científico foi uma doutrina formulada por dois pensadores alemães, Karl Marx e Friedrich Engels em meios do operariado europeu por melhores condições de vida.
  • Period: to

    O socialismo na Rússia

    Os bolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução que ocorreu em outubro de 1917. Prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho, Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo. Após a revolução, foi implantada a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas).
  • Period: to

    A modernização da Russia

    O império Russo estava se industrializando graças aos capitais estrangeiros, nele investindo e à mão de obra farta e barata, vindo do campo. A industrialização era impulsionada também pela exploração de petróleo, da produção de aço e pela construção de ferrovias, entre as quais a TRANSIBERIANA. As industrias crescente, porém estava longe de beneficiar igualmente a todos
  • A rebelião popular de 1905 e o ingresso da Rússia na primeira guerra mundial

    Em 1904, a Rússia se envolveu em uma guerra contra o Japão pelo controle da Manchúri. Num domingo de 1905, os operarios em greve e suas familias caminharam desarmados pelas ruas de São Petersburgo em direção ao palacio de inverno, com um abaixo- assinado para ser entregue ao czar, mas o documento não chegou a ser entregue , pois ele mandou seus soldados atirassem contra a multidão á queima -roupa. O episódio ficou conhecido como Domingo sangrento.
  • O processo revolucionário

    Em fevereiro de 1917, uma onda de protestos e revoltas populares deram fim ao governo de Nicolau II. Formou-se um governo provisório controlado por Alexander Kerenski, um socialista de orientação reformista. Kerenski, integrante da ala menchevique do partido socialista, defendia a idéia de que o capitalismo deveria ser desenvolvido para, assim então, estabelecer mudanças de cunho socialista. No entanto, os bolcheviques, facção de maior adesão popular do socialismo russo, tinham outra proposta.
  • Period: to

    O governo provisório

    O Governo Provisório Russo foi formado em Petrogrado em 1917, após a Revolução de Fevereiro e a abdicação do czar Nicolau II. Quando a autoridade do governo do czar começou a se desintegrar após a Revolução de Fevereiro de 1917, duas instituições rivais, a Duma e o Soviet de Petrogrado, competiram pelo poder.
  • Period: to

    O governo de Lenin e a guerra civil

    Revolução Russa – o processo revolucionário e o Governo Lênin. Contando com o apoio de Leon Trotski, os bolcheviques organizaram um exército incumbido de findar com o governo menchevique. O chamado Exército Vermelho derrubou o governo provisório e instalou o Conselho Comissário do Povo.Guerra Civil Russa foi um conflito armado que eclodiu em abril. Durante este período, exércitos e militares de diversos matizes políticos se enfrentaram com o objetivo de implantar o seu próprio sistema.
  • A formação da URSS

    A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) foi criada em 1922 pelos bolcheviques, liderados por Lênin, como uma das consequências da Revolução Russa de 1917. Existiu até 1991, quando foi dissolvida no contexto da crise do socialismo com as reformas políticas e econômicas implantadas por Mikhail Gorbachev.
  • Period: to

    A disputa entre Trotsky e Stalin

    Com a morte de Lênin em 1924, dois líderes passaram a disputar o poder na União Soviética: Leon Trotsky, segundo homem da Revolução de Outubro (cuja habilidade militar durante a guerra civil russa lhe deu grande prestígio), adepto da Revolução Permanente; e Josef Stalin, Secretário-Geral do Partido Comunista da URSS .