Cronologia da Segunda Guerra Mundial

Timeline created by biancaroque16
In History
  • Period: to

    1939

  • Period: to

    Alemanha invade a Polônia e a guerra começa oficialmente

    "Eu estava em minnha casa quando vi um exército de suástica no braço se aproximando. Havia ódio em seus olhares e naquele momento eu soube que minha vida nunca mais seria o mesmo."
    - Joseph, morador da Polônia
  • Period: to

    Alemanha anexa Danzig

    "Tomava o café da manhã com minha mãe na varanda de casa quando ouvimos os tiros e o barulho de tanques se aproximando. Foi terrível, achei que morreria ali mesmo".
    - Sophie, Sobrevivente
  • Period: to

    França e Inglaterra declaram guerra á Alemanha

    "Na época eu era o vice-presidente da França e quando soube do que a Alemanha estava fazendo eu sabia que teriamos que agir antes que eles chegassem até nosso território".
  • Period: to

    Batalha do Atlântico

    "Fui convocado na última semana para ajudar o exército nacional na Batalha do Atlântico. Estou com medo mas talvez seja a única maneira de salvar o meu país. Que Deus me ajude".
  • Period: to

    URSS invade a Polônia

    "Meu nome é Dimitri e não sei se sairei daqui vivo por isso escrevo essa carta. A URSS decidiu entrar na guerra e invadir a Polônia mas confesso que não estou muito animado em defender meu país nessa pois não tenha nada há ver com essa guerra"
  • Period: to

    Polônia se rende a Alemanha

    "Conseguimos. É tudo que eu penso enquanto volto para a Alemanha. Duvidei um pouco de Hittler no começo mas acho que ele está fazendo a coisa certa, afinal está trazendo glória para nossa Alemanha e glória nunca é ruim".
  • Period: to

    URSS ataca a Finlândia

    "Primeiro a Polônia e agora a Finlândia. Já tive sorte de sobreviver antes e terei sorte se sobreviver agora. Tudo o que eu quero é ir para casa, antes desse inferno eu nem tinha pegado em uma arma. Que merda estou fazendo aqui?"
  • Period: to

    1940

  • Period: to

    Dinamarca, Suécia e Noruega declaram-se neutros

    "Jamais colocaria meu exército em risco por causa de uma guerra que eu não tenho nada haver. Meus amigos presidentes da Noruega e Suécia acham o mesmo, é bom ver que ainda tem presidentes sensatos no mundo"
  • Period: to

    Alemanha começa com seus planos para invadir Noruega e Dinamarca

    "Penso nisso dia e noite. Eles se acham tão espertos, tão inteligentes, mas mal sabem que eu já contava com isso, sabia que eles se declarariam neutros, pobres tolos. Logo todo seu território será meu e meu nome será escrito em seus livros de história. Meu nome ecoára por cada canto desse mundo. Hitler"
  • Period: to

    Alemanha invade Bélgica, Holanda, Luxenburgo e o norte da França

    "Eu estava lá. Sim, eu estava. Era um dia bonito e eu tinha acabado de colher margaridas no meu jardim. Antes de entrar dentro de minha residência eu ouvi um barulho que desejo que ninguém nunca ouça. O barulho da guerra. De repente vi tudo o que eu amava sendo destruído e corri para me esconder, e é do esconderijo que essa carta é escrita. Temo que amanhã eu já não esteja mais viva."
  • Period: to

    Sul da Inglaterra é bombardeado pela Alemanha

    "Fui achado nos escombros de minha casa hoje por volta de meio dia. Por conta dessa maldita guerra quase perdi a vida. Estou muito feliz por essa nova chance de viver que Deus me deu e amanhã mesmo irei servir meu país na batalha e impedir que mais pessoas morram."
  • Period: to

    Paris é bombardeada por aviões alemãos

    "Quando minha irmã me ligou está tarde para me contar que Paris foi bombardeada quase não acreditei. Minha família e eu fugimos para a américa pois sabiamos o que aconteceria com os judeus e não poderiamos mudar nossa religião. Espero que mais tenham conseguido fugir. "
  • Period: to

    Itália declara guerra aos aliados

    "No começo não sabia o que isso significava, eu tinha apenas 13 anos quando tudo aconteceu. Um tempo depois meu pai partiu para a guerra e me vi sem a única pessoa que eu amava. Um tempo depois a carta informando sua morte chegou e senti como se meu mundo tivesse acabado. É isso que a guerra faz com as pessoas, tira todo o seu prazer em viver"
  • Period: to

    Paris é tomada pelos alemães

    "Naquele tempo pensei que minha vida tinha acabado. Quando os soldados de suástica chegaram sabia que minha vida nunca mais seria a mesma."
  • Period: to

    Alemanha ataca Londres

    "Foi terrível. Nosso lado lutava com toda a força de vontade que tinha e mesmo assim os inimigos não se cansavam. Davamos cada gota de nossa alma naquela luta por nosso país e sobretudo na luta por nossas vidas e mesmo assim não era o suficiente para dete-los".
  • Period: to

    Ingleses bombardeiam Berlim

    "Eu não queria fazer o que fiz. Não queria ser o piloto de um avião que bombardearia Berlim. Não queria matar ninguém, mas se eu não o fisesse seria a minha família que estaria morta".
  • Period: to

    Alemães começam os bombardeios noturnos em cidades inglesas

    "Eu fui incumbido de uma missão aérea terrível. Deveria bombardear pequenas cidades inglesas durante a noite. Se eu não cumprisse a ordem minnha família morreria, então me apeguei ao pensamento de que a população estaria dormindo e não sentiria dor nem sofrimento."
  • Period: to

    Incursões militares italianas no norte da África

    "Não sabia quem estava lá, nem em que país estávamos. Já havia lutado em outras ocasiões e estava tão cansado que não me importava com mais nada. Mais tarde descobri que estava na África."
  • Period: to

    Japão invade a Indochina Francesa

    "Cidadãos foram aprisionados, outros foram mortos. Eu tinha um amigo que morava na Indochina mas tentei afastar do pensamento a possibilidade de que ele estaria ali. Não poderia suportar matá-lo. Se tivessemos cruzado nosso caminha teria implorado para que ele me matasse."
  • Period: to

    O tratado Eixo Roma-Berlim-Tóquio é firmado

    "Como um dos oficiais de Hitler eu sabia da importância desse tratado. Não poderiamos vencer a guerra sozinhos dado as circunstâncias. Me lembro até hoje dos representantes de seus países se sentando em uma grande mesa de carvalho assinando papéis que mudariam a história".
  • Period: to

    1941

  • Period: to

    Alemanha entra em terrritório Bulgáro

    "Entramos na península Balcânica, mais esfecificamente na Bulgária á alguns dias. Estou escrevendo essa carta para que você fique ciente de tudo. Não sei mais o que estamos fazendo e temo por minha vida. Não devemos demorar muito mais aqui e logo serei designado para outra região. Espero que nos encontremos logo. Abraços, Peter."
  • Period: to

    URSS e Japão assinam o Pacto de Neutralidade

    "Apesar de terem se declarado neutros todos sabem que ambos os países já tem um lado na guerra. Não acredite Anne sob circunstância alguma em promessas de paz do governo. Se mantenha esperta e fuja se perceber algo estranho. Logo voltarei para casa e poderemos nos casar. Abraços Will."
  • Period: to

    Consulados alemães nos EUA são fechados

    "Quando fui avisado de que os consulados seriam fechados me infiltrei dentro de um návio que levava carregamentos de arma para a Europa. Quase fui pego, mas escapei por pouco e retornei a Alemanha. O que eu não esperava era o estado caótico que me depararia quando chegasse lá".
  • Period: to

    Alemanha ataca URSS

    "Assim que entramos em território soviético eu sabia que a maioria não sairia vivo dali. O frio era implacável e não fomos treinados para isso. "
  • Period: to

    Japão ataca Pearl Harbor

    "Sempre soube que isso era um erro, assim como toda essa guerra. Quando fui designado para a missão aérea que atacaria Pearl Harbor tentei não pensar muito em quem estaria lá quando atacasse, afinal eles tinham família assim como eu também tinha em Nagasaki".
  • Period: to

    EUA declara guerra ao Japão

    "Depois do ataque em Pearl Harbor isso era meio óbvio. Meu país se manteve firme e agora mesmo estou embarcando rumo a vitória de nosso país. Os japoneses não perdem por esperar."
  • Period: to

    Alemanha e Itália declaram guerra aos EUA

    "Como cidadão americano eu já esperava por isso. Principalmente depois de declararmos guerra ao Japão pelo seu ataque em Pearl Harbor. Como Alemanha e Itália estavam do mesmo lado que o Japão todos já esperávamos por isso."
  • Period: to

    1942

  • Period: to

    A Batalha de Stalingrado começa

    "O frio era demasiado e eu estava ferido, cada passo era um sacríficio para meu corpo já cansado de lutar. Saí do alvoroço e me deitei na relva manchada de sangue, esperando pela morte. Meu corpo e minha alma já estavam cansados da guerra."
  • Period: to

    França é ocupada pelos alemães

    "Eu estava escondida no sotão da minha casa quando tudo aconteceu. Eu estava com medo e nem percebi quando passos na sala denunciavam a presença de alguém ali. Minutos depois a porta do sotão foi aberta e eu fui capturada pelos alemães nazistas".
  • Period: to

