Espiritismo no Mundo,Brasil,Rio Grande do Sul e Pelotas

Timeline created by JuventudeCEJ
In History
  • Goethe

    Goethe
    Johann Wolfgang von Goethe - Frankfurt Main, 28 de agosto de 1749 — Weimar, 22 de março de 1832) foi um autor e estadista alemão do Sacro Império Romano-Germânico que também fez incursões pelo campo da ciência natural. Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX.
  • Ludwing van Beethoven

    Ludwing van  Beethoven
    Batizado em 17 de dezembro de 1770 —Viena, 26 de março de 1827) foi um compositor alemão,do período de transição entre o Classicismo (século XVIII) e o Romantismo (século XIX). É considerado um dos pilares da música ocidental, tanto da linguagem como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras,permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos. "O resumo de sua obra é a liberdade",observou o crítico alemão Paul Bekker (1882-1937)
  • Gioachino Antonio Rossini

    Gioachino Antonio Rossini
    Gioachino Antonio Rossini(Pésaro, 29 de fevereiro de 1792 — Passy, Paris, 13 de novembro de 1868) foi um compositor erudito italiano, muito popular em seu tempo, que criou 39 óperas, assim como diversos trabalhos para música sacra e música de câmara. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão Il barbiere di Siviglia ("O Barbeiro de Sevilha"), La Cenerentola ("A Cinderela") e Guillaume Tell ("Guilherme Tell").
  • Nasce Amélie-Gabrielle Boudet

    Nasce Amélie-Gabrielle Boudet
    Nome completo: Amélie-Gabrielle Boudet
    Nascimento: 23 de novembro de 1795 -Thiais, França
    Nacionalidade: Francesa
    Cônjuge: Allan Kardec
    Amélie colaborou permanentemente com os estudos do marido, tornando-se grande incentivadora do trabalho de Codificação e difusão do espiritismo.
  • Victor Hugo

    Victor Hugo
    Victor-Marie Hugo (Besançon, 26 de fevereiro de 1802 — Paris, 22 de maio de 1885) foi um romancista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos francês de grande atuação política em seu país. É autor de Les Misérables e de Notre-Dame de Paris, entre diversas outras obras clássicas de fama e renome mundial.
  • Primeira locomotiva a vapor

    Primeira locomotiva a vapor
    A primeira locomotiva a vapor usando trilhos foi construída pelo engenheiro inglês Richard Trevithick e fez o seu primeiro percurso em 21 de Fevereiro de 1804.
  • Nasce Hippolyte Léon Denizard Rivail

    Nasce Hippolyte Léon Denizard Rivail
    Nasce em 03 de outubro de 1804, em Lyon na França, Hippolyte Léon Denizard Rivail, em uma antiga família de orientação católica com tradição na magistratura e na advocacia. Desde cedo manifestou propensão para o estudo das ciências e da filosofia.
  • A descoberta da Maquina de impressão a vapor

    A descoberta da Maquina de impressão a vapor
    Patenteado em 1810, Koenig projetou uma nova impressora a vapor que operava de modo muito parecido com uma prensa manual ligada a um motor a vapor. Seu primeiro modelo de produção foi produzido com a ajuda do engenheiro alemão Andreas Friedrich Bauer.
  • Frédéric François Chopin

    Frédéric François Chopin
    Frédéric François Chopin, também chamado Fryderyk Franciszek Chopin (Żelazowa Wola, 22 de Fevereiro ou 1 de Março de 1810 — Paris, 17 de Outubro de 1849),foi um pianista polaco radicado na França e compositor para piano da era romântica. É amplamente conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história.Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica vêm sendo comparadas historicamente com as de outros grandes compositores,como Mozart e Beethoven.
  • Wilhelm Richard Wagner

    Wilhelm Richard Wagner
    Wilhelm Richard Wagner (Leipzig, 22 de maio de 1813 — Veneza, 13 de fevereiro de 1883) foi um maestro, compositor, diretor de teatro e ensaista alemão, primeiramente conhecido por suas óperas (ou "dramas musicais", como ele posteriormente chamou). As composições de Wagner, particularmente essas do fim do período, são notáveis por suas texturas complexas.
    Inicialmente estabeleceu sua reputação como um compositor de trabalhos como Der fliegende Holländer e Tannhäuser.
  • Eletromagnetismo

    Eletromagnetismo
    O nascimento do eletromagnetismo se deu no século XIX, com a clássica experiência do físico dinamarquês Hans Christian Oersted (1771-1851). Em 1820, ele verificou que, ao colocar um bussola sob um fio onde passava uma corrente elétrica, verificava-se um desvio na agulha dessa bussola. A partir dessa experiência Oerted estabeleceu uma relação entre as propriedades elétricas e magnéticas, dando origem ao eletromagnetismo.
  • Motor Eletrico

    Michael Faraday (1791 - 1867) se convenceu da idéia de Ørsted,
    ou seja, de que o efeito era realmente circular. Para defender essa idéia, ele criou um
    aparelho, em 1821, que mostrava justamente esse efeito circular. Tal aparelho ficou
    conhecido como o motor de Faraday, e foi o primeiro motor elétrico construído, já que
    seu objetivo era mostrar o efeito magnético circular ao redor de um fio condutor, ou,
    como ele mesmo dizia, a rotação eletromagnética
  • Vida acadêmica de Allan Kardec

    Vida acadêmica de Allan Kardec
    Iniciou seus estudos em sua cidade natal e desde jovem mostrou inclinação para o estudo das ciências e da filosofia. Foi levado para a o famoso Instituto de Educação Pestalozzi, em Yverdun, Suíça, onde estudou até formar-se pedagogo, em 1824.
    Após retornar para Lyon e dominando vários idiomas, entre eles, alemão, inglês, holandês, italiano e espanhol. Allan Kardec traduziu para o alemão, diversas obras didáticas de educação.
    Criação do Curso Prático e Teórico de Aritmética
  • Primeira turbina de água e patente para a primeira hélice de navio

    Primeira turbina de água e patente para a primeira hélice de navio
    Ressel nasceu em Chrudim, na Boêmia. Seu pai era alemão e sua mãe checa. Estudou em Linz e Viena e trabalhou como engenheiro florestal em Motovun, Ístria (atualmente Croácia) para o governo austríaco. Ele trabalhou em Kostanjevica, no rio Krka (hoje Eslovênia, então Império Austríaco), onde testou suas hélices de navio pela primeira vez. Foi transferido em 1821 para Trieste, então o maior porto do Império Austríaco, onde seus testes tiveram sucesso. Ele ganhou a patente da hélice em 1827.
  • Primeira linha de Estrada de ferro na Inglaterra

    Primeira linha de Estrada de ferro na Inglaterra
    O ano de 1830 ficou marcado como o início da Era das Ferrovias, quando foi inaugurada a primeira linha férrea de longa distância para passageiros em escala comercial e com horários regulares, entre as cidades inglesas de Liverpool e Manchester.
  • James Clerk Maxwell

    James Clerk Maxwell
    James Clerk Maxwell, físico e matemático (1831-1879) unificou a eletricidade e o magnetismo no século XIX.
    Foi o primeiro ademonstrar que as ondas eletromagnéticas se propagam realmente à velocidade da luz.
  • Nasce Antonio Bezerra de Menezes

    Nasce Antonio Bezerra de Menezes
    Descendente de uma antiga família de ciganos fazendeiros de criação, ligada à política e ao militarismo na Província do Ceará, era filho de Antônio Bezerra de Menezes, tenente-coronel da Guarda Nacional, e de Fabiana de Jesus Maria Bezerra.[1] Em 1838, aos sete anos de idade, ingressou na escola pública da Vila do Frade, adjacente ao Riacho do Sangue, atual Jaguaretama, onde aprendeu os princípios da educação elementar, em apenas dez meses.
  • Édouard Manet

    Édouard Manet
    Édouard Manet (Paris, 23 de janeiro de 1832 — Paris, 30 de abril de 1883) foi um pintor e artista gráfico francês e uma das figuras mais importantes da arte do século XIX, considerado por estudiosos de artes plásticas como um dos mais importantes representantes do impressionismo francês, embora muitas de suas obras possuam fortes características do realismo.
  • António Gonçalves da Silva

    António Gonçalves da Silva
    António Gonçalves da Silva, conhecido como Batuíra foi uma importante personalidade do espiritismo brasileiro.Nascido em Portugal, na freguesia de São Tomé do Castelo, hoje integrada no concelho de Vila Real, emigrou com onze anos de idade para o Brasil desembarcando na Guanabara a 3 de Janeiro de 1850. Viveu até aos quatorze no Rio de Janeiro, então capital do Império.
    Durante três anos trabalhou no comércio da Corte.
  • Oscar-Claude Monet

    Oscar-Claude Monet
    Oscar-Claude Monet (Paris, 14 de novembro de 1840 — Giverny, 5 de dezembro de 1926) foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas.
    O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet,"Impressão, nascer do sol", de uma crítica feita ao quadro pelo pintor e escritor Louis Leroy.
  • Nasce Ermance Dufaux

    Nasce Ermance Dufaux
    Ermance De La Jonchére Dufaux nasceu em 1841, na cidade de Fontainebleau,França. Próxima a Paris, abrigava a residência oficial de Napoleão III e de outros nobres. O pai de Ermance, rico produtor de vinho e trigo, era um deles. Tradicional,a família Dufaux residia num castelo medieval, herança de seus antepassados.
  • Pierre-Auguste Renoir

    Pierre-Auguste Renoir
    Pierre-Auguste Renoir (Limoges, 25 de fevereiro de 1841 — Cagnes-sur-Mer, 3 de dezembro de 1919) foi um pintor francês que iniciou o desenvolvimento do movimento impressionista.Conhecido por celebrar a beleza,diz-se que Renoir é o último representante de uma tradição herdada diretamente de Rubens e terminando com Watteau.
    Ele foi pai do ator Pierre Renoir (1885–1952), do cineasta Jean Renoir (1894–1979) e do ceramista Claude Renoir (1901–1969).
  • Léon Denis

    Léon Denis
    Nasceu em Foug e faleceu em Tours, 12 Abril 1927 foi um pensador espírita, médium e um dos principais continuadores do espiritismo após a morte de Kardec. Fez conferências por toda a Europa em congressos internacionais espíritas e espiritualistas, defendendo ativamente a ideia da sobrevivência da alma e suas conseqüências no campo da ética nas relações humanas. É conhecido como sendo o "consolidador do Espiritismo" em toda a Europa, bem como "apóstolo do Espiritismo".
  • Carreira Escolar de Bezerra de Menezes

    Carreira Escolar de Bezerra de Menezes
    Em 1846, a família retornou à Província do Ceará, fixando residência na capital, Fortaleza. Bezerra foi matriculado no Liceu do Ceará, onde concluiu os estudos preparatórios.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Bezerra_de_Menezes
  • Nasce Amélia Hartley de Brito Antunes Maciel a iniciadora do Espiritismo em Pelotas

    Nasce Amélia  Hartley  de  Brito  Antunes  Maciel a iniciadora do Espiritismo em Pelotas
    Amélia Hartley de Brito Antunes Maciel nasceu em 1848. Aos 15 anos casou-se com Aníbal Antunes Maciel. Ao se casarem fixaram residência em Pelotas - RS, em um Solar presenteado pelo pai de Aníbal. Amélia tornou-se Baronesa, pois seu marido recebeu, através do Decreto Imperial de 26 de julho de 1884, o título de Barão dos Três Serros pela decisão de libertar seus escravos. Contudo, após três anos desse fato, Aníbal falece, deixando Amélia sozinha com oito filhos.
  • Hydesville - NY, residência da família Fox

