Educação a Distância no Brasil

  • 1728: marco inicial da Educação a Distância

    É anunciado um curso pela Gazeta de Boston, na edição de 20 de março, onde o Prof. Caleb Philipps, de Short Hand, oferecia material para ensino e tutoria por correspondência. Após iniciativas particulares, tomadas por um longo período e por vários professores, no século XIX a Educação a Distância começa a existir institucionalmente.
  • 1935: uso do rádio na EaD

    O Japanese National Public Broadcasting Service inicia seus programas escolares pelo rádio.
  • 1939: primeiro instituto brasileiro a oferecer sistematicamente cursos em EaD

    Surgimento, em São Paulo, do Instituto Monitor, o primeiro instituto brasileiro a oferecer sistematicamente cursos profissionalizantes a distância por correspondência, na época ainda com o nome Instituto Rádio Técnico Monitor.
  • 1956: uso da TV na EaD

    A Chicago TV College inicia a transmissão de programas educativos pela televisão, cuja influência pode notar-se rapidamente em outras universidades do país que não tardaram em criar unidades de EaD baseadas na televisão.
  • 1960: integração entre materiais impressos, televisão e tutoria

    Na Argentina, nasce a Tele Escola Primária do Ministério da Cultura e Educação, que integrava os materiais impressos à televisão e à tutoria.
  • 1994: criação da World Wide Web Consortium (W3C)

    Em 1994, Tim Berners-Lee fundou o World Wide Web Consortium (W3C), no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. A visão da W3C era a de padronizar os protocolos e tecnologias usados para criar a web de modo que o conteúdo possa ser acessado largamente pela população mundial tanto quanto o possível.
  • 2002: lançamento do Moodle

    Primeira versão do Moodle é lançado, como ferramenta para auxiliar a EaD na Web.
  • 2005: é criada a Universidade Aberta do Brasil

    É criada a Universidade Aberta do Brasil, uma parceria entre o MEC, estados e municípios; integrando cursos, pesquisas e programas de educação superior a distância.