CONFLITOS NA ÁFRICA

Timeline created by Thaíssa Silva
In History
  • Sudão - Primeira Guerra Civil Sudanesa

    Sudão - Primeira Guerra Civil Sudanesa
    Esse conflito bélico, travado entre o governo do Sudão e rebeldes do sul, tinha por objetivo a separação da região sul do Sudão. Essa guerra civil dizimou cerca de meio milhão de pessoas. Cessou com o acordo conhecido como Tratado de Adis Abeba, que afirmou a independência e a autonomia da região sul do Sudão, criando, então, o Sudão do Sul.
  • Mali - Crise Humanitária

    Mali - Crise Humanitária
    Vários grupos armados encontram-se no país e realizam diversos ataques, gerando uma crise humanitária. O governo é culpado por discriminar grupos minoritários, que alegam ser marginalizados. As revoltas desses grupos aconteceram nos anos de 1962, 2000, 2006 e 2012.
  • Ruanda - Guerra Civil de Ruanda

    Ruanda - Guerra Civil de Ruanda
    Desde a colonização, acentuou-se
    uma grande rivalidade entre os povos hutus e tutsis. Entre os anos de 1990 e 1994, ocorreu a Guerra Civil do país. Nessa época, a oposição formada pelos tutsis atacou as tropas do governo, cujo presidente era Juvénal Habyarimana (hutus). O maior desdobramento dessa guerra civil ocorreu em 1994 e ficou conhecido como Genocídio de Ruanda. O presidente foi morto. Extremistas hutus, começaram um intenso massacre, que vitimou
    800 mil pessoas em Ruanda.
  • Burundi - Guerra Civil

    Burundi - Guerra Civil
    Durante os anos de 1993 e 2004, o território sofreu com a intensificação de conflitos étnicos entre hutus, que representam cerca de 85% da população, e tutsis, que representam aproximadamente 14%. No ano de 1972, os hutus levantaram-se contra o poder que estava nas mãos dos tutsis, sofrendo uma grande represália que deixou cerca de 200 mil hutus mortos. Em 1993, os tutsis assassinaram o presidente hutu Melchior Ndadaye, dando início a uma guerra civil entre as duas etnias.
  • República Democrática do Congo - Guerra do Congo

    República Democrática do Congo - Guerra do Congo
    O conflito se deu em 1996 pelo Genocídio em Ruanda, os hutus foram para a República Democrática do Congo e os tutsis para Ruanda. Após a migração, sofreram ataques pelos congoleses e hutus. Se inicia a Primeira Guerra do Congo, onde os tutsis no poder com Laurent Kabila, acreditavam que deveriam ir contra os hutus. Kabila enfrentava a cobrança dos tutsis, que queriam o cumprimento das promessas feitas, então expulsa as tropas de Ruanda e Uganda iniciando à Segunda Guerra do Congo.
  • Nigéria - Boko Haram

    Nigéria - Boko Haram
    Em 2009, o conflito iniciado pelo Boko Haram – uma organização terrorista – vitimou mais de 15 mil pessoas com o objetivo de combater os princípios ocidentais. Em 2014, esse grupo radical islâmico ganhou notoriedade quando
    raptou cerca de 270 mulheres nigerianas para serem escravas sexuais e para serem usadas em combates. Já no ano de 2017, segundo a Unicef, cerca 83 crianças foram usadas como bombas pelo Boko Haram, o que chocou o mundo.