    Hydesville - NY, residência da família Fox
    As Irmãs Fox foram 3 mulheres que, nos EUA tiveram um importante papel na gênese do Moderno Espiritualismo Ocidental. As irmãs eram Katherine "Kate" Fox (1837–1892), Leah Fox (1814–1890) e Margaret "Maggie" Fox (1833–1893). As irmãs fizeram sucesso por muitos anos como médiuns que diziam possibilitar espíritos a se manifestarem por batidas. Em 31 de março de 1848, numa casa simples em Hydesville - NY, residência da família Fox, cria-se um código para conversar com espíritos
  • Irmãs Fox

    Irmãs Fox
    Katherine, Leah e Margaret, moravam em Hydesville, no estado de Nova Iorque. As irmãs fizeram sucesso por muitos anos como médiuns que diziam possibilitar espíritos a se manifestarem por batidas.
  • Inicio na medicina de Bezerra de Meneses

    Inicio na medicina de Bezerra de Meneses
    Em 1851, ano de falecimento de seu pai, mudou-se para o Rio de Janeiro e iniciou os estudos na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
    Em novembro do ano seguinte, ingressou como residente no hospital da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.[2] Para prover os seus estudos, dava aulas particulares de filosofia e matemática.
  • Sistema binário

    Sistema binário
    Ao criar um sistema de numeração usando apenas os algarismos zero e um, o inglês Geoge Boole (1815-1864) não imaginou que isso seria a chave da computação. Para os computadores atuais, números e caracteres são escritos assim: o dois é 10, o três, 11 e o quatro, 100.
  • Primeiro contato de Kardec com os espiritos

    O primeiro toque de chamada verificou-se em 1854, quando o Prof. Rivail foi atraído para os curiosos fenômenos das “mesas girantes”, então em voga no Mundo todo.
  • Nikola Tesla

    Nikola Tesla
    Nikola tesla (1856-1943) foi um inventor austro-húngaro, ele deixou importantes contribuições para o desenvolvimento das tecnologias mais importantes dos últimos séculos.
  • Graduação na Medicina do Medico dos Pobres Bezerra de Meneses

    Graduação na Medicina do Medico dos Pobres Bezerra de Meneses
    Graduou-se em 1856, com a defesa da tese: "Diagnóstico do Cancro". Nesse ano, o Governo Imperial decretou a reforma do Corpo de Saúde do Exército Brasileiro e nomeou para chefiá-lo como Cirurgião-mor o Dr. Manuel Feliciano Pereira Carvalho, seu antigo professor, que o convidou para trabalhar como seu assistente. O acadêmico José Pereira Rego leu o parecer na sessão de 11 de maio, tendo a eleição transcorrido na de 18 de maio e a posse na de 1º de junho do mesmo ano.
  • Nasce Gabriel Delanne

    Nasce Gabriel Delanne
    François-Marie-Gabriel Delanne nasceu em Paris, França, no dia 23 de março de 1857, o mesmo ano de publicação de O Livro dos Espíritos. Filho de pais espíritas, seu pai, Alexandre Delanne, foi um dos fundadores da Liga Parisiense de Ensino e afeiçoado amigo de Allan Kardec, fazendo parte com este da direção da Sociedade Espírita de Paris; já a sua mãe, Marie-Alexandrine Didelot, portadora de mediunidade ostensiva de psicografia, muito colaborou na codificação kardequiana com suas comunicações.
  • Publicado o Livro dos Espíritos

    Publicado o Livro dos Espíritos
    A obra veio a público em 18 de abril de 1857, lançada no Palais Royal, em Paris, na forma de perguntas e respostas, originalmente compreendendo 501 itens. Foi fruto dos estudos de Kardec sobre os fenômenos das mesas girantes, difundidos por toda a Europa em meados do século XIX, e que, segundo muitos pesquisadores da época, possuíam origem mediúnica. Foi o primeiro de uma série de cinco livros editados pelo pedagogo sobre o mesmo tema.
  • Primeiro centro espírita do mundo

    Primeiro centro espírita do mundo
    Foi fundada a sociedade de estudos parisiense espíritas, no dia primeiro de Abril de 1858, por Allan Kardec.
  • Carreira na Medicina de Bezerra de Meneses

    Carreira na Medicina de Bezerra de Meneses
    O acadêmico José Pereira Rego leu o parecer na sessão de 11 de maio tendo a eleição transcorrido na de 18 de maio e a posse na de 1º de junho do mesmo ano. Em 1858, candidatou-se a uma vaga de lente substituto da Secção de Cirurgia da Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Nesse ano saiu a sua nomeação oficial como assistente do Corpo de Saúde do Exército, no posto de Cirurgião-Tenente e no período de 1859-1861, foi redator dos Anais Brasilienses de Medicina, e da Academia Imperial de Medicina
  • Max Planck

    Max Planck
    Max Karl Ernst Ludwig Planck  (1858-1947) foi um físico alemão.
    É considerado o pai da física quântica e um dos físicos mais importantes do século XX. 
    Planck foi laureado com o Nobel de Física de 1918, por suas contribuições na área da física quântica.
  • Evolução das espécies

    Evolução das espécies
    Os ingleses Charles Darwin (1809-1882) e Alfred Wallace (1823-1905) concluem que as espécies evoluem não pela herança de caracteres de seus antecedentes, mas pela seleção natural e pelas mutações ao acaso. Nesse ano, Darwin publica sua obra destaque Sobre a Origem das Espécies.
  • Foguete Espacial

    Foguete Espacial
    Por extensão, o veículo, geralmente espacial, que possui motor(es) de propulsão deste tipo é denominado foguete, foguetão ou míssil. Normalmente, o seu objetivo é enviar objetos (especialmente satélites artificiais e sondas espaciais) e/ou naves espaciais e homens ao espaço (veja atmosfera).
  • Publicado O Livro dos Médiuns

    Publicado O Livro dos Médiuns
    O Livro dos Médiuns é a segunda obra básica da Codificação Espírita.
    Versa sobre o caráter experimental e investigativo da doutrina espírita, visto como ferramenta teórico-metodológica para se compreender uma "nova ordem de fenômenos", até então jamais considerada pelo conhecimento científico: os fenômenos ditos espíritas ou mediúnicos, que teriam como causa a intervenção de espíritos na realidade física.
  • Trajetoria Politica de Bezerra De Meneses

    Trajetoria Politica de Bezerra De Meneses
    Na tragetoria de Bezerra de Menezes, foi eleito como verador e deputado federal, com o primeiro mandato como vereador em 1861, com o proposito de defender os principios da medicina e do povo brasileiro e conseguiu foram alem como vereador teve mais 2 o segundo 1864 tendo ja como deputado federal e reeleito em 1868.
  • Publicado O Evangelho Segundo o Espiritismo

    Publicado O Evangelho Segundo o Espiritismo
    É a terceira obra básica da Codificação Espírita, e dentre elas, a que dá maior enfoque a questões religiosas, éticas e comportamentais do ser humano.
    Nela são abordados os Evangelhos canônicos sob a óptica da Doutrina Espírita, tratando com atenção especial a aplicação dos princípios da moral cristã e de questões de ordem religiosa como a da prece e da caridade.
    A obra contém "a explicação das máximas morais do Cristo segundo o Espiritismo e sua aplicação às diversas circunstâncias da vida".
  • Genética

    Genética
    O monge austríaco Gregor Johann Mendel (1822-1884) cria a idéia de gene, ao estudar os diferentes tipos de ervilhas que nasciam de sucessivos cruzamentos.
  • Forças da natureza

    Forças da natureza
    Até o escocês James Maxwell (1831-1879), o Universo exibia três forças: gravidade, magnetismo e eletricidade. O físico inglês demonstra que as duas últimas constituem uma única força.
  • Primeiro centro espírita do Brasil

    Primeiro centro espírita do Brasil
    No ano de 1865 no dia de 17 de setembro era fundado o grupo familiar de estudos espíritas, por Luís Olímpio Teles de Menezes em Salvador na Bahia
  • Amélia Hartley e o Espiritismo

    Amélia Hartley e o Espiritismo
    Em 1865, Amélia e Aníbal seu marido, receberam um exemplar da 1° exemplar, do livro dos espiritos, e com aos 15 anos o leu com grande entusiasmo. No solar ela tinha uma biblioteca onde fazia o seu estudo sozinha e tambem em grupo com algumas amigos e com o seu marido que sabia francês fluentemente tambem leram o evangelho segundo o espiritismo que isso teve uma repercussão em massa pelos pelotenses e gaúchos um ato de bondade e de coragem
  • Primeira sessão espírita no Brasil.

    Primeira sessão espírita no Brasil.
    Registrada em Salvador, ocorreu em 17 de setembro de 1865, pelo jornalista Luís Olímpio Teles de Menezes, um dos pioneiros do Espiritismo no país.
  • Luta de classes

    Luta de classes
    O filósofo alemão Karl Marx (1818-1883) publica O Capital, afirmando que o que move as sociedades é a luta de classes. A teoria fundamentou os governos comunistas do século XX e até hoje é usada para explicar a história da humanidade.
  • Publicado A Gênese

    Publicado A Gênese
    A Gênese é a 5ª obra da Codificação Espírita. Nesta obra Kardec aborda diversas questões de ordem filosófica e científica, como as da criação do Universo, a formação dos mundos, o surgimento do espírito, segundo o paradigma espírita de compreensão da realidade.
    Kardec procura estudar os milagres como fenômenos naturais cujos mecanismos de funcionamento são atualmente desconhecidos pela Ciência. Descreve os feitos extraordinários de Jesus Cristo, explicando o que teria realmente acontecido.
  • Nasce Cairbar Schutel

    Nasce Cairbar Schutel
    Cairbar de Souza Schutel foi um divulgador espírita, político, farmacêutico e filantropo brasileiro
  • Dia da Levitação

    Dia da Levitação
    No Brasil, é comemorado 16 de dezembro o dia da Levitação em homenagem a Daniel Dunglas Home que nesse dia, em 1868, teria levitado passando através da janela da sua casa em Londres para entrar pela janela de um vizinho, a 24 metros de altura.
  • Elementos químicos

    Elementos químicos
    O russo Dmitri Mendeleyev (1834-1907) monta a tabela periódica, organizando os elementos químicos de acordo com suas propriedades, peso, densidade e capacidade de se interligar.
  • Bezerra publica livro sobre a abolição da escravatura

    Bezerra publica livro sobre a abolição da escravatura
    Durante a campanha abolicionista publicou o ensaio "A escravidão no Brasil e as medidas que convém tomar para extingui-la sem dano para a Nação" (1869), onde não só defende a liberdade aos escravos, mas também a inserção e adaptação dos mesmos na sociedade por meio da educação. Nesta obra, Bezerra se auto-intitula um liberal e propõe que se imitasse os ingleses, que na época já haviam abolido a escravidão de seus domínios.
  • Desencarne de Allan Kardec

