Acontecimentos da Guerra Fria

Timeline created by lindamaryferreira
In History
  • A guerra do Viatmane

    Começou quando o Japão invadiu o Vietname que estava sob domínio francês desde o século XIX. Fê-lo pois queria impedir que os Estados Unidos continuassem a enviar material de guerra para a China – e conseguiu-o. Apesar do esforço, o conflito estava apenas a começar. Uma vez instalada, a China aliou-se à Alemanha e à Itália. Mesmo com o termino da guerra tanto Japão como a França permaneceram naquela península asiática. E o mundo estava prestes a lançar-se num novo conflito armado.
  • A questão de Berlim

    Em 24 de junho, os soviéticos interromperam todas as comunicações rodoviárias entre as zonas não soviéticas e Berlim. No mesmo dia, também foram paralisados todos os serviços ferroviários e o tráfego de barcaças dentro e fora de Berlim. Em 25 de junho, os soviéticos suspenderam o fornecimento de alimentos para a população civil nos setores não soviéticos de Berlim e também cortaram a eletricidade da cidade, usando o seu controle sobre as usinas geradoras na zona soviética.
  • A guerra da Coreia

    A guerra da Coreia foi um conflito entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Iniciou-se quando as tropas norte-coreanas passaram a fronteira que separa as coreias, dando início à invasão da Coreia do Sul. Essa guerra foi uma das primeiras manifestações da bipolarização que caracterizou o mundo no período da Guerra Fria, sendo responsável pela morte de 2,5 milhões de pessoas, no final da guerra ambos os países ainda não se simpatizaram por muito tempo.
    A guerra teve duração de 1950 a 1953.
  • Os mísseis de Cuba

    Tem ínicio, quando um avião espião U-2 norte-americano descobre bases de mísseis soviéticos instaladas em Cuba. A localização assegura alcance suficiente para um ataque direto aos EUA, uma vez que a distância era apenas de 150 km. Dois dias depois, por ordem do presidente John Kennedy, têm início manobras militares perto de Porto Rico. Da Casa Branca não chega qualquer tipo de explicação oficial. Este momento de tensão mundial entra para História, como representação o clímax da Guerra Fria.