Evolução do Género Terror

Timeline created by Igor Águas
In Film
  • The Cabinet of Dr. Calicari/ O Gabinete do Dr. Calicari

    The Cabinet of Dr. Calicari/ O Gabinete do Dr. Calicari
    Este filme foi o primeiro a trazer um efeito de desconforto e de simples terror aos espetadores, contrariamente aos até então chamados filmes de terror que tinham sempre uma vertente de entertenimento, de "humor".
  • The Golem: How he came into the World/ O Golem: Como ele veio ao Mundo

    The Golem: How he came into the World/ O Golem: Como ele veio ao Mundo
    Não apelando tanto ao terror que The Cabinet of Dr. Calicari trouxe, este filme retrata o terror como o desconhecido centrando se na criação de algo impossível, saindo da caixa com algo inesperado que revolucionou o género de terror quando estreou.
  • Nosferatu

    Nosferatu
    Nosferatu trouxe até aos espetadores o vampiro, dando forma a algo já conhecido em contos e transformando um mito em algo quase real, causando um impacto enorme no género do terror.
  • The Hunchback of Notre Dame/ Corcunda de Notre Dame

    The Hunchback of Notre Dame/ Corcunda de Notre Dame
    O Corcunda de Notre Dame é, na atualidade, uma história bem conhecida devido ao filme de animação da Disney, mas o filme original levou algo real ao extremo, tornando um homem corcunda num "monstro".
  • Phantom of The Opera/ Fantasma da Ópera

    Phantom of The Opera/ Fantasma da Ópera
    O Fantasma da Ópera é outro dos maiores sucessos no cinema e no género do terror, devido à sua história e ao medo que conseguiu impingir nos espetadores, tendo ao mesmo tempo, semelhante ao Corcunda de Notre Dame, um aspeto de romance e de algo próximo a sentimento humano, ajudando o filme a ser mais assustador ainda e ao mesmo tempo algo único.
  • Faust

    Faust
    Faust é o exemplo perfeito dos filmes de terror desta época, pois engloba um tema religioso extremamente presente na história. Um acordo com o diabo. Embora baseado originalmente numa lenda alemã, o filme consegue captar uma enorme audiência, suficiente para ser considerado um clássico.
  • The Man Who Laughs/ O Homem que Ri

    The Man Who Laughs/ O Homem que Ri
    The Man Who Laughs é o início do que se tornaria uma nova era no terror. Trata de um assunto mais macabro, de um rapaz que é forçado a ter um sorriso perpétuo, de novo apelando a algo "real", que incita desconforto e medo nos espetadores.
  • Dracula

    Dracula
    Dracula tornou-se um clássico, devido, tal como em Nosferatu ao tema que é retratado no filme. O vampiro começa se cada vez a tornar mais relevante no terror.
  • Frankenstein

    Frankenstein
    Frankenstein conta a história de uma experiência macabra, um ser feito de partes de varios seres humanos, algo que pode e não pode ser considerado humano. O filme causou bastante impacto devido de novo à sua aproximação do que as pessoas acreditavam impossivel, tornando-se num clássico reconhecido até hoje.
  • The Mummy's Hand/ A Mão da Múmia

    The Mummy's Hand/ A Mão da Múmia
    Outro grande género no terror, The Mummy's Hand foi o primeiro a abrir as portas para o crescimento do mesmo com vários filmes sobre o mesmo tema sendo produzidos nos anos seguintes.
  • The Wolf Man/ O Homem Lobo

    The Wolf Man/ O Homem Lobo
    Tratando da infame criatura lobisomem, é um titulo que causa grande impacto devido às raízes que o mito tem desde tempos antigos.
  • The Ghost of Frankenstein/ A Alma de Frankenstein

    The Ghost of Frankenstein/ A Alma de Frankenstein
    Com o género do terror a ganhar nome, vários remakes de filmes conhecidos foram feitos nesta época, sendo este um dos mais conhecidos.
  • Frankenstein Meets Wolfman/ Frankenstein encontra o Homem Lobo

    Frankenstein Meets Wolfman/ Frankenstein encontra o Homem Lobo
    Com a popularidade que ambos tiveram, o cinema viu a oportunidade de juntar as duas criaturas, com um enredo que captivou os espetadores, criando um grande êxito na altura.
  • She-Wolf of London

    She-Wolf of London
    De novo apelando ao lobisomem, este filme reverte o que era a norma e retrata a mulher como o monstro em vez de a vítima, atingindo um bom sucesso ao fazê-lo.
  • The Thing From Another World/ A Coisa Doutro Mundo

    The Thing From Another World/ A Coisa Doutro Mundo
    Começando a ficar extremamente popular nesta época, o tema dos alienígenas começa a aparecer imenso.
  • The Creature of the Black Lagoon/ A Criatura da Lagoa Negra

    The Creature of the Black Lagoon/ A Criatura da Lagoa Negra
    Talvez dos mais famosos filmes na época em que saiu e mesmo hoje, é das obras que mais se envolvem na sua época, com a mudança de temas no terror devido a 2ª guerra mundial, apelando mais a monstros atómicos, experiências falhadas, extraterrestres, etc.
  • Tarantula

    Tarantula
    Popularizado nesta época, este filme é sobre uma aranha gigante que espalha o terror.
  • The QuarterMass Xperiment/ O Monstro do Espaço

    The QuarterMass Xperiment/ O Monstro do Espaço
    Este filme aborda o tema do alienígena de uma forma diferente, não com uma invasão mas usando um astronauta controlado por um alienígena, algo nunca visto antes, captando a atenção da audiência e tendo um grande impacto na segurança que as pessoas tinham sobre o espaço.
  • The Curse of Frankenstein/ A Maldição do Frankenstein

    The Curse of Frankenstein/ A Maldição do Frankenstein
    Frankenstein vê de novo a luz da ribalta, devido à popularidade de monstros criados pelo homem na época, gravando o seu nome como clássico cada vez mais.
  • The Fly/ A Mosca

    The Fly/ A Mosca
    De novo retratando um tema ligado a uma experiência com um resultado inesperado, este filme teve grande sucesso na sua época por não só ser a cores mas também porque o enredo foi único para o seu tempo
  • Psico/ Psicose

    Psico/ Psicose
    De Alfred Hitchcock, este filme retrata um acontecimento banal, uma noite num hotel, que se desenrola num jogo perverso devido ao serial killer que está responsável pelo estabelecimento. Este novo tema no terror tem um grande êxito não só financialmente mas também mentalmente.
  • Peeping Tom/ A Tortura do Medo

    Peeping Tom/ A Tortura do Medo
    Outro filme focado no medo real que um serial killer traz, Peeping Tom é a história de um serial killer que fima as suas vítimas. Esta nova vertente de terror traz novos medos nas pessoas o que faz o género explodir comercialmente.
  • Village of The Damned/ A Aldeia dos Amaldiçoados

    Village of The Damned/ A Aldeia dos Amaldiçoados
    Com a relevância do sobrenatural no terror a regressar começaram de novo a ver filmes a tocar neste tema, e o Village of the Damned é um exemplo perfeito da combinação entre o medo real e o sobrenatural. A história trata do nascimento de várias crianças, semelhantes em aspeto, de mães diferentes, nascidas ao mesmo tempo. Tudo isto apelava a ambos os aspetos que atraíam os espetadores ao cinema.
  • The Psychopath/ As bonecas da Morte

    The Psychopath/ As bonecas da Morte
    Ainda bastante relevante nesta época, este é outro filme retratando medo humano, onde um polícia tenta desvendar crimes feitos por alguém que deixa sempre as suas vítimas com bonecas por perto
  • The Night of The Living Dead/ A Noite dos Mortos Vivos