    Desencarne de Allan Kardec
    faleceu em Paris, a 31 de março de 1869, aos 64 anos de idade, em decorrência da ruptura de um aneurisma, quando trabalhava numa obra sobre as relações entre o Magnetismo e o Espiritismo, ao mesmo tempo em que se preparava para uma mudança de local de trabalho. Está sepultado no Cemitério do Père-Lachaise,uma célebre necrópole da capital francesa. Junto ao túmulo,erguido como os dólmens druídicos. Acima de sua tumba, seu lema: "Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sem cessar, tal é a lei"
  • Vida Empresarial de Bezerra de Meneses

    Vida Empresarial de Bezerra de Meneses
    Foi sócio fundador da Companhia Estrada de Ferro Macaé e Campos. Empenhou-se na construção da Estrada de Ferro Santo Antônio de Pádua, pretendendo estendê-la até ao rio Doce, projeto que não conseguiu concretizar .Foi um dos diretores da Companhia Arquitetônica de Vila Isabel, fundada em Outubro de 1873, por João Batista Viana Drummond para empreender a urbanização do bairro de Vila Isabel.
  • Nasce Adelaide Augusta Câmara

    Nasce Adelaide Augusta Câmara
    Adelaide Augusta Câmara, melhor conhecida como Aura Celeste foi uma médium, poeta, conferencista, contista e educadora espírita brasileira De religião protestante, veio para a então capital federal em janeiro de 1896, graças ao auxílio de alguns amigos, que a indicaram para lecionar no Colégio Ram Williams. Neste período, em 1898, Sob a orientação de Bezerra de Menezes, iniciou os trabalhos como médium psicógrafa no Grupo Ismael, na Federação Espírita Brasileira.
  • Alfred Russel Wallace

    Alfred Russel Wallace
    O pesquisador naturalista inglês Alfred Russel Wallace torna-se o primeiro cientista a obter uma fotografia de um Espírito materializado.
  • Bezerra e o Espiritismo

    Bezerra e o Espiritismo
    Conheceu a Doutrina Espírita quando do lançamento da tradução em língua portuguesa de O Livro dos Espíritos, através de um exemplar que lhe foi oferecido com dedicatória pelo seu tradutor, o também médico Dr. Joaquim Carlos Travassos. Contribuiu para a sua adesão o contato com as curas extraordinárias obtidas pelo médium João Gonçalves do Nascimento em 1882. Com o lançamento do periódico Reformador, por Augusto Elias da Silva em 1883, colaborou com a redação de artigos doutrinários.
  • Telefone

    Telefone
    Usando a tecnologia do telégrafo, o escocês Alexander Graham Bell (1847-1922) inventa um jeito de transmitir a voz a distância, transformando-a em sinais elétricos.
  • Lógica de teoremas matemáticos

    Lógica de teoremas matemáticos
    Nesse ano, o matemático Friedrich Frege (1848-1925) publica Conceitografia, em que estabelece as regras pelas quais se pode fazer demonstrações matemáticas do tipo “se a = b e b = c, então a = c”.
  • Lâmpada elétrica

    Lâmpada elétrica
    O americano Thomas Alva Edison (1847-1931) inventa a lâmpada com filamento de carbono incandescente.
  • Albert Einstein

    Albert Einstein
    Albert Einstein(1879-1955) foi um físico alemão, nascido na cidade de Ulm em 1879, ele foi uma das mentes mais brilhantes da ciência, incluindo grandes contribuições para a Física Estatística.
    Einstein foi um dos maiores físicos da história e suas contribuições mudaram o paradigma da ciência do século XX.
  • Nasce Eurípedes Barsanulfo

    Nasce Eurípedes Barsanulfo
    Eurípedes Barsanulfo foi um educador, político, jornalista, e médium brasileiro, um dos expoentes e pioneiros do espiritismo no país
  • Micróbios causadores de doenças

    Micróbios causadores de doenças
    O químico e microbiologista francês Louis Pasteur (1822-1895) produz uma vacina contra o antraz. Quatro anos depois, ele desenvolveria a vacina contra a raiva e, em 1863, inventaria o método de esterilizar alimentos conhecido hoje como pasteurização.
  • Lançada Revista O REFORMADOR

    Lançada Revista O REFORMADOR
    O periódico foi lançado em 1883 com o nome de Reformador, por iniciativa do português radicado no Rio de Janeiro, o fotógrafo Augusto Elias da Silva. À época era impresso como um jornal, com quatro páginas de texto, formato que conservou até dezembro de 1902. O periódico, então com modesta tiragem, vinha a público quinzenalmente.
  • Desencarne de Amélie Gabrielle Boudet

    Desencarne de Amélie Gabrielle Boudet
    em 21 de janeiro de 1883, às 5 horas da madrugada, docemente, com rara lucides desencarnou a Sr Hivail. Durante o enterro, foi lida a nota mais emocionante diante daquelas homenagens póstumas pelo Sr. Lecoq,Para alegria de todos, leu ele bela comunicação mediúnica de Antônio de Pádua, recebida em 22 de janeiro (um dia antes), na qual esse iluminado Espírito descrevia a brilhante recepção com que elevados Amigos do Espaço, juntamente com Allan Kardec, acolheram a bem aventurada senhora Amélie.
  • Federação Espírita Brasileira (FEB)

    Federação Espírita Brasileira (FEB)
    A FEB foi inaugurada em 1884, é uma entidade de utilidade pública que se constitui na mais importante e influente organização representativa do Espiritismo no Brasil e em quase todos os países em que o movimento espírita está presente.
  • Primeira casa espírita do estado

    Primeira casa espírita do estado
    O espiritismo como instituição organizada, como organização religiosa e filosófica, ocorre no estado, Rio Grande, com a fundação da Sociedade Espírita Rio-Grandense, conforme registro em ata no dia 29 de maio de 1887.
  • Plástico

    Plástico
    O químico alemão George Kahlbaum (1853-1905) começa a fabricar garrafas de metacrilato, na primeira utilização do plástico. Mas o material sintético só iria se tornar popular com a invenção da baquelita, no século XX.
  • Ondas de rádio

    Ondas de rádio
    O alemão Heinrich Hertz (1857-1894) usa descargas elétricas para produzir as primeiras ondas de rádio, tornando possível a invenção de novos meios de comunicação, como o telégrafo sem fio, o rádio e a televisão.
  • Primeiro congresso internacional espírita

    Primeiro congresso internacional espírita
    Realizado em Barcelona em setembro de 1888.
    Foi realizado nos dias 8, 9 e 10 de setembro discutindo vários temas sobre a então nova religião que surgia.
  • Bezerra e FEB

    Bezerra e FEB
    Em 1889, Bezerra foi percebido como o único capaz de superar as divisões, vindo a ser eleito presidente da Federação Espírita Brasileira. Nesse período, iniciou o estudo sistemático de O Livro dos Espíritos nas reuniões públicas das sextas-feiras, passando a redigir o Reformador; exerceu ainda a tarefa de doutrinador de espíritos obsessores.
  • Bezerra e o primeiro contato com kardec

    Bezerra e o primeiro contato com kardec
    Após estudar por alguns anos as obras de Allan Kardec, em 16 de agosto de 1886, aos cinquenta e cinco anos de idade, perante grande público, estimado, conforme os seus biógrafos, entre mil e quinhentas e duas mil pessoas, no salão de conferências da Guarda Velha, no Rio de Janeiro, em longa alocução, justificou a sua opção em abraçar o Espiritismo. O evento chegou a ser referido em nota publicada pelo O Paiz, periódico de maior circulação da época.
  • Ajuda de Bezerra no pacto aureo e tambem a continuação do trabalho espirita brasileiro

    Ajuda de Bezerra no pacto aureo e tambem a continuação do trabalho espirita brasileiro
    Assumiu a presidência do Centro da União Espírita do Brasil a 21 de abril e, a 22 de dezembro de 1890, oficiou ao então presidente da República, marechal Deodoro da Fonseca, em defesa dos direitos e da liberdade dos espíritas contra certos artigos do Código Penal Brasileiro de 1890. De 1890 a 1891, foi vice-presidente da FEB na gestão de Francisco de Menezes Dias da Cruz, época em que traduziu o livro "Obras Póstumas" de Allan Kardec, publicado em 1892.
  • Nasce Francisco Spinelli

    Nasce Francisco Spinelli
    Chegado ao Brasil em 1911, vindo da Itália, natural de Nápoles, onde nasceu em 1893, fixou residência, inicialmente, em Vacaria – RS, mudando-se, posteriormente, em Bom Jesus – RS. Como funcionário do Banco do Estado do Rio Grande do Sul e da Prefeitura da cidade, ingressou no Espiritismo. Foi presidente do Centro Espírita Amor de Jesus e colaborador de Marcirio Cardoso de Oliveira na implantação e divulgação da Doutrina Espírita na região serrana.
  • Cinema

    Cinema
    Em 1895, os irmãos Auguste e Louis Lumière fizeram a primeira apresentação pública cinematográfica. O primeiro passo para os filmes modernos.
  • Inconsciente

    Inconsciente
    O neurologista austríaco Sigmund Freud (1856-1939) publica nesse ano seu Estudo sobre a Histeria, demonstrando que o homem não domina completamente a mente e propondo a idéia de que o inconsciente é o responsável pelos desejos e sonhos.
  • Números além do infinito

    Números além do infinito
    Quantos elementos tem um conjunto infinito? Infinitos, ora. Mas, pasme, nem todos os infinitos são iguais. O matemático alemão Georg Cantor (1845-1918) demonstrou que eles variam de tamanho e estabeleceu quanto um pode ser maior ou menor que outro.
  • Raios X

    Raios X
    Quando descobriu os raios que atravessavam objetos e deixavam impressões em chapas fotográficas, o alemão Wilhelm Conrad Roentgen (1845-1923), pensou erradamente que eles não tinham nada a ver com a luz. Por isso foram chamados de um tipo “x” de raios.
  • Os ataques que Bezerra sofreu em frente ao espiritismo

    Os ataques que Bezerra sofreu em frente ao espiritismo
    Aprofundando-se as discórdias na instituição, foi convidado em 1895, a reassumir a presidência da FEB (eleito em 3 de agosto desse ano), função que exerceu até à data de seu falecimento. Nesta gestão iniciou o estudo semanal de "O Evangelho segundo o Espiritismo", fundou a primeira livraria espírita no país e ocorreu a vinculação da instituição ao Grupo Ismael e à Assistência aos Necessitados.
  • Radioatividade

    Radioatividade
    Marie Curie e Pierre Curie a descobriram estudando um novo elemento químico descoberto pelos mesmos. O rádio (Ra).
    O casal ganhou, em 1903, um prêmio Nobel pela descoberta dessa então nova energia.
  • Sociedade Cientifica

    Sociedade Cientifica
    O francês Emile Durkheim (1858-1917) mostra em seu livro O Suicídio que mesmo decisões muito pessoais são determinadas por fatores sociais e, mais, que podem ser quantitativamente relacionadas com esses fatores. As pesquisas eleitorais e testes sobre preferências usam, ainda hoje, os conceitos de Durkheim.
  • Psicanalise

    Psicanalise
    As teorias criadas por Freud, no início do século XX, se espalharam por inúmeras áreas do saber. Quanto ao seu surgimento, considerasse como marco inicial da psicanalise a publicação da obra “A Interpretação dos Sonhos”, no início de 1900.
  • Dirigível

    Dirigível
    O conde alemão Ferdinand von Zeppelin (1838-1917) lança o primeiro dirigível de estrutura de metal e cheio de hidrogênio. Os zepelins, muito populares até fins da década de 30, inauguram a era dos transportes aéreos.
  • Mecanica Quantica

