Evolução dos Discos Rígidos

  • Cartão perfurado

    Cartão perfurado
    Armazenamento: ND
    Utilizados por Basile Bouchon e Jean-Baptiste Falcon,em papel perfurado, num rolo, usado para controlar teares em França. Foi depois aproveitado por Herman Hollerith, fundador da Tabulating Machine Company (precursor da IBM), para sistemas de informação não têxteis. Foram os grandes precursores da memória nos computadores.Entre1900 a 1950, os cartões perfurados foram o principal meio de entrada, armazenamento e processamento de dados na computação institucional pela IBM.
  • Period: to

    Evolução dos Discos Rígidos

  • Period: to

    Evolução dos discos rígidos

  • Tubo de Williams

    Tubo de Williams
    Armazenamento: ND
    Criada por Sir Frederick Williams na Universidade inglesa de Manchester. Os primeiros computadores usavam memória de tubos de raios catódicos, díodo-condensador e de linha de retardo. Consistia num tubo contendo mercúrio em que em cada ponta tinham um cristal de quartzo, onde os dados a armazenar passavam pelo mercúrio na forma de vibrações mecânicas e eram reconvertidos na outra ponta. Este dispositivo tinha uma velocidade de 1,2 milésimos de segundo por instrução.
  • Tambor de memória

    Tambor de memória
    Armazenamento: 10 KB
    Foi inventado por Gustav Tauschek em 1932 na Áustria e foi amplamente usado na década de 1950 e na década de 1960 como a memória do computador. Algumas memórias de bateria também foram usadas como armazenamento secundário. A memória tambor original de Tauschek tinha uma capacidade de cerca de 500.000 bits (62,5 kB). Um dos computadores produzidos em massa, o IBM 650, tinha cerca de 8,5 kB de memória de tambor, que num modelo depois (número 4) foi duplicada a cerca de 17 kB.
  • Period: to

    Tambor de memória

  • UNISERVO

    UNISERVO
    Armazenamento: 128 bits por polegada
    A unidade de fita UNISERVO foi o principal dispositivo de I/O no computador UNIVAC I. O seu lugar ficou garantido na história pois este dispositivo foi a primeira unidade de fita para um computador vendido comercialmente.
    O UNISERVO usava uma fita de metal, com meia polegada de largura (13 mm), feita de uma liga níquel-bronze de fósforo (chamado Vicalloy) e tinha 1200 metros de comprimento.
  • IBM 350 RAMAC

    IBM 350 RAMAC
    Armazenamento: 4.4 MB
    O IBM 305 RAMAC foi um computador comercial desenvolvido pela IBM em 1956, a pedido da Força Aérea dos EUA e foi o primeiro a utilizar uma unidade de disco magnético com uma cabeça de leitura móvel. O RAMAC é uma sigla que significaRandom Access Method of Accounting and Control ou método de acesso aleatório para contabilidade e controlo. A unidade de disco poderia armazenar até por volta de 4.4 MB de dados.
  • IBM - Modelo 1311

    IBM - Modelo 1311
    Armazenamento: 28 MB IBM introduziu o modelo 1311 de disco que era do tamanho de uma máquina de lavar e armazenava 2 milhões de caracteres num pack de discos removíveis. Os utilizadores podiam comprar packs adicionais e trocá-los conforme precisassem, como funcionavam as cassetes de vídeo.
  • IBM - Modelo 3340

    IBM - Modelo 3340
    Armazenamento: 30 MB
    A IBM lançou o modelo 3340, uma unidade com apenas 2 discos, cada um com a capacidade de 30 MB, o que totalizaria 60 MB [discos 30-30 (thirty-thirty)] em um dispositivo infinitamente menor que o IBM 350.
  • ST-506

    ST-506
    O ST-506 foi o primeiro disco rígido de 5″ 1/4. Apresentado em 1980 pela então denominada Shugart Technology (hoje Seagate Technology), tinha uma capacidade de 5 MB após formatação. O ST-412 (semelhante, mas muito mais caro) de 10 MB foi lançado em fins de 1981. Esta foi a primeira drive de 5.25″ e foi quem deu origem aos atuais discos rígidos que conhecemos.
  • IBM 3380

    IBM 3380
    Armazenamento: 2.52 GB
    O IBM 3380 Direct Access Storage Device foi introduzido em Junho de 1980. Usava uma nova cabeça de leitura e tinha uma capacidade de 2.52 GB, com uma taxa de 3 MB por segundo de transferência de dados. O tempo médio de acesso era de 16 ms. Este foi o primeiro dispositivo de armazenamento a atingir o reino do Gigabyte. Fica assim na história por esse feito.
  • SCSI

    SCSI
    A sigla significa Serial Attached SCSI, ou SCSI com Serial Anexado. É um novo padrão SCSI, porém com comunicação em série, não paralela. É como o SATA está para o ATA. Inclusive, ele foi inspirado no próprio SATA e tem uma grande compatibilidade com este padrão. O grande diferencial dele é que pode permitir a ligação dos HDs com extensores a uma única porta SAS. A comunicação SAS é realizada com transmissão serial, full-duplex, taxa de transmissão máxima de 3 Gbps (375 MB/s).
  • Hard Card

    Hard Card
    Em 1985, os discos começaram a ser baseados em IDE (Dispositivo Eletrônico Integrado), onde o controlador tornou-se incorporado com um circuito impresso na parte inferior da unidade do disco. A Quantum fez o primeiro “Hard Card” em 1985.
  • SCSI - 1 - Small Computer Systems Interface

    SCSI - 1 - Small Computer Systems Interface
    Trata-se de uma tecnologia criada para acelerar a taxa de transferência de dados entre dispositivos de um computador, desde que tais periféricos sejam compatíveis com a tecnologia.
    A primeira versão do SCSI, surgiu oficialmente em 1986. A sua taxa máxima de transferência de dados é de 5 MB/s (megabytes por segundo), considerando uma frequência (clock) de 5 MHz com 8 bits transferidos por vez. Aqui, é possível o uso de até oito dispositivos em uma conexão.
  • Fibre Channel

    Fibre Channel
    Começou em 1988, com aprovação ANSI em 1994.
    Fibre Channel (FC) é uma interface de classe empresarial de discos rígidos de alta largura de banda. Suporta uma largura de banda maior, mais dispositivos por canal e apresenta capacidades de “troca a quente” (hot-swap) em par com SCSI.
  • SCSI-2 (Fast SCSI)

    SCSI-2 (Fast SCSI)
    O SCSI-2 (ou Fast SCSI) é uma revisão lançada em 1990 para contornar algumas das limitações do SCSI-1. Esta especificação incluí recursos que, na primeira versão, não eram necessariamente obrigatórios, gerando problemas de compatibilidade. Entre eles estão um conjunto de aproximadamente vinte instruções chamado de Common Command Set (CSS).
  • SCSI-3 (Ultra SCSI)

    O SCSI-3 passou a ser reconhecido oficialmente em 1995, mas tem a característica de ser formado por várias especificações. A primeira delas, chamada apenas de SCSI-3 ou de Ultra SCSI, trabalha com 8 bits e frequência de 20 MHz, podendo transmitir também 20 MB/s. Aqui, pode-se conectar até oito dispositivos.
  • Seagate Barracuda

    Seagate Barracuda
    Armazenamento: 2.5 GB é uma série do disco rígido, a maioria dos quais operam a uma velocidade de rotação de 7200 RPM. Eles são produzidos pela Seagate Technology. Embora inicialmente fossem comercializados como unidades de alto desempenho com interfaces SCSI e capacidades elevadas para o seu tempo, uma vez que apareceram em 2001, tornaram-se no principal produto de mercado de massa da Seagate.
  • IBM 170 Microdrive

    IBM 170 Microdrive
    Armazenamento: 170 MB
    Microdrive (MD) é uma marca para um disco rígido de 1 polegada em miniatura concebido para caber num Slot Tipo II CompactFlash (CF). Este dispositivo fica na história por ser anterior à memória flash tal como a conhecemos (barata e com grande oferta) e estar presente no “boom” que foi o aparecimento dos primeiros iPods da Apple. A Apple ainda usou esta tecnologia nos iPods clássicos.
  • Serial ATA

    Serial ATA
    Serial ATA, SATA ou S-ATA (acrônimo para Serial AT Attachment) é uma tecnologia para discos rígidos, unidades ópticas e outros dispositivos de armazenamento de dados para substituir a tradicional interface PATA (Paralell ATA, somente ATA ou,ainda, IDE). É o sucessor da tecnologia ATA (acrônimo de AT Attachment, introduzido em 1984 pela IBM em seu computador AT. ATA, também conhecido como IDE ou Integrated Drive Electronics) que foi renomeada para PATