Rev r

A Revolução Russa

  • Period: to

    A Rússia czarista

    O regime político era a monarquia absolutista e todo poder se concentrava nas mãos do czar.
    Camponeses promoviam revoltas, rebeliões.
  • Socialismo

    Em base de argumentos do manifesto comunista, intelectuais e operários russos organizaram vários agrupamentos políticos de tendência socialista. Em 1898, esses vários agrupamentos se juntaram para formar o Partido Operário Social-Democrata Russo. Este partido foi duramente perseguido, sendo desmandado pela polícia do czar. Havia divergências internas entre os membros do Partido Operário Social, e estas ficaram evidentes durante um Congresso político. Lênin, o vencedor foi chamado de bolchevique
  • Domingo Sangrento

    Domingo Sangrento foi um massacre que aconteceu em 9 de janeiro de 1905 na cidade de São Petersburgo, no Império Russo, onde manifestantes pacíficos marcharam até ao Palácio de Inverno para pedir uma petição ao czar, mas foram baleados pela Guarda Imperial. A marcha foi organizada pelo padre George Gapon, que colaborou com Sergei Zubatov da Okhrana, a polícia secreta czarista, para destruir organizações de trabalhadores. Os grupos envolvidos nesse conflito foram a população no geral.
  • A modernização da Rússia

    A modernização da Rússia
    O Império Russo estava se industrializando graças a capitais estrangeiros. O capitalismo russo continuou se desenvolvendo, surgindo centros industriais em cidades como São Petersburgo. Essa industrialização não beneficiava a sociedade em geral. O sistema era rigoroso principalmente nas fábricas. Isto facilitou a entrada de ideias socialistas nos meios operários e intelectuais.
  • Processo Revolucionário

    Tecelãs e operários de São Petersburgo marcharam em direção ao prédio do governo. No caminho conseguiram inclusive o apoio de soldados do exército czarista, que entregavam suas armas e se juntavam aos rebeldes, o povo invadiu o Palácio de Inverno e pôs fim ao czarismo na Rússia.
  • Governo Provisório

    Foi formado em 1917 para convocar eleições à assembleia enquanto mantinha os serviços essenciais do governo, mas seu poder foi efetivamente limitado pela autoridade crescente do Soviete de Petrogrado. Apesar de no começo os sovietes terem dado apoio ao Governo Provisório, este gradualmente erodiu. Uma vez que os sovietes controlavam o exército, fábricas, e ferrovias, e possuíam o apoio dos trabalhadores, este se tornou um período de autoridade dupla.
  • Guerra Civil

    A Guerra Civil Russa foi um conflito armado que sucedeu a Revolução Russa. Ocorreu em abril de 1918 entre os opositores do governo bolchevique, conhecidos como os czaristas que foram apoiados pela Inglaterra, França, Japão e Estados Unidos, e o Exército Vermelho (criado pelos bolcheviques).
    Os czaristas pretendiam acabar com o governo bolchevique e evitar que os ideais comunistas da Europa Ocidental se espalhassem.
  • Governo de Stalin

    Na disputa pela sucessão no governo russo, após a morte de Lênin, Stálin obteve vitória e passou a controlar a União Soviética. Durante seu governo ele tomou medidas que centralizaram diversos papéis nas mãos do Estado. Com esse inchaço de atribuições do governo, os ideais socialistas foram se perdendo com o passar do tempo. Além disso, Stálin foi responsável por exercer forte repressão sobre seus inimigos políticos. Primeiramente, Stálin aboliu a NEP e criou os planos qüinqüenais.
  • A disputa entre Trotsky e Stalin

    Com a morte de Lênin acirraram-se disputas pelo poder, entre Stalin e Trotsky. Segundo Trotsky, a única forma de impedir que as potências capitalistas destruíssem a União Soviética era estender a revolução socialista a outros países, ou seja, internacionalizar a revolução. O ideal trotskista era, portanto, o de uma revolução permanente. Stalin julgava que, primeiramente, era necessário consolidar o socialismo na U.S para depois ajudar a fazer a revolução socialista em outros países