Ead credibilidade

Cronologia da Educação a Distância

  • Fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro

    Fundação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro
    Criada pelo Médico, Professor e Antropólogo, Edgar Roquette Pinto, uma das personalidades expoentes na história do ensino a distância, pois, ao se deparar com atecnologia de radiofusão, atribuiu-lhe grande possibilidade de realizar educação em larga escala. Mais tarde, doa a rádio ao Governo e diz: "Entrgo essa rádio com a mesma emoção com que se casa uma filha".
  • Criação da Rádio Escola Municipal do Rio de Janeiro

    Criação da Rádio Escola Municipal do Rio de Janeiro
    Doação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro para o Governo do Rio de Janeiro, por Edgar Roquette Pinto, passando assim a se chamar: Rádio Escola Municipal do Rio de Janeiro. Veículo que atuaria na disseminação de conteúdos de todos os níveis da educação do nosso país.
  • Criação do setor de radiodifusão do Ministério da Educação

    Criação do setor de radiodifusão do Ministério da Educação
    Com a função de expandir o sistema de rádiodifulsão e de se tornar uma das primeiras rádios estatais com função educativa, o serviço fez pioneirismo na Educação a Distância e passou a transmitir, em caráter experimental também conteúdo informativo como o programa A voz do Brasil.
  • Criação do Instituto Técnico Monitor

    Criação do Instituto Técnico Monitor
    Na cidade de São Paulo, o húngaro Nicola Goldberger criou em 1939 o instituto monitor, que mais tarde viria a ser um dos mais importantes centros de formação a distância do país. Foi uma das primeiras experiências a interligar empresas privadas na EaD.
  • Criação do Instituto Universal Brasileiro

    Criação do Instituto Universal Brasileiro
    Criou-se com o intuito de realizar, por correspondência treinamento e formação profissional em diversas áreas, o Instituto Universal Brasileiro tornouse, principalmente entre as décadas de 70 e 80 a principal instituição do gênero, no Brasil. Junto com outras escolas, como o Instituto Monitor e as Escolas Associadas, fez pioneirismo na história da EaD do Brasil.
  • Lançamento dos cursos bíblicos Igreja Adventista do Brasil

    Lançamento dos cursos bíblicos Igreja Adventista do Brasil
    Através do programa: A Voz da Profecia, a Igreja Adventista do Sétimo dia coseguiu mobilizar cerca de 17 das principais emissoras de rádio do Brasil a transmitirem um programa de cunho religioso que trouxe grandes resultados. A instituição hoje também mantém centros de educação de renome mundial e também foi pioneira nos métodos de realizar educação a distância em nosso país.
  • Criação do Sistema de Radioeducativo Nacional

    Criação do Sistema de Radioeducativo Nacional
    Foi criada através de parceria entre a instituição católica CNBB e o Governo brasileiro o Sistema Radioeducativo Nacional.
  • Criação do Serviço de Asistência Rural -SAR

    Criação do Serviço de Asistência Rural -SAR
    Serviço da Instituição católica CBNN em suporte ao Projeto Natal, da mesma entidade. Foi um grande projeto de cidadania voltado à população rural que entre outras coisas oferecia assistência jurídica, movimentos sindicalistas, centros de atendimentos sociais e a formações através das escolas radiofônicas.
  • Criação do Projeto Minerva

    Criação do Projeto Minerva
    Criado com uma função supletiva, o Projeto Minerva oferecia aulas voltadas aos adultos com defasagem escolar. As aulas eram obrigatoriamente transmitidas nos programas de rádio para todo o país e oa alunos acompanhavam a aula através de um material didático gratuito e com o auxílio de um monitor em pontos de transmissão predefinidos pelo programa.
  • Criação do Serviço de Radiodifulsão Educativa Brasileira - MEC

    Criação do Serviço de Radiodifulsão Educativa Brasileira - MEC
    Através da criação do decreto de lei 5.692/71, instituiu-se a obrigatoriedade de conteúdo educativo sendo difundido principalmente com o objetivo de dirimir a defasagem do 1o e 2o. graus O serviço de radiofulsão iria ser usado pela educação com uma função supletiva.
  • Criação da Secretaria de Educação a Distância.

    Criação da Secretaria de Educação a Distância.
    Criação de um órgão que gerenciaria os processos envolvendo a educação a distância no país a SEED: Secretaria de Educação a Distância, bem como a TV Escola.
  • Criação do PROINFO

    Criação do PROINFO
    Criação de um programa nacional de suporte às tecnologias educacionais. O Programa Nacional de Informática na Educação: o Proinfo.
  • Criação da CAPES

    Criação da CAPES
    Implementação de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, dentre outras importantes ações, incentiva a formação e a pesquisa no meio acadâmico e fomenta o desenvolvimento de projetos em tecnologia voltados à educação.
  • Regulamentação de Lei que Normatiza EaD no Brasil

    Decreto 2.494 e Portaria/MEC 301 normatiza e regulamenta o credenciamento de instituições de ensino para a oferta nível superior (graduações) e técnico.
  • Consórcio Universidade Virtual Pública do Brasil - UniRede

    Firmado o consórcio com mais de 60 Universidades no Brasil para a implementação de curso de extensão na modalidade a distância
  • Criação da Universidade Aberta do Brasil

    Criação da Universidade Aberta do Brasil
    Instituição que mais tarde, implementaria diversos cursos superiores na modalidade à distância para serem oferecidos nasUniversidades públicas e nos institutos federais do país.