    Alemanha é cercada em Stalingrado

    "Assim que pisamos naquela terra fria eu sabia que o exército não se manteria firme por muito tempo naquelas temperaturas. Mas mesmo assim fomos adiante e só nos rendemos quando rios de sangue manchavam as ruas de Stalingrado."
  • Period: to

    1943

  • Period: to

    Tropas aliadas desembarcam na Sicília

    "Quando eu tinha meus 12 anos sonhava em conhecer a Sicília depois de ver um cartão postal vindo de um primo meu. Depois de 7 anos eu conheci a Sicília, mas preferiria nunca ter pisado meus pés lá já que as circunstâncias não eram das melhores. Eu estava na guerra."
  • Period: to

    Conferência de Teerã

    "Naquele momento eu não sabia da importância de tal conferência, mas depois descobri os efeitos. Fiquei feliz que depois de termos perdido tantos homens e dinheiro na guerra pelo menos teriamos um pedaço de terra a mais em nosso território."
  • Period: to

    1944

  • Period: to

    Batalha de Monte Cassino

    "Meu nome é José e na época mal tinha acabado de completar 20 anos quado fui convocado pelo exército a servir na guerra. O Brasil estava na guerra, mal pude acreditar. Estamos nos encaminhando para o local da batalha e temo pela minha vida mais do que qualquer outra coisa".
  • Period: to

    Aliados entram em Roma

    "Sempre adorei Roma. Eu visitava sempre quando era criança e ainda sonhava em reve-la. Porém depois daquele dia de batalha eu nunca mais pisei em solo italiano e não posso nem ouvir falar esse nome".
  • Period: to

    Dia D

    "O Dia D foi muito importante para a história e eu tive a oportunidade de estar presente. Desembarcamos nas praias da Normalândia no norte da França e em pouco tempo começamos a batalhar. Não sei dizer quanto tempo se passou, mas acabei sendo ferido e levado a "enfermaria". Quando acordei dois dias depois soube que haviamos vencido essa etapa".
  • Period: to

    1945

  • Period: to

    Varsóvia é ocupada pela URSS

    "Quando a URSS ocupou Varsóvia na Polônia uma luz de acendeu em minha mente. A Alemanha estava sendo derrotada e eu seria livre em breve. Foi aí que eu soube que não morreria ali ".
  • Period: to

    Os prisioneiros de Auschwitz são libertados pelo exército vermelho

    "Estávamos sendo encaminhados para a camara de gas e eu ja tinha perdido todas as minhas esperanças, já tinha até aceitado a morte. Aconteceu tão rápido que tudo o que consigo me lembrar até hoje é do momento em que passei por aquele portão em rumo a minha liberdade ."
  • Period: to

    Conferência de Yalta

    "Haviam 700 conselheiros militares ali e eu era um deles. Os líderes da URSS, EUA e Reino Unido haviam acabado de assinarem o documento confirmando o fim da guerra. Quando retornei ao meu país de origem não pude deixar de sentir tristeza ao ve-lo devastado, entretando a guerra havia acaba e eu pensava que tudo ficaria bem".
  • Period: to

    Hitler se suicida em Berlim

    "Iríamos conversar nesta tarde sobre qual seria a melhor tática para nos desvencilhar do grande problema que tinhamos em mãos: estávamos cercados. Quando entrei na sala porém ele e sua esposa Eva Braun estava caidos e mortos no chão frio. Hitler havia se suícidado."
  • Period: to

    Berlim é ocupada pelo exército soviético

    "Nosso exército avançava cercando os alemães em sua cidadezinha favorita, achei justo depois da destruição de Stalingrado. Eu era jovem e estava farto da guerra queria ir fazer outras coisas então dei tudo de mim, como se caso em me esforçasse muito poderia alcaçar minha liberdade e deixar o exército. Mas me lembrei tristemente que eu já não tinha mais casa para voltar. Stalingrado foi destruída e agora eu destruíria Berlim."
  • Period: to

    EUA lançam bomba atômica em Hiroshima

    "Eu era enfermeira em uma cidade próxima a Hiroshima e no dia 7 de agosto recebi uma ligação que mudou completamente minha vida. Uma bomba havia caído e requisitavam minha presença para ajudar a cuidar dos sobreviventes."
  • Period: to

    Japão se rende e a Segunda Guerra Mundial tem fim

    "Havia acabado e eu estava muito contente com a notícia. O fim da guerra significaria que eu finalmente poderia voltar para casa e ver meus filhos e minha esposa novamente. Mas apesar da vitória não me sentia um vencedor. Ter cidades destruídas e ter uma parte significativa da população morta não era vitória, não era isso que eu esperava."