    Mecanica Quantica
    O físico alemão Max Planck (1858-1947) observa que a radiação emitida por um corpo não sai de forma contínua, mas em pacotes, que ele chamou de quanta. Está fundada a teoria quântica, que tenta explicar toda integração entre energia e massa na natureza.
  • O Kardec Brasileiro

    O Kardec Brasileiro
    Pela atuação destacada no movimento espírita da capital brasileira no último quartel do século XIX Bezerra de Menezes foi considerado um modelo para muitos adeptos da Doutrina. Destacam-lhe a índole caridosa a perseverança e a disposição amorosa para superar os desafios. Essas características somadas à sua militância na divulgação e na reestruturação do movimento espírita no país, fizeram com que fosse considerado o Kardec Brasileiro numa homenagem devida ao papel de relevância que desempenhou.
  • Hans-Georg Gadamer

    Hans-Georg Gadamer
    Marburgo 11 fevereiro de 1900 Heidelberga 13 março de 2002 foi um filósofo alemão considerado como um dos maiores expoentes da hermenêutica, interpretação de textos escritos, formas verbais e não verbais. Sua obra de maior impacto foi Verdade e Método de 1960, onde elabora uma filosofia propriamente hermenêutica, que trata da natureza do fenômeno da compreensão. É considerado um dos mais importantes pensadores do século XX, tendo tido um enorme impacto em diversas áreas, da estética ao direito.
  • Desencarne de Bezerra de Meneses

    Desencarne de Bezerra de Meneses
    Foi em meio a grandes dificuldades financeiras que um acidente vascular cerebral o acometeu, vindo ele a falecer na manhã de 11 de abril de 1900, depois de meses acamado. Não faltaram aqueles, pobres e ricos, que socorreram a família, liderados pelo Senador Quintino Bocaiúva. No dia seguinte, na primeira página de O Paiz, foi lhe dedicado um longo necrológio, chamando-o de "eminente brasileiro".Recebeu ainda homenagem da Câmara Municipal do então Distrito Federal, pela conduta e pelos serviços.
  • Primeiro centro espírita de Pelotas

    Primeiro centro espírita de Pelotas
    Fundada em 29 de dezembro de 1901, a Sociedade União e Instrução espírita, sendo o segundo centro espírita fundado no Estado do Rio Grande do Sul, foi o pioneiro na criação de grupo de estudos em nossa cidade, trazendo o conhecimento sobre a doutrina para nós pelotenses.
  • Fundação da Federação espírita do Paraná (FEP)

    Fundação da Federação espírita do Paraná (FEP)
    Fundada em 24 de agosto de 1902, por um grupo de espíritas de mentes arejadas e idealistas, a Federação Espírita do Paraná se dedica à divulgação da Doutrina espírita e a um amplo trabalho de promoção humana, com sua Escola Profissional, Hospital de Psiquiatria, Centros de Educação Infantil.
  • Avião

    Avião
    No dia 17 de dezembro, os irmãos americanos Orville e Wilbur Wright (1871-1948 e 1867-1912) lançam seu avião primitivo de uma rampa e conseguem mantê-lo no ar por 59 segundos. Em outubro de 1906, o brasileiro Santos-Dumont (1873-1932) faz o primeiro vôo num artefato motorizado sem a ajuda de rampas. Três anos depois, o brasileiro construiria o Demoiselle, protótipo dos aviões modernos.
  • Teoria da Relatividade

    Teoria da Relatividade
    Por volta de 1905, o alemão Albert Einstein publica sua teoria da relatividade, afirmando que o tempo não é uma grandeza absoluta, e sim relativa, ou seja, varia conforme o ponto de vista do observador
  • Radio

    Radio
    Rádio é um meio ou recurso tecnológico de telecomunicações utilizado para propiciar comunicação por intermédio da transcepção de dados e informações previamente codificadas em sinal eletromagnético que se propaga através do espaço físico material e imaterial.Uma estação de radiocomunicações é o sistema utilizado para executar contatos à distância entre duas estações. É composta basicamente por um transceptor (transmissor-receptor) de radiocomunicações.
    Fonte: Radio(wikipedia)
  • Automóvel

    Automóvel
    O industrial americano Henry Ford (1863-1947) inicia a construção do Modelo T, movido por um motor de quatro cilindros, pondo em prática as técnicas de produção em grandes linhas de montagem. Além de tornar o carro um bem acessível à classe média, Ford molda todo o processo industrial no século XX.
  • Doença de Chagas

    Doença de Chagas
    Em um dos trabalhos mais completos da história da medicina, o brasileiro Carlos Chagas (1879-1934) descreve a doença trazida pelo inseto chamado barbeiro, seu agente causador e como ele invade o organismo da vítima.
  • Desencarne de Batuíra

    Desencarne de Batuíra
    Carregando sobre os ombros muitas responsabilidades, não sentiu, tão preso se achava ao cumprimento dos seus deveres, que suas forças vitais se esgotavam rapidamente. Súbita enfermidade assalta-lhe o corpo e zombando de todos os recursos médicos, em poucos dias obriga-o a transpor as aduanas do além. Aos 22 de Janeiro de 1.909, Sexta-feira, cerca de uma hora da madrugada, faleceu Sr. ANTÔNIO GONÇALVES DA SILVA BATUÍRA
  • Cromossomos

    Cromossomos
    Ao estudar como as características das moscas-das-frutas (drosófilas) são passadas a seus descendentes, o geneticista americano Thomas Hunt Morgan (1866-1945) percebe que os caracteres são gravados em pedaços de cromossomos. Alguns anos depois, esses pedaços seriam batizados de genes.
  • Nasce Francisco Cândido Xavier o Grande Chico Xavier

    Nasce Francisco Cândido Xavier o Grande Chico Xavier
    Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier foi um médium, filantropo e um dos mais importantes expoentes do Espiritismo. Seu nome de batismo, Francisco de Paula Cândido, em homenagem ao santo do dia de seu nascimento, foi substituído pelo nome paterno de Francisco Cândido Xavier logo que publicou os primeiros livros, mudança oficializada em abril de 1966, quando chegou da sua segunda viagem aos Estados Unidos.
  • Núcleo atômico

    Núcleo atômico
    O físico neozelandês Ernest Rutherford (1871-1937) provoca uma reviravolta na física atômica ao mostrar que os átomos podem ser quebrados em partes menores e que a maior parte de seu peso está no núcleo.
  • Spinelli e o inicio do espiritismo

    Spinelli e o inicio do espiritismo
    Grande orador e dotado de dinamismo invulgar, formou a Caravana de Divulgação e, em companhia de seu amigo Marcirio e do médium Jurê Varella e outros companheiros de Doutrina. percorriam, nos fins de semana, os povoados dos campos de “Cima da Serra”, fundando núcleos familiares e disseminando a leitura das obras espíritas que conduziam em cargueiros sob o lombo de mulas.
  • Propagação do espiritismo dentro do Rio Grande do Sul

    Propagação do espiritismo dentro do Rio Grande do Sul
    Foi numa dessas incursões que, na localidade Princesa dos Campo – RS, na residência do agrimensor Vicente A. de Oliveira, fundou o Centro Espírita Alunos do Bem, denominação que o irmão Vicente, ao mudar residência para Caxias do Sul, com outros conterrâneos que também vieram, empregou também na criação de outro Centro. Spinelli, por exigência profissional, transferiu-se para Porto Alegre em junho de 1946.
    http://www.diasdacruz.org.br/biografias/francisco-spinelli/
  • Sociedade Auxílio Fraternal de Senhoras Espíritas

    Sociedade Auxílio Fraternal de Senhoras Espíritas
    Há muitos anos, um grupo de senhoras da sociedade pelotense, imbuídas dos mais elevados sentimentos de amor e fraternidade, decidiu criar uma sociedade espírita, proposta por Dona Virgínia Taveira Fróes e que tinha como bandeira o auxílio aos necessitados e a divulgação da doutrina espírita. Nascia, assim, no ano de 1911, a Sociedade Auxílio Fraternal de Senhoras Espíritas.
  • Sociedade Auxílio Fraternal de Senhoras Espíritas

    Esta tradicional e antiga entidade espirita foi fundada por um grupo de senhoras lideradas pela saudosa irma Virginia Taveira Froes.Dona Nena (como era chamada) foi a primeira presidenta da instituição,sendo fundada, mais tarde, a Escola Primária Jeremias Fróes e, depois ainda, o Orfanato Espírita Dona Conceição.Foi quando, por volta de 1921, a inesquecivel irma Maria da Conceição,grande benemérita da entidade, fez valiosas doações a sede está até hoje em um prédio na rua Quinze de Novembro, 463
  • 1º Livro de Caibar Schutel - Espiritismo e Protestantismo

    1º Livro de Caibar Schutel - Espiritismo e Protestantismo
  • Estrutura do átomo

    Estrutura do átomo
    O dinamarquês Niels Bohr (1885-1962) reúne os conhecimentos herdados de Rutherford e de Planck e cria um modelo que explica o comportamento dos átomos por meio da mecânica quântica. As idéias de Bohr não são mais aceitas, mas, na época, deram um grande impulso à física.
  • Modelo Atomico de Bohr

    Modelo Atomico de Bohr
    Na física atômica, o átomo de Bohr é um modelo que descreve o átomo como um núcleo pequeno e carregado positivamente cercado por elétrons em órbita circular.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81tomo_de_Bohr
  • A descoberta do buraco negro

    A descoberta do buraco negro
    Buraco negro é uma região do espaço-tempo em que o campo gravitacional é tão intenso que nada — nenhuma partícula ou radiação eletromagnética como a luz — pode escapar dela. A teoria da relatividade geral prevê que uma massa suficientemente compacta pode deformar o espaço-tempo para formar um buraco negro. O limite da região da qual não é possível escapar é chamado de horizonte de eventos.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Buraco_negro
  • Infancia do Menino Francisco Candido Xavier

    Infancia do Menino Francisco Candido Xavier
    Nascido no seio de uma família humilde, teve oito irmãos e era filho de João Cândido Xavier, um vendedor de bilhetes de loteria, e de Maria João de Deus, uma lavadeira católica, ambos analfabetos. Segundo biógrafos, a mediunidade de Chico teria se manifestado pela primeira vez aos quatro anos de idade. A mãe morreu quando Francisco tinha apenas cinco anos de idade. Incapaz de criá-los, o pai distribuiu os nove filhos entre a parentela.
  • Fundação União espírita Baiana

    Fundação União espírita Baiana
    Fundada em 25 de dezembro de 1915 a união espírita Baiana, hoje federação espírita do estado da Bahia, foi uma importante Federação para o crescimento do espiritismo no Brasil.
  • Linguística

    Linguística
    É publicado, três anos depois da morte de seu autor, o livro Curso de Lingüística Geral, do suíço Ferdinand de Saussure (1857-1913). Ali, o lingüista define a linguagem como um fenômeno social e, portanto, mutante. Assim, é possível estudar sua evolução.
  • Teorema de Noether

    Teorema de Noether
    O teorema de Noether é um resultado da teoria de sistemas dinâmicos. A primeira versão do teorema foi demonstrada em 1918 por Emmy Noether. Ela provou que toda grandeza física conservativa corresponde a um grupo contínuo de simetrias das equações. Simetria aqui é entendida como uma transformação matemática que deixa as equações inalteradas em sua essência, sendo que todas as simetrias possíveis formam um grupo (no sentido matemático do termo).
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Teorema_de_Noether
  • Gripe espanhola

    Gripe espanhola
    A gripe espanhola, também conhecida como gripe de 1918, foi uma vasta e mortal pandemia do vírus influenza. De janeiro de 1918 a dezembro de 1920, infectou uma estimativa de 500 milhões de pessoas, cerca de um quarto da população mundial na época.
  • Fundação Centro espírita Jesus

    Fundação Centro espírita Jesus
    No dia 17 de fevereiro de 1919, na residência do irmão Oscar Theodósio Gonçalves, reuniram-se com a finalidade de fundar um Centro espírita. Sugerido pelo próprio irmão Francisco Jesus Verntti e em homenagem ao mestre Jesus, aprovado por unanimidade o nome da entidade espírita local “Centro Espírita Jesus”.
  • Nucleossíntese estelar

    Nucleossíntese estelar
    A nucleossíntese estelar é o conjunto de reações nucleares que tem lugar nas estrelas para fabricar elementos mais pesados. (Para informação sobre outros processos de síntese de elementos, ver nucleossíntese) Estes processos começaram a ser entendidos em princípios do século XX, quando ficou claro que só as reações nucleares poderiam explicar a grande longevidade da fonte de calor e luz do Sol.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Nucleoss%C3%ADntese_estelar
  • Centro espírita Nazareno

    Funcionava na Praça Piratinino de Almeida, 56.Os dados qie foram possuídos são muito escassos, pois quase nada se sabe dessa entidade espirita pelotense. Sabemos que ali trabalhavam,os ilustres confrades Djalma Paulino de Mattos, hoje nonagenário, advogado.Jayme Stone, hoje octogenário, espírita da velha guarda.No entanto, a casa teve pouca duração em suas atividades.A entidade funcionou durante algum tempo na rua Andrade Neves.
    Foi tudo o que pudemos apurar sobre essa entidade.
  • Federação espírita do Rio Grande do Sul- fergs

    Federação espírita do Rio Grande do Sul- fergs
    Fundada a federação espírita do Rio Grande do Sul, começa o crescimento do espiritismo no estado e a ampliação da divulgação do mesmo.
  • Primeiro jornal espírita de pelotas "O PHAROL"

    Foi o primeiro jornal espírita de pelotas,O pharol,dirigido e fundado pelo irmão Daniel Butierres,o primeiro jornalista espírita na cidade.O autor deste trabalho já teve em mãos um número do citado órgão da imprensa espírita pelotense,que foi devolvido ao proprietário.Este jornal circulou até o ano de 1924. Era bem impresso, inclusive com fotos
  • Sociedade Espírita Luiza de Araújo

    Sociedade Espírita Luiza de Araújo
    Esta entidade iniciou seus trabalhos no lar do casal Antenor Albino de Farias e Adelina Araujo de Farias, ambos ja detencarna-
    dos, na rua Barão de Butuí, 256.O casal de confrades sempre foi muito dedicado ao Espiritismo. A irma Adelina possuía uma mediunidade extraordinária, sendo vidente e médium de curas.Era muito procurada pelo povo para Conselhos de Saúde.Presidiu a casa anos a fio. A entidade filiou-se à Liga Espírita Pelotense por volta de 1950.Pela casa passaram inúmeros confrades
  • Princípio de exclusão de Pauli

    Princípio de exclusão de Pauli
    O princípio de exclusão de Pauli é um princípio da mecânica quântica formulado por Wolfgang Pauli em 1925. Ele afirma que dois férmions idênticos não podem ocupar o mesmo estado quântico simultaneamente. Uma forma mais rigorosa de enunciar este princípio é dizer que a função de onda total de um sistema composto por dois férmions idênticos deve ser antissimétrica, com respeito ao cambiamento de duas partículas.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_de_exclus%C3%A3o_de_Pauli
  • Via Láctea

    Via Láctea
    A Via Láctea é uma galáxia espiral, da qual o Sistema Solar faz parte. Vista da Terra, aparece como uma faixa brilhante e difusa que circunda toda a esfera celeste, recortada por nuvens moleculares que lhe conferem um intrincado aspecto irregular e recortado. Sua visibilidade é severamente comprometida pela poluição luminosa. Com poucas exceções, todos os objetos visíveis a olho nu pertencem a essa galáxia.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Via_L%C3%A1ctea
  • Equações de Schrödinger

    Equações de Schrödinger
    Na mecânica quântica, a equação de Schrödinger é uma equação diferencial parcial que descreve como o estado quântico de um sistema físico muda com o tempo. Foi formulada no final de 1925, e publicado em 1926, pelo austríaco Erwin Schrödinger.Na mecânica clássica, a equação de movimento é a segunda lei de Newton, (F = ma) utilizada preveu matematicamente o que o sistema fará a qualquer momento após condições iniciais do sistema.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Equa%C3%A7%C3%A3o_de_Schr%C3%B6dinger
  • Centro espírita Agostinho

    Centro espírita Agostinho
    Em Capão do Leão, 49 Distrito de Pelotas (hoje elevado a municipio, ficando fora da jurisdição de nossa cidade).A primeira diretoria ficou integrada pelos seguintes:Raul Luz como presidente e Pedro J. de Barros como vice presidente.
    Familia Moreira dos Santos, todos membros ali atuantes, atualmente com 85 anos.
    A entidade esta localizada na avenida Narciso Silva, 2120.Possui sede própria há muitos anos.
  • Princípio da incerteza de Heisenberg

    Princípio da incerteza de Heisenberg
    O princípio da incerteza consiste num enunciado da mecânica quântica formulado em 1927 por Werner Heisenberg. Tal princípio estabelece um limite na precisão com que certos pares de propriedades de uma dada partícula física, conhecidas como variáveis complementares (tais como posição e momento linear), podem ser conhecidos.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_da_incerteza_de_Heisenberg
  • Big Bag

    Big Bag
    Big Bang ou Grande Expansão[1] é a teoria cosmológica dominante sobre o desenvolvimento inicial do universo.[2] Os cosmólogos usam o termo "Big Bang" para se referir à ideia de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado. Desde então tem se resfriado pela expansão ao estado diluído atual e continua em expansão atualmente. A teoria é sustentada por explicações mais completas e precisas a partir de evidências científicas disponíveis e da observação.
  • Nasce o um dos maiores Oradores Espirítas Divaldo Pereira Franco

    Nasce o um dos maiores Oradores Espirítas Divaldo Pereira Franco
    Divaldo Pereira Franco, mais conhecido como Divaldo Franco ou simplesmente Divaldo (Feira de Santana, 5 de maio de 1927) é um professor, médium, filantropo e orador espírita brasileiro. É tido como o maior divulgador da Doutrina Espírita na atualidade, com mais de cinquenta anos devotados à mediunidade e a caridade e mais de sessenta como um importante orador espírita. Dos seus noventa e dois anos, setenta foram devotados à causa espírita e às crianças das periferias de Salvador, na Bahia.
  • Equação de Dirac

    Equação de Dirac
    Na mecânica quântica, equação de Dirac é uma equação de onda relativística proposta por Paul Dirac em 1928 que descreve com sucesso partículas elementares de spin-½, como o elétron. Anteriormente, a equação de Klein-Gordon (uma equação de segunda ordem nas derivadas temporais e espaciais) foi proposta para a mesma função, mas apresentou severos problemas na definição de densidade de probabilidade.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Equa%C3%A7%C3%A3o_de_Dirac
  • Lei de Hubble

    Lei de Hubble
    A Lei de Hubble, também conhecida como a lei Hubble-Lemaître,[1] é um fenómeno que foi sugerido por Edwin Powell Hubble e pelo seu colega Milton L. Humason quando se dedicavam ao estudo das galáxias. Ao recolher e calcular distâncias, localizações e distribuições das galáxias no espaço, através da análise dos seus movimentos, notaram que existia uma relação entre as distâncias e as suas velocidades de afastamento.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Hubble
  • A descoberta da maquina locomotiva a vapor

    A descoberta da maquina locomotiva a vapor
    Locomotiva com turbina a vapor é a locomotiva a vapor onde a energia do vapor de água pressurizado é transmitida para as rodas por meio de uma turbina a vapor. Numerosas experiências com este tipo de locomotiva foram feitas, a maioria sem sucesso. Na década de 1930, esse tipo de locomotiva era vista como uma forma de revitalizar a energia a vapor e desafiar as locomotivas a diesel que estavam sendo introduzidas.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Locomotiva_com_turbina_a_vapor
  • O caso Humberto de Campos

    O caso Humberto de Campos
    No decorrer da década de 1930, destacaram-se ainda a publicação dos romances atribuídos a Emmanuel e da obra Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho, atribuída ao espírito de Humberto de Campos, onde a história do Brasil é interpretada por uma óptica espiritual e teológica. Essa última obra trouxe como consequência uma ação judicial movida pela viúva do escritor que pleiteou por essa via direitos autorais pelas obras psicografadas caso se confirmasse a autoria do famoso escritor maranhense
  • Primeiras Obras

    Primeiras Obras
    Chico dizia que o mentor o informa sobre a sua missão de Em 1931, em Pedro Leopoldo, perdeu a madrasta Cidália, e deu continuidade à obra Parnaso de Além-Túmulo. Esse ano, que marca a "maioridade" do médium, é o ano do encontro com seu mentor espiritual Emmanuel, "...à sombra de uma árvore, na beira de uma represa...psicografar uma série de trinta livros e explica-lhe que para isso são lhe exigidas três condições: "disciplina, disciplina e disciplina"
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Xavier
  • 1º Livro de Chico Xavier - Parnaso de Além-Túmulo

    1º Livro de Chico Xavier - Parnaso de Além-Túmulo
    A obra, coletânea de poesias ditadas por espíritos de poetas brasileiros e portugueses, obteve grande repercussão junto à imprensa e à opinião pública brasileira e causou espécie entre os literatos brasileiros, que em geral se impressionaram positivamente com o livro. O impacto era aumentado ao se saber que a obra tinha sido escrita por um "modesto escriturário" de armazém do interior de Minas Gerais, que mal completara o primário.
  • Lei da termodinamca

    Lei da termodinamca
    A termodinâmica é o ramo da física que estuda as causas e os efeitos de mudanças na temperatura, pressão e volume — e de outras grandezas termodinâmicas fundamentais em casos menos gerais — em sistemas físicos em escala macroscópica. Grosso modo, calor significa "energia" em trânsito, e dinâmica se relaciona com "movimento". Por isso, em essência, a termodinâmica estuda o movimento da energia e como a energia cria movimento.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Termodin%C3%A2mica
  • A descoberta do Radar

    A descoberta do Radar
    O radar, do inglês Radio Detection And Ranging (Detecção e Telemetria por Rádio), é um dispositivo que permite detectar objetos distantes e inferir suas distâncias à antena direcional transceptora do rádio. Ondas eletromagnéticas são emitidas pela antena de forma direcional e refletidas por objetos distantes. De maneira mais simples, a detecção das ondas refletidas e o cálculo do tempo entre transmissão e recepção permitem determinar a localização do objeto.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Radar
  • cartas de uma morta

    cartas de uma morta
    Única obra de Dona Maria João de Deus, Espírito que foi em vida a abnegada mãezinha de Francisco Cândido Xavier. Quando o médium falava de sua progenitora, seus olhos se enterneciam e seu coração, já tão grande, tornava-se gigante dentro das recordações da distante meninice na cidade de Pedro Leopoldo, Minas Gerais,sua terra natal.Chico dizia que as zonas inferiores do plano espiritual não se encontram tão repletas unicamente de sofredores, em virtude do dedicado amor contido nas preces das mães
  • Computador

