Aro geraldes shirts

Copas 1950/1990 - Seleções Socialistas

  • 1950 - Brasil

    1950 - Brasil
    Copa que abre a nossa pesquisa. Das seleções presentes, apenas a Iugoslávia representa o bloco socialista. Foi eliminada na primeira fase. No mundo: tensão pela Guerra da Coreia, após consolidação da Coreia do Norte (apoiada pela URSS) e pela adesão da China ao comunismo no ano anterior. Dentro da política americana antissocialista, acontecem as tensões por três anos. Resultado: Coreia dividida, armistício assinado em 1953.
  • 1954 - Suíça

    1954 - Suíça
    Três seleções presentes: Iugoslávia (caiu na segunda fase), Tchecoslováquia (caiu na primeira fase), Hungria (vice-campeã). Inovação tática: 4-2-4, um sistema de jogo coletivo, em oposição ao WM individualista e fixo. Hungria é a grande seleção da copa, havia vencido a Inglaterra no ano anterior por duas vezes seguidas. Destaque para Puskas. Times do país eram patrocinados pelo estado socialista, que via o futebol como meio de união popular e combate ao nacionalismo de caráter fascista do país.
  • 1958 - Suécia

    1958 - Suécia
    Quatro seleções: Tchecoslováquia (caiu na primeira fase), Hungria (caiu na primeira fase), URSS (caiu na segunda fase), Iugoslávia (caiu na segunda fase). Primeira participação da URSS em copas, campeã olímpica de 1956, com o mitológico goleiro Yashin. A revolução húngara de 1956 fez com que os craques de 1954 se exilassem, motivo pelo qual a seleção não repetiu a atuação da copa anterior. Dois anos antes, foi criado o Pacto de Varsóvia. Início da corrida espacial, lançamento do Sputnik em 1957.
  • 1958 - Suécia

    1958 - Suécia
    Quatro seleções: Tchecoslováquia (caiu na primeira fase), Hungria (caiu na primeira fase), URSS (caiu na segunda fase), Iugoslávia (caiu na segunda fase). Primeira participação da URSS em copas, campeã olímpica de 1956, liderada por Yashin. A revolução húngara de 1956 fez com que os craques de 1954 se exilassem na Espanha, motivo pelo qual a seleção não repetiu a atuação da copa anterior. Dois anos antes, foi criado o Pacto de Varsóvia. Início da corrida espacial, lançamento do Sputnik em 1957.
  • 1962 - Chile

    1962 - Chile
    Cinco seleções: Hungria (caiu na segunda fase), Bulgária (caiu na primeira fase), URSS (caiu na segunda fase), Tchecoslováquia (vice-campeã), Iugoslávia (quarto lugar). A URSS havia ganho a primeira Eurocopa em 1960, perdeu nas quartas para o Chile. Tchecoslováquia bateu a forte Iugoslávia e perdeu para o Brasil na final. Em 1961, Yuri Gagarin se torna o primeiro ser humano no espaço e o Muro de Berlim é erguido. Crise dos mísseis de Cuba, que adotara o socialismo neste ano, após sua revolução.
  • 1962 - Chile

    1962 - Chile
    Cinco seleções: Hungria (caiu na segunda fase), Bulgária (caiu na primeira fase), URSS (caiu na segunda fase), Tchecoslováquia (vice-campeã), Iugoslávia (quarto lugar). A URSS, campeã da primeira Eurocopa, em 1960, perdeu nas quartas para o Chile. Tchecoslováquia só perdeu para o Brasil na final. Em 1961, Yuri Gagarin é o primeiro ser humano no espaço e o Muro de Berlim é erguido. Ainda haveria a Crise dos mísseis de Cuba, que adotara o socialismo dois anos depois de sua revolução, em 1959.
  • 1966 - Inglaterra

    1966 - Inglaterra
    Quatro seleções: Hungria (caiu na segunda fase), Bulgária (caiu na primeira fase), URSS (quarto lugar), Coreia do Norte (caiu na segunda fase). A melhor campanha soviética em copas, sendo derrotada na semifinal pela Alemanha e por Portugal na disputa do terceiro lugar. A seleção da Coreia do Norte derrotou a Itália e empatou com o Chile na primeira fase, perdendo para Portugal na fase seguinte. A Guerra do Vietnã começava a ganhar dimensões maiores, com a entrada dos Estados Unidos em 1964.
  • 1970 - México

    1970 - México
    Quatro seleções: URSS (caiu na segunda fase), Romênia (caiu na primeira fase), Tchecoslováquia (caiu na primeira fase), Bulgária (caiu na primeira fase). Apenas a URSS passou pela primeira fase, perdendo para o Uruguai nas quartas. A Guerra do Vietnã se intensificava e os americanos chegavam à Lua com a Apollo XI, em 1969. Em 1968 tiveram lugar a Primavera de Praga, tentativa de ruptura tcheca com Moscou e os eventos de maio de 1968, na França. No Brasil, em 13/12/69, é baixado o AI-5
  • Period: to

    O jogo que nunca existiu - URSS x Chile

    A URSS se recusou a disputar a vaga da repescagem para a copa de 1974, contra o Chile. A primeira partida foi em Moscou, empatada em 0 x 0. A volta seria em Santiago, no Estádio Nacional. Com o golpe militar que depôs o governo de Salvador Allende, o estádio se tornara centro de detenção e tortura e a Federação Soviética pediu à FIFA por outro local para a partida, que foi negado. A vaga foi para o Chile, que a conquistou após entrar em campo e marcar um gol contra um adversário ausente.
  • 1974 - Alemanha Ocidental

    1974 - Alemanha Ocidental
    Quatro seleções: DDR (caiu na segunda fase), Iugoslávia (caiu na segunda fase), Bulgária (caiu na primeira fase), Polônia (terceiro colocado). Primeira vez da DDR em copas, que seria campeã olímpica em 1976. Venceu a FDR por 1 x 0, caindo depois para o Brasil. A seleção polonesa, chegaria em terceiro lugar,com craques como Lato e Deyna. Fim da Guerra do Vietnã. A crise do petróleo mostra a força da OPEP. Em 1973, a Guerra do Yom Kippur mantinha acesas as tensões entre árabes e judeus.
  • 1978 - Argentina

    1978 - Argentina
    Duas seleções: Hungria (caiu na primeira fase), Polônia (caiu na segunda fase). Copa com baixo desempenho das seleções socialistas. A invasão soviética no Afeganistão, que ocorrerá no fim de 1979. As ditaduras militares na América Latina perdem força e redemocratização tem início. No bloco socialista europeu, é possível ver que o estado de bem estar social não conseguirá se sustentar por muito tempo. Árabes e judeus assinam tratado de paz de Camp David.
  • 1982 - Espanha

    1982 - Espanha
    Cinco seleções: Polônia (terceiro colocado), Hungria (caiu na primeira fase), Tchecoslováquia (caiu na primeira fase), Iugoslávia (caiu na primeira fase), URSS (caiu na segunda fase).Destaque para a campanha da Polônia, repetindo 1974, liderada por Boniek. A URSS era favorita, especialmente pela presença de Blokhin e do goleiro Dasaev, um herdeiro de Yashin. É o ano da Guerra das Malvinas. Morre o líder russo Leonid Breshnev, cuja sucessão será tumultuada e trará Mikhail Gorbatchev em 1985.
  • 1986 - México

    1986 - México
    Quatro seleções: Bulgária (caiu nas oitavas), URSS (caiu nas oitavas), Hungria (caiu na primeira fase), Polônia (caiu nas oitavas). Sem brilho ou destaque, os times não rendem bem. Acontece o acidente de Chernobyl, na Ucrânia e a agonia do socialismo. As medidas adotadas por Gorbatchev visando modernizar a economia soviética falham e resultaram na demolição do estado de bem estar social. A adoção do neoliberalismo como filosofia econômica torna o consumo como símbolo de status e reconhecimento.
  • 1990 - Itália

    1990 - Itália
    Quatro seleções: Tchecoslováquia (caiu nas quartas), Romênia (caiu nas oitavas), URSS (caiu na primeira fase), Iugoslávia (caiu nas quartas). As seleções europeias não fizeram boa campanha, exceto pela Iugoslávia, que chegou às quartas de final. No ano anterior, a URSS retiraria suas tropas do Afeganistão. Em 1989 o Muro de Berlim caiu como símbolo de uma "nova ordem". Em 1990 houve a reunificação alemã sob a Alemanha Ocidental e em 31 de dezembro de 1991, a URSS deixaria de existir.