    The Night of The Living Dead/ A Noite dos Mortos Vivos
    Revolucionando o cinema e o terror quando estreou, The Night of the Living Dead mostrava violência duma maneira gráfica e introduziu o agora famoso monstro, zombie.
  • The Exorcist/ O Exorcista

    The Exorcist/ O Exorcista
    Talvez o maior sucesso da sua época, The Exorcist revoluciona o terror devido aos seus temas, ambos religiosos e reais ao mesmo tempo choca com os seus efeitos realistas.
  • The Texas Chain Saw Massacre/ Massacre no Texas

    The Texas Chain Saw Massacre/ Massacre no Texas
    Outro grande clássico da sua época, popularizando o género slasher, este filme demonstra violência como nunca antes, duma maneira extremamente gráfica.
  • Jaws

    Jaws
    Jaws torna-se um sucesso pouco depois da sua estreia, devido à sua facilidade de impingir medo nos espetadores, em qualquer pessoa que ouvisse falar do filme, ao retratar um assunto que podia acontecer a qualquer um, e levando o ao extremo.
  • Carrie

    Carrie
    Carrie é um filme inovativo, que muda a norma do protagonista aterrorizador, ou do ser malvado, é um filme onde a audiência simpatiza com a personagem principal e em que a mesma é surpresa quando é revelado o que Carrie,a personagem principal, é realmente capaz de fazer.
  • Halloween/ Halloween- O Regresso do Mal

    Halloween/ Halloween- O Regresso do Mal
    Outro filme do estilo slasher, Halloween tornaria- se um enorme êxito devido ao seu enredo, criando um personagem que chocou com a sua macabra história.
  • Alien/ Alien, o Oitavo Passageiro

    Alien/ Alien, o Oitavo Passageiro
    Outro grande clássico feito no fim da sua época, Alien quebra todas as barreiras sobre alienígenas, sobre a sua fraqueza sem a sua desenvolvida tecnologia, a sua necessidade de usarem o ser humano como ferramenta. Os espetadores começam a ter medo do que os alienígenas poderão ser. O filme reforça o seu enredo com os seus visuais fora de série, algo completamente novo ate à data.
  • Friday the 13th/ Sexta Feira 13

    Friday the 13th/ Sexta Feira 13
    Outro slasher com grande sucesso, Friday the 13th foi um êxito de tal tamanho que teve sequelas a sair ano após ano na década de 80. O filme cativou com a sua história, personagens e o passado do personagem principal, Jason Voorhees, que se tornaria um ícone e uma marca neste género de terror.
  • The Shining

    The Shining
    Um dos titulos mais conhecidos da época, The Shining conta uma história bastante inovadora tocando em assuntos psicológicos e criando alguns dos momentos mais memoráveis que se viu em filmes de terror até hoje.
  • Poltergeist

    Poltergeist
    Abordando um tema mais sobrenatural, Poltergeist cria um novo tipo de terror. Medo de algo que não conseguimos ver, de algo incompreensível. Os fantasmas presentes no filme deixam de ser os habituais simplesmente malvados fantasmas e passam a ser seres perversos, que brincam com as suas vítimas. Esta mudança revolucionaria a perceção de fantasmas para sempre.
  • A Nightmare on Elm Street/ Pesado em Elm Street

    A Nightmare on Elm Street/ Pesado em Elm Street
    Outro filme popular do tema slasher, A Nightmare on Elm Street introduziu outro marco no género. Freddy Krueger, e a sua depravada história torno o um ícone no género slasher.
  • Chucky/ Chucky o Boneco Diabólico

    Chucky/ Chucky o Boneco Diabólico
    Uma grande inovação no terror, criando praticamente um novo género de terror, juntamente com um bom enredo, Chucky tornou-se rapidamente prestigiado devido à sua criativade e execução em ecrã.
  • Pet Sematary/ Cemitério Vivo