    Computador
    Uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Um computador pode possuir inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.No passado o termo já foi aplicado a pessoas responsáveis por algum cálculo.Em geral, entende-se por computador um sistema físico que realiza algum tipo de computação.
  • Palavras do Infinito

    Palavras do Infinito
    Uma das mais antigas obras mediúnicas de Chico Xavier, na qual Humberto de Campos aborda a vida após a morte física, narrando suas descobertas e os encontros que teve com outros espíritos no além. A patir da segunda edição, em 1936, a obra foi enriquecida com mensagens e poesias dos amigos espirituais Emmanuel, Nilo Peçanha, Eça de Queirós, Cruz e Sousa, Augusto dos Anjos, Antero de Quental, Carmen Cinira, Hermes Fontes, A. Guimarães e Joaquim Pedro d’Oliveira Martins.
  • Federação espírita do estado de São Paulo

    Federação espírita do estado de São Paulo
    Em fevereiro de 1933 foi criada a União Federativa Espírita Paulista, que visava unir os Centros Espíritas do Estado de São Paulo, que sem sucesso, fechou. Então após anos e muitas reuniões, em 12 de julho de 1936 foi fundada a Federação Espírita do Estado de São Paulo.
  • Crônicas de Além-Túmulo

    Crônicas de Além-Túmulo
    Esta singela obra, a primeira do Espírito Humberto de Campos psicografada por Chico Xavier, une uma série de esclarecedoras crônicas, em que o autor apresenta temas diversos, tais como longevidade, paz, verdade e justiça, além de retratar personalidades como Sócrates, Charles Richet, os apóstolos Pedro e Judas Iscariotes,
    https://www.amazon.com.br/Cr%C3%B4nicas-Al%C3%A9m-T%C3%BAmulo-Francisco-C%C3%A2ndido-Xavier-ebook/dp/B00KDLKF6A
  • Centro Espírita Divino Salvador

    Centro Espírita Divino Salvador
    Esta entidade foi fundada em 1º de janeiro de 1937, uma 6ª-feira, por José Thiago da Silva Fontes, funcionando em sede própria na avenida Duque de Caxias, 930. Mais tarde, a sede foi vendida e logo após, adquirido um terreno na rua Henrique Dias, 219, onde construíram a nova sede, localizada na Vila do Prado, estando aí até hoje. Esta casa do Bairro Fragata é filiada à Liga Espírita Pelotense desde 1950 e a Federação Espírita do Rio Grande do Sul.
  • Centro espírita Paz,amor e Caridade

    Centro espírita Paz,amor e Caridade
    Foram fundadores desta entidade,os seguintes contratos: Estácio Custódio Vieira,Otacilio Luiz Lopes, Alvaro Lima de Oliveira, Miguel Jara e Antonio Lima de Oliveira.Figura ainda como fundador o irmão Mário Guaraci Seabra de Souza. Muitos dessa diretoria estão desencarnados. A entidade funcionou durante alguns anos na rua Santa Cruz, 452, sendo a entrada localizada pela rua General Telles, residência do presidente da casa. Era uma peça muito pequena para acomo
  • Energia Nuclear

    Energia Nuclear
    Energia nuclear é a energia liberada em uma reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou Elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. Baseia-se no princípio da equivalência massa-energia (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia.
  • Emannuel o livro

    Emannuel o livro
    Tenho seguido sempre os teus passos e só hoje me vês, na tua existência de agora, mas os nossos espíritos se encontram unidos pelos laços mais santos da vida e o sentimento afetivo que me impele para o teu coração tem suas raízes na noite profunda dos séculos... Francisco Cândido Xavier conta ter visto pela primeira vez o Espírito Emmanuel no ano de 1931.
  • Brasil Coração do Mundo Patria do Evangelho

    Brasil Coração do Mundo Patria do Evangelho
    Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho é um livro de Chico Xavier. O livro tem autoria atribuída a Humberto de Campos, tratando-se de obra mediúnica, supostamente psicografada pelo médium mineiro. A primeira edição foi publicada em 1938 pela Federação Espírita Brasileira. A obra faz uma interpretação mítica e teológica da história do Brasil.
  • Lira Imortal

    Lira Imortal
    Humberto de Campos, espírito, diz que esta obra se constitui dos acordes da lira imortal de quantos atravessaram o Aqueronte da sepultura. Auta de Souza, Augusto dos Anjos, Casimiro Cunha, Casimiro de Abreu, Guerra Junqueiro e Olavo Bilac, são alguns poetas que enviam as suas rimas de outro lado da vida,
  • O desencarne do Cairbar Schutel

    O desencarne do Cairbar Schutel
    O pai dos pobres morreu no dia 30 de janeiro de 1938 Após curta enfermidade, desencarnou vítima de um aneurisma cerebral às 16:15. Na mesma noite, através do médium Urbano de Assis Xavier, supostamente comunicou-se e sugeriu a seguinte frase para a lápide em seu túmulo: "Vivi, vivo e viverei porque sou imortal"
  • A caminha da luz

    A caminha da luz
    A Caminho da Luz é um livro espírita, psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier, com autoria atribuída ao espírito Emmanuel.
    A obra foi publicada em 1939 pela Federação Espírita Brasileira .O livro aborda a história da civilização, destacando fatos que transformaram o planeta, a partir da ótica da espiritualidade, como frisa o autor na sua introdução.
    https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Caminho_da_Luz
  • Há Dois Mil anos

    Há Dois Mil anos
    é um romance espírita psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier com autoria atribuída ao espírito Emmanuel e foi publicado no ano de 1939 pela Federação Espírita Brasileira. Com o sub-título de Episódios da História do Cristianismo no Século I, a obra narra os principais fatos da vida do orgulhoso senador romano Públio Lentulus (que teria sido uma das encarnações do autor espiritual), entre os quais estão o encontro com Jesus, o milagre da cura, pelo Divino Mestre.
  • Projeto Manhattan

    Projeto Manhattan
    Projeto Manhattan foi um programa de pesquisa e desenvolvimento que produziu as primeiras bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial. Foi liderado pelos Estados Unidos, com o apoio do Reino Unido e Canadá. De 1940 a 1946, o projeto esteve sob a direção do major-general Leslie Groves do Corpo de Engenheiros do Exército
  • Novas Mensagens

    Novas Mensagens
    Humberto de Campos está de volta. Em Novas mensagens, como um repórter do Além que escreve por meio de Chico Xavier, ele entrevista D. Pedro II, relata os últimos instantes de vida material do papa Pio XI e sua desencarnação, apresenta a realidade espiritual enfrentada pelo general alemão Ludendorff e, ainda, faz uma visita ao planeta vermelho, trazendo-nos curiosas informações sobre os nossos irmãos marcianos.

  • Cinquenta Anos depois

    Cinquenta Anos depois
    Cinquenta Anos Depois é uma obra mediúnica psicografada pelo médium mineiro Chico Xavier, ditada pelo espírito Emmanuel, publicada pela Federação Espírita Brasileira em 1940. É o segundo romance mediúnico de Emmanuel, relatando sua reencarnação seguinte à de Publius Lentulus, do livro Há Dois Mil Anos. Em Cinquenta Anos Depois, Emmanuel é o escravo judeu convertido ao cristianismo chamado Nestório, nascido em Éfeso no ano 131.
  • Cartas Do Evangelho

    Cartas Do Evangelho
    As Cartas do Evangelho foram escritas por Casimiro Cunha, valoroso discípulo de Jesus e devotado amigo do plano espiritual que se elevou a uma esfera mais alta pelos seus méritos morais e valores puros do sentimento. A presente mensagem, tão simples na sua rima e tão grande na sua expressão ideológica, é o amoroso convite ao banquete do Evangelho. Estas cartas preparam o teu espírito para sentir e compreender melhor o ensinamento daquele cujas palavras não passarão.
  • O consolador

    O consolador
    Organizado sob a forma de perguntas e respostas, esta valiosa obra oferece relevantes explicações sobre a Ciência, a Filosofia e a ­ Religião­ ­ — o tríplice aspecto da Doutrina ­ Espírita. Obra repleta de ensinamentos espíritas, O consolador reúne rico material para referência e meditação, um curso completo oferecido pelo Espírito Emmanuel, com sábios esclarecimentos acerca de assuntos que nos levam a compreender o Espiritismo como o ­ Consolador Prometido por Jesus.
  • Boa Nova

    Boa Nova
    Esta obra focaliza passagens evangélicas de expressiva beleza, onde Jesus com seus discípulos e outras conhecidas personagens, trazem lições de sabedoria ao homem atual. Reúne trinta episódios onde o leitor será envolvido pela ternura e encanto de situações relacionadas com a presença do Cristo de Deus. Neste livro Humberto de Campos nos lembra que “todas as expressões evangélicas têm entre nós, a sua história viva. Nenhuma delas é símbolo superficial
  • Paulo e Estevão

    Paulo e Estevão
    Paulo e Estêvão é uma obra psicografada através da mediunidade de Chico Xavier ditada pelo espírito de Emmanuel e publicada em 1941 Esta obra é apresentada como Episódios Históricos do Cristianismo Primitivo, que conta o período histórico a partir do ano de 34 d.C um ano após a morte do Jesus Cristo até 64 d.C.provável ano do falecimento de Paulo de Tarso.O livro traz revelações históricas nunca antes mencionadas seguindo rigorosamente a ordem cronológica do livro bíblico Atos dos Apóstolos.
  • Roberto Carlos Braga

    Roberto Carlos Braga
    Roberto Carlos Braga é um cantor, compositor e empresário brasileiro. Começou a sua carreira sob influência do samba-canção e da bossa nova, no início da década de 1960, mudando seu repertório para o rock and roll logo em seguida.Roberto Carlos tem uma música chamada "O Homem".A letra dessa música é uma psicografia de Chico Xavier pelo espírito Emmanuel que foi entregue a Roberto Carlos no ano de 1970.
    Link da música:https://www.youtube.com/watch?v=i5bA3llp1PM
  • Reportagem ao Alem tumulo

    Reportagem ao Alem tumulo
    Em Reportagens de além‐túmulo, o Espírito Humberto de Campos noticia os bastidores desta e da outra margem da vida. Com textos memoráveis, a obra preceitua o Espiritismo como o Consolador Prometido por Jesus e ressalta, entre seus princípios básicos, a imortalidade do Espírito.Com leve e agradável humorismo, os textos destacam as necessidades individuais do ser humano perante a eternidade da vida e discorre sobre temas como caridade, enfermidade, obsessão e valor do trabalho.
  • Nasce Stephen Hawking

    Nasce Stephen Hawking
    Stephen Hawking (1942-2018) foi um físico teórico britânico nascido em 8 de Janeiro de 1942, em Oxford, tornou-se um dos maiores cientistas de todos os tempos e foi o responsável por grande parte das maiores descobertas relacionadas à astrofísica moderna. 
  • Descoberta que o DNA vem do cromossomo

    Descoberta que o DNA vem do cromossomo
    é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e alguns vírus, e que transmitem as características hereditárias de cada ser vivo. A sua principal função é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas de ARNs.
  • Renuncia

    Renuncia
    Renúncia é uma obra psicografada através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier, ditada pelo espírito de Emmanuel. Sua primeira publicação foi no ano de 1944 pela Federação Espírita Brasileira.
    Renúncia forma com os livros: Há Dois Mil Anos, Cinquenta Anos Depois, Paulo e Estevão e Ave, Cristo! a série de Romances Históricos, de Emmanuel.
  • Nosso lar

    Nosso lar
    Lançado em 1944, o romance Nosso Lar é um clássico da literatura espírita brasileira, que versa sobre os primeiros anos do médico André Luiz, após seu desencarne, em Nosso Lar, uma colônia espiritual onde se reúnem espíritos para aprender e trabalhar entre uma encarnação e outra. O romance levanta questões acerca do sentido do trabalho justo e dignificante, e da Lei de causa e efeito, a que todos os espíritos, segundo o espiritismo, estariam submetidos
  • Federação espírita catarinense

    Federação espírita catarinense
    Após consultoria com outros estados e figuras importantes do espiritismo foi se decidido criar a federação espírita catarinense, tendo consultoria de Franscisco Spinelli.
  • A descoberta da Televisão

    A descoberta da Televisão
    Televisão é um sistema eletrônico de reprodução de imagens e áudio de forma instantânea. Funciona a partir da análise e conversão da luz e do som em ondas eletromagnéticas e de sua reconversão. As câmeras e microfones captam as informações visuais e sonoras, que são em seguida convertidas de forma a poderem ser difundidas por meio eletromagnético ou elétrico, via cabos; o televisor capta as ondas eletromagnéticas e através de seus componentes internos as converte novamente em imagem e som
  • Divaldo Pereira franco mais conhecido com Paulo do Espiritismo

    Divaldo Pereira franco mais conhecido com Paulo do Espiritismo
    Representado como peregrino ou o "Paulo de Tarso do Espiritismo", Divaldo já percorreu mais de 50 países divulgando a doutrina em palestras de ampla publicidade, Divaldo começou a fazer palestras em 1947 difundindo a Doutrina Espírita e hoje apresenta uma histórica e recordista trajetória no Brasil e no exterior sempre atraindo multidões com sua palavra inspirada e esclarecedora, acerca de diferentes temas sobre os problemas humanos e espirituais. Há vários anos, viaja em média 230 dias por ano.
  • Liga Espírita Pelotense

    Liga Espírita Pelotense
    Liga Espírita Pelotense, com o registro do Estatuto Social em 8 de junho de 1947, ficou confirmada esta data como a de fundação de LEP. Sua sede manteve-se abrigada no Centro União por 40 anos e hoje esta na Rua Andrade Neves, 981 CEP 96020-080 Pelotas RS Tel (53) 3278-2660
    http://www.lep.org.br/index.php/a-lep/historico
  • Teoria da informação

    Teoria da informação
    A teoria matemática da informação estuda a quantificação, armazenamento e comunicação da informação. Ela foi originalmente proposta por Claude E. Shannon em 1948 para achar os limites fundamentais no processamento de sinais e operações de comunicação como as de compressão de dados, em um artigo divisor de águas intitulado "A Mathematical Theory of Communication".
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_da_informa%C3%A7%C3%A3o
  • Eletrodinâmica quântica

    Eletrodinâmica quântica
    Eletrodinâmica quântica (EDQ), ou QED, de Quantum electrodynamics, é uma teoria quântica de campos do eletromagnetismo. A EDQ descreve todos os fenômenos envolvendo partículas eletricamente carregadas interagindo por meio da força eletromagnética. Sua capacidade de predição de grandezas como o momento magnético anômalo do múon e o desvio de Lamb dos níveis de energia do hidrogênio a tornou uma teoria renomada
    https://pt.wikipedia.org/wiki/Eletrodin%C3%A2mica_qu%C3%A2ntica
  • Caravana da Fraternidade

    Caravana da Fraternidade
    E já, de início, criou a Caravana da Fraternidade, percorrendo vários estados do país na propaganda da unificação da prática espírita, que culminou com a assinatura do Pacto Áureo, onde, na qualidade de relator das conclusões do Congresso, desempenhou a incumbência com brilhantismo e competência, possibilitando a finalização do ato, em 05 de outubro de 1949, na Casa de Ismael, no Rio de Janeiro.
  • Centro Espírita Francisco Lobo da Costa

    Centro Espírita Francisco Lobo da Costa
    Em 27 de abril de 1949, numa quarta-feira, foi fundado o Centro Espírita Francisco Lobo da Costa, que, de imediato, ao registrar seus estatutos, consta como filiado a Liga Espírita Pelotense, e posteriormente viria a se filiar à Federação Espírita do Rio Grande do Sul.
  • Pacto áureo

    Pacto áureo
    Em 5 de outubro de 1949 concretizava-se formalmente a unificação da família espirita brasileira, velho sonho acalentado por sessenta anos, desde os esforços inicias de Bezerra de Menezes.
  • Viajou pelo mundo em favor do espiritismo

    Viajou pelo mundo em favor do espiritismo
    realizou palestras e também seminários no Brasil e no mundo. Em um levantamento preliminar:Mais de 11 mil conferências proferidas no Brasil e no exterior percorrendo mais de 62 países, na América fez 10.000 palestras, na Europa fez 500 palestras, na África fez 150 palestras e na Ásia mais 12 palestras
  • Descobrimento da vacina da poliomelite

    Descobrimento da vacina da poliomelite
    A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença infecciosa viral aguda transmitida de pessoa a pessoa, principalmente pela via fecal-oral.[1] O termo deriva do grego poliós (πολιός), que significa "cinza", myelós (µυελός "medula"), referindo-se à substância cinzenta da medula espinhal, e o sufixo -itis, que denota inflamação, u seja, inflamação da substância cinzenta da medula espinhal.
  • Presidencia da FERGS

    Presidencia da FERGS
    Na presidência da FERGS, incentivou as comemorações do centenário dos fenômenos de Hydesville, confirmação da realidade medianímica que deu início à Codificação.
    Criou a comissão para disseminar os Departamentos de Evangelização da Infância e da Juventude. Instituiu, na FERGS, o programa: “Em cada Centro Espírita uma Livraria”, hoje vitoriosa ideia semeadora de luzes e conhecimento doutrinário.
  • Mansão do Caminho

    Mansão do Caminho
    Em 15 de agosto de 1952, junto a Nilson de Souza Pereira, a instituição de caridade Mansão do Caminho, que ajuda diariamente cerca de seis mil pessoas e abriga mais de três mil, centenas delas registradas como filhos do médium.
  • Desencarne do Francisco Spinelli

    Desencarne do Francisco Spinelli
    Desencarnou em Porto Alegre, em 07/08/1955, deixando um legado significativo para o Espiritismo no Brasil.
  • Primeiro exemplar da Revista Espírita

    Primeiro exemplar da Revista Espírita
    La Revue Spirite é um periódico trimestral francês. Constitui-se na principal publicação francófona dedicada ao espiritismo.
    O periódico, com a função de divulgação da doutrina espírita, foi lançado por Allan Kardec com recursos próprios, em 1 de janeiro de 1858 em Paris, com o nome de Revue Spirite.
    Tinha como subtítulo "Journal D'Études Psychologiques", uma vez que igualmente eram publicados estudos sobre aspectos da psicologia humana. O seu primeiro número apresentava 36 páginas.
  • Década de 1960 e a parceria com o médium Waldo Vieira

    Década de 1960 e a parceria com o médium Waldo Vieira
    Em 1955, Chico Xavier conheceu pessoalmente o médium e então estudante de Medicina Waldo Vieira o que resultou em uma parceria espírita que durou até 1966 na qual psicografaram 17 livros em comum Em 22 de maio de 1965 Chico Xavier e Waldo Vieira viajaram para EUA a fim de divulgar o espiritismo no exterior. Com a ajuda de Salim Salomão Haddad presidente do centro Christian Spirit Center,e sua esposa Phillis estudaram inglês e lançaram o livro Ideal Espírita com o nome de The World of The Spirits
  • Centro Espírita Irmã Maria Adelaide

    Centro Espírita Irmã Maria Adelaide
    Mário Antônio Portugal fundou o Centro Espírita Irmã Maria Adelaide, no dia três de fevereiro de 1961, uma sexta-feira, tendo ao lado sua dedicada esposa, Maria Castro Portugal.
    A instituição sempre funcionou em seu próprio lar, na Rua Borba Gato, 70, na Vila Colombo, Areal.Muito antes de se transformar em Centro Espírita, o confrade Portugal já atendia muita gente da vizinhança, realizando seus trabalhos regularmente, era um homem bom, de muita fé, era a caridade em pessoa.
  • Instituto Espírita Lar de Jesus

    Instituto Espírita Lar de Jesus
    sta entidade tinha o nome inicial de Centro Espírita, quando fundado em 15 de outubro de 1961, um domingo. Foi o iniciador dessa obra gigantesca de hoje o saudoso confrade Moacir Dias. A zona escolhida para a instalação dessa filiada à Liga Espírita Pelotense era uma das mais pobres e sem recursos da cidade.
    Av. Cristóvão José dos Santos, 651 Cohab Tablada TRÊS VENDAS Pelotas - RS
    http://www.lep.org.br/index.php/casas-filiadas/zona-3-vendas
  • Divaldo e seus livros e filantrofias

    Divaldo e seus livros e filantrofias
    Os direitos autorais de seus mais de 250 livros psicografados, que já venderam mais de oito milhões de exemplares, foram doados em cartório para esta e outras instituições filantrópicas.
    Ainda que tenha uma alta produção e vendagem de livros psicografados, e realize um grande trabalho filantrópico, é como conferencista e missionário do Espiritismo no Brasil e no exterior que ele é mais conhecido.
  • Publicado o Céu e o Inferno

    Publicado o Céu e o Inferno
    Céu e o Inferno é a quarta obra da Codificação Espirita.
    Compõe-se de duas partes:
    Na primeira, Kardec realiza um exame crítico, procurando apontar contradições filosóficas e incoerências com o conhecimento científico, superáveis mediante o paradigma espírita da fé raciocinada.
    Na segunda, constam dezenas de diálogos que foram sido estabelecidos entre Kardec e diversos espíritos, nos quais estes narram como se deu o processo de desencarne para pessoas de diferentes tipos de caráter.
  • Sociedade Templo Espírita Do Reencontro

    Sociedade Templo Espírita Do Reencontro
    A entidade teve a sua origem em um pequeno grupo, com o nome de Amor a Deus, em 26/01/1949, tendo como fundador e presidente o saudoso confrade Affonso Pinto. O referido grupo funcionou na R. Santos Dumont, 323, residência de Affonso Pinto, já com atendimento de muitas pessoas que procuravam a casa, dentro em pouco partiram para a fundação de uma nova entidade, com a denominação atual de Sociedade Templo Espírita Do Reencontro, o que aconteceria em dois de novembro de 1966.
  • Instituto Cultural Espírita de Pelotas

    Instituto Cultural Espírita de Pelotas
    Pesquisa baseada no livro Historia do Espiritismo em Pelotas de Lauro Enderle
    Esta entidade surgiu como conseqüência de um Posto de livros Espíritas, em 1967, na Sociedade União e Instrução Espírita, sob a responsabilidade do incansável e esclarecido irmão Carlos Kunde Filho.
    Localizado na rua XV de Novembro numero 1033 onde funciona até os dias de hoje
    http://www.lep.org.br/index.php/casas-filiadas/23-casas-filiadas/247-instituto-cultural-espirita-de-pelotas
  • Pinga Fogo

    Pinga Fogo
    No alvorecer da década de 1970 Chico participou de programas de televisão que alcançaram picos de audiência Sua entrevista ao vivo cedida ao programa Pinga-Fogo da TV Tupi em 28/07/1971 conseguiu a maior audiência da história da TV brasileira Nessa década além da catarata e dos problemas de pulmões, passou a sofrer de angina Já na edição do mesmo programa de 21/11/1971 diante da pergunta do entrevistador sobre o que pensam os chamados benfeitores espirituais quanto à posição do Brasil atual
  • Pinga Fogo: O melhor programa foi de chico xavier

    Pinga Fogo: O melhor programa foi de chico xavier
    A primeira entrevista foi ao ar no dia 28 de julho de 1971. O recorde inesperado de audiência levou a produção do Pinga- Fogo a repetir a dose. atigiu a marca de 70 pontos de audiência Logo em 20 de dezembro, lá estava Chico Xavier de novo, no centro das atenções e bombardeado por perguntas sobre os mais diversos temas e elaboradas por uma gama de entrevistadores bem diversa: católicos, judeus, ateus, espíritas, pastores evangélicos e jornalistas. https://www.youtube.com/watch?v=8JD3wmC2ABU
  • Sociedade Espirita Casa da Prece

    Sociedade Espirita Casa da Prece
    Fundada Por um grupo de senhoras pelas esforçadas Irmãs Luíde da Silva Cardoso, Talita Cardoso Barum e Maria da Glória Rosa Martins.
    Endereço: R. Benjamin Constant, 1251 - Centro, Pelotas - RS, 96010-020
    https://www.facebook.com/pages/Sociedade-Espirita-Casa-da-Prece/191314137566428
  • LAR ESPÍRITA ASSISTENCIAL IRMÃO FABIANO DE CRISTO

    LAR ESPÍRITA ASSISTENCIAL IRMÃO FABIANO DE CRISTO
    Surgiu este movimento de fundação por uma iniciativa de um grupo de irmãos que trabalhava , a maioria no Orfanato Espirita Dona Conceição.
    Rua Barão de Santa Tecla, 624
    http://leafabianodecristo.blogspot.com/
  • Chico Xavier é indicado ao Prêmio Nobel da Paz

    Chico Xavier é indicado ao Prêmio Nobel da Paz
    Em 1980, por iniciativa de Augusto Cesar Vanucci, então diretor da TV Globo, começou um movimento para propor a candidatura de Chico para a premiação do ano seguinte. Listas percorreram o País e receberam cerca de dois milhões de assinaturas pedindo a candidatura do médium, que foi aceita. Ele não ganhou o prêmio, que foi concedido em 1981 ao Alto Comissariado da ONU para Refugiados.
  • Pela segunda vez Chico Xavier é indicado ao Prêmio Nobel da Paz

    Pela segunda vez Chico Xavier é indicado ao Prêmio Nobel da Paz
    Chico Xavier se considerava humildemente apenas uma ponte entre o mundo material e o espiritual. Todos os seus direitos autorais foram cedidos a instituições espíritas e de solidariedade social.
    O médium atendeu, no seu centro em Uberaba, multidões de pessoas que chegavam de todas as partes do Brasil e do exterior para ouvir conselhos, receber tratamentos e conforto espiritual.
  • Descobrimento do primeiro genoma

    Descobrimento do primeiro genoma
    O Projeto Genoma Humano (AO 1945: Projecto Genoma Humano) (PGH) consistiu num esforço internacional para o mapeamento do genoma humano e a identificação de todos os nucleotídeos que o compõem. Após iniciativa dos Institutos Nacionais da Saúde estadunidenses (NIH), centenas de laboratórios de todo o mundo se uniram à tarefa de sequenciar, um a um, os genes que codificam as proteínas do corpo humano e também aquelas sequências de DNA que não são genes.
  • novo modelo de telefone

    novo modelo de telefone
    Entretanto,como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos através da resolução 269, de 15 de junho de 2002 o aparelho foi inventado por volta de 1860 pelo italiano Antonio Meucci, que o chamou telégrafo falante A primeira demonstração pública da invenção de Meucci foi em 1860,e teve sua descrição publicada num jornal de língua italiana de Nova Iorque.Meucci criou o telefone com a necessidade de comunicar-se com sua esposa, que era doente e por isso ficava de cama no seu quarto no andar superior.
  • Desencarne de Chico Xavier

    Desencarne de Chico Xavier
    O médium morreu aos 92 anos de idade,em decorrência de parada cardiorrespiratória, no dia 30 de junho do ano de 2002.Conforme relatos de amigos e parentes próximos, Chico dizia que iria "desencarnar" em um dia em que os brasileiros estivessem muito felizes e em que o país estivesse em festa, para assim o desencarne dele não causar tristeza O país festejava a conquista da Copa do Mundo de futebol daquele ano no dia de sua morte Chico morreu cerca de nove horas depois da partida Brasil x Alemanha.
  • Filme - Bezerra de Menezes - O Diário de Um Espírito

    Filme - Bezerra de Menezes - O Diário de Um Espírito
    A vida de Bezerra de Menezes foi transposta para o cinema, na película Bezerra de Menezes - O Diário de Um Espírito, com direção de Glauber Santos Paiva Filho e Joel Pimentel. O elenco é integrado por Carlos Vereza no papel título, Caio Blat e Paulo Goulart Filho, Ana Rosa, Nanda Costa com a participação especial de Lúcio Mauro. O lançamento do filme deu-se em 29 de agosto de 2008.
  • Nosso Lar o Filme

    Nosso Lar o Filme
    Em 1943, vem a público um dos livros mais populares da literatura espírita, o romance Nosso Lar, o mais vendido e divulgado da extensa obra do médium, que no ano de 2010 se tornou um filme e já havia vendido mais de dois milhões de exemplares.
  • O maior Brasileiro de todos os tempos

    O maior Brasileiro de todos os tempos
    Maior Brasileiro de Todos os Tempos foi um programa de televisão brasileiro do gênero jornalístico exibido pelo SBT lançado no dia 11 de julho de 2012 e apresentado em doze edições pelo jornalista Carlos Nascimento. O vencedor indicado como o maior brasileiro de todos os tempos na final de 3 de outubro de 2012 foi Chico Xavier com 71,4% dos votos vencendo Santos Dumont e Princesa Isabel, que também disputaram a final do programa.
  • Smartphone

    Smartphone
    Um smartphone é um celular (telemóvel em Portugal) que combina recursos de computadores pessoais, com funcionalidades avançadas que podem ser estendidas por meio de programas aplicativos executados pelo seu sistema operacional, chamados simplesmente aplicações.Os sistemas operacionais dos smartphones desenvolvem milhares de aplicativos nas lojas online como o Google Play para Android e a Apple App Store para iOS
  • Monumento em homenagem a Allan Kardec.

    Monumento em homenagem a Allan Kardec.
    Foi inaugurado no dia 7 de dezembro de 2014 em Vitória da Conquista (BA), monumento em homenagem a Allan Kardec.A obra é de autoria do artista Allan de Kard e entregue ao Movimento Espírita da cidade. O monumento está situado na futura Av. Allan Kardec, próxima ao condomínio Portal do Sol.
  • O memorial Chico Xavier

    O memorial Chico Xavier
    Contém galerias de exposições, biblioteca, auditório e praças contemplativas. Lá, encontra-se a vida e obra de um dos mais importantes expoentes do Espiritismo, eleito pela população brasileira como o Maior Brasileiro de Todos os Tempos, Chico Xavier. Fundada no dia 23 de setembro de 2016.
    http://www.minasgerais.com.br/pt/atracoes/uberaba/memorial-chico-xavier
  • Covid-19

    Covid-19
    Conhecido também como corona vírus, começou no final de 2019 na China e em 2020 se tornou uma grande pandemia mundial.
  • Evangelização Centro Espírita Jesus criou essa time line

  • Period: to

    Nascimento de Allan Kardec

    Allan Kardec é o pseudônimo do educador Hippolyte Léon Denizard Rivail é o autor dos cinco livros conhecidos como Codificação Espírita e é o fundador do Espiritismo. nasceu em Lyon e cresceu como católico romano. seus interesses em filosofia e ciências e se tornou colega de Johann Heinrich Pestalozzi, concluiu vários cursos educacionais, incluindo um diploma de bacharel em ciências e um doutorado em medicina, era fluente em alemão, inglês, italiano e espanhol, além do francês nativo.
  • Period: to

    Nasce as Irmãs baudin

    Primeira data e da Catherine Caroline Baudin mais conhecida como Caroline. Já a segunda é de Pêlagie Baudin, mais conhecida no meio espirita, principalmente Julie pela publicação do livro dos espiritos. As duas ajudaram junto com a senhorita Ruth Japhe, a publicar junto com Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita, na publicação do livro dos espíritos o primeiro livro, publicado dos livros da codificação.
  • Period: to

    1º período da Revista Espírita

    O periódico, com a função de divulgação da doutrina espírita, foi lançado por Allan Kardec com recursos próprios, em 1 de janeiro de 1858 em Paris, com o nome de Revue Spirite. Tinha como subtítulo "Journal D'Études Psychologiques", uma vez que igualmente eram publicados estudos sobre aspectos da psicologia humana. O seu primeiro número apresentava 36 páginas.
    Kardec foi o diretor da revista até ao seu falecimento, em 31 de março de 1869.
  • Period: to

    2º período da Revista Espírita

    Após o falecimento de Kardec a revista passou a ser dirigida por Pierre-Gaëtan Leymarie e depois pelos seus sucessores, até à primeira interrupção, durante a Primeira Guerra Mundial, de Outubro de 1914 a dezembro de 1916.
  • Period: to

    Espiritismo em Pelotas

    O inicio do espiritismo em Pelotas teve inicio no ano 1877, trazido por dois espanhóis, que faziam em uma residencia na Rua General Vitorino ( não cita o nº, esta via era chamada de Rua da Igreja no tempo do Império, hoje Rua Anchieta) esta informação foi retirada do Livro A História do Espiritismo em Pelotas do escritor Endrele de Lauro 1984
  • Period: to

    Bezerra assina coluna no jornal o Paíz

    A pedido da Comissão de Propaganda do Centro da União Espírita do Brasil, Bezerra inicia a publicação de uma série de artigos sobre a Doutrina em O Paiz. Na seção intitulada "Spiritismo - Estudos Philosophicos", os artigos saíram regularmente aos domingos, no período de 23 de outubro de 1887 a dezembro de 1893, assinados sob o pseudônimo "Max".
  • Period: to

    1ª Guerra Mundial

  • Period: to

    3º período da Revista Espírita

    A Revista Espírita voltou à circulação com o apoio de Léon Denis, sob a direção de Jean Meyer, até 1931. Nesse mesmo ano, Hubert Forestier tornou-se editor-chefe, função que exerceu até maio de 1940, data em que a revista teve a circulação suspensa, no contexto da Segunda Guerra Mundial.
  • Period: to

    4º período da Revista Espírita

    Em novembro de 1947 voltou a circular, uma vez mais sob a direção de Forestier. Em setembro de 1971 Andre Dumas assumiu essa função e, em 1976 havia recuperado a notoriedade da publicação. No ano seguinte (1977) o título foi absorvido por outra publicação, a "Renaître 2000", e deixou de circular pela terceira vez.