    Pet Sematary/ Cemitério Vivo
    De novo, uma lufada de ar fresco no terror, Pet Sematary transformou um animal de estimação em algo aterrorizante,elevando depois ainda mais a barra com a sua abordagem macabra à morte .
  • IT- Uma Obra Prima do Medo

    IT- Uma Obra Prima do Medo
    It é um novo género de terror, envolvendo algo adorado por todas as crianças, um palhaço. O filme tornou-se um clássico e o seu impacto foi tão grande que a coulrofobia (fobia de palhaços) aumentou imenso depois da sua estreia.
  • The Silence of The Lambs/ O Silêncio dos Inocentes

    The Silence of The Lambs/ O Silêncio dos Inocentes
    Neste filme, o enloquecido serial killer com o qual estávamos acostumados, "desaparece". A abordagem inteligente à natureza do serial killer de Hannibal Lecter, juntamente com o seu personagem, faz-nos esquecer a sua verdadeira natureza macabra, resultando num novo tipo de terror ainda mais assustador.
  • I Know What You Did Last Summer/ Sei o Que Fizeste no Verão Passado

    I Know What You Did Last Summer/ Sei o Que Fizeste no Verão Passado
    Semelhante ao The Silence of The Lambs este filme torna o habitual psicopata/ serial killer em alguém (neste caso) inesperado, revolucionando de novo um dos mais populares géneros de terror.
  • Ringu/ The Ring

    Ringu/ The Ring
    Este filme de terror japonês, diferencia-se imenso dos filmes do mundo ocidental, e traz consigo uma lufada de ar fresco, captando uma grande atenção devido ao seu enredo e criatividade.
  • The Blair Witch Project/ Projeto Blair Witch

    The Blair Witch Project/ Projeto Blair Witch
    Ao contrário do tradicional trabalho de câmera sofisticado, o Projeto Blair Witch revoluciona completamente o uso de câmeras, sendo baseado em gravações filmadas pelas vítimas. Este novo género de filme traz consigo um novo panorama sobre como víamos um filme de terror, passando de algo que víamos exteriormente para algo pessoal. O filme foi um enorme sucesso com um orçamento de cerca 60 mil dólares e uma bilheteira de 248,6 milhões de dólares.
  • Saw/ Saw- Enigma Mortal

    Saw/ Saw- Enigma Mortal
    A franquia Saw teve um enorme sucesso devido à sua criatividade e à sua coragem de ultrapassar limites com o nível de violência que demonstrava. O enredo desconhecido ajudou o sucesso da franquia e pode já ser considerada um essencial para qualquer fã de terror.
  • The Amityville Horror

    The Amityville Horror
    Sendo dos filmes com mais sucesso da sua época, o filme retrata um assunto sobrenatural, algo que consegue surpreender os espetadores ao ser baseado numa história real e devido à popularidade de filmes retratando monstros reais, psicopatas e não seres sobrenaturais
  • Insidious/ Insidioso

    Insidious/ Insidioso
    Tendo estreado no fim da década, o primeiro filme desta franquia fecha uma década e abre as portas a outra, com o seu êxito devido à sua abordagem a seres sobrenaturais, e ao seu realismo.
  • The Conjuring/ A Evocação do Mal

    The Conjuring/ A Evocação do Mal
    Outro grande êxito da sua época, esta trilogia de filmes baseia se em histórias verídicas, explorando o sobrenatural e é o primeiro filme a mostrar os acontecimentos em que se baseia o filme.
  • Annabelle

    Annabelle
    Baseado novamente numa história verídica, Annabelle é dos titulos mais conhecidos desta década, com uma trilogia terminada em 2019 cujo enredo se liga a vários outros filmes da sua época.
  • It (2017)

    It (2017)
    A obra de Stephen King é adpatada de novo com realismo muito mais assustador, 27 anos depois da estreia do primeiro filme, um número simbólico na história do filme, captando a atenção de velhos fãs do filme e a de curiosos novos espetadores.
  • The Nun/ A Freira Maldita

    The Nun/ A Freira Maldita
    Concluindo uma história ligada em vários filmes de terror, The Nun opta por terror que conta um história, usando a mesma para reforçar o aspeto sinistro do filme.
  • It- Capitulo 2

    It- Capitulo 2
    A sequela da famosa obra de Stephen King, It 2 conclui uma saga há muito começada, captando uma grande audiência com sucesso.
  • Lla Llorona/ A Maldição da Mulher que Chora

    Lla Llorona/ A Maldição da Mulher que Chora
    Um filme baseado num mito, Lla Llorona utiliza o realismo das novas tecnologias para captar a essência do sobrenatural, sendo dos maiores sucessos "independentes" (sem estar ligado a uma franquia) de atualmente.
  • Period: to

    Primeiros Grandes Êxitos no Terror

    Durante os anos 1890 ate 1930 o terror começou a aparecer cada vez mais, começando com obras que usavam perspetivas inteligentes para causar confusão nos espetadores.
  • Period: to

    Som no terror: Novos Clássicos

    Quando o som chega ao terror, o género explode e são criados vários clássicos.
  • Period: to

    Suspense, Clima e Atmosfera

    No início de 1940, com o rápido desenvolvimento que o terror estava a ter, há um novo clique em como captivar a audiência.
    O clima, a atmosfera e o suspense começaram a ser uma parte integral nos filmes de terror, e foi nesta época que o catscare foi criado, algo que ficaria presente ateé hoje nos filmes de terror, consistindo de um acumular de suspense, libertado de uma só vez para assustar os espetadores.
  • Period: to

    Monstros Atómicos, Extraterrestres e Experiências Falhadas

    Foi nesta época, devido à 2ª guerra mundial que o tema no terror mundou. O sobrenatural deixou de estar tão presente nesta época e começaram a surgir filmes retratando monstros que tinham "explicação", alguns criados em experiência que não obtiveram o resultado pretendido, outros puramente doutro mundo. Embora o sobrenatural ainda se visse no terror, durante esta época não teve a função que tinha anteriormente.
  • Period: to

    Medo Real, Medo Surreal

    Nesta época, o terror sofre outra mudança drástica. Os monstros já não precisam de ser criados, devido ao aumento de crime e do aparecimento de serial killers ser cada vez maior, os filmes de terror começam a retratar um medo real.
  • Period: to

    Terror Criativo

    O terror mostrou a sua versatilidade e novos temas por explorar ao introduzir vários temas desde slasher que se tornariam clássicos até novos tipos de terror como "teen horror" com filmes como Carrie, terror de algo real como em "Jaws" e revolucionando o até então parado género alienígena.
  • Period: to

    Ícones no Terror

    Com o género slasher ainda bastante popular, é nesta época em que surgem alguns dos ícones do género, como Jason Voorhees, Freddy Krueger, Chucky, etc.
  • Period: to

    Diversidade no Terror

    Durante a década de 90, o terror mostra cada vez mais vertentes e mais géneros, com alguns completamente inexplorados que se tornariam êxitos. Nesta época, muitas sequelas de clássicos como "Pesadelo em Elm Street" entre outros estrearam também.
  • Period: to

    O "reebot" do antigamente

    Com o avanço das tecnologias, a década de 2000 a 2010 foi um período onde se notaram mais adaptações de filmes antigos. Houve títulos a fugir a esta regra, tal como a franquia Saw, mas devido ao hábito das pessoas com o género, esta foi das únicas franquias a causar um impacto grande no terror.
  • Period: to

    Novas tecnologia, Inovação

    Desde 2010 até à atualidade, devido ao desenvolvimento das tecnologias, o realismo no cinema torna se cada vez melhor, e o terror não é exceção. Nesta época, começam a adaptar-se históricas verídicas a filmes de terror, numa tentativa de impressionar uma audiência já saturada com todo o tipo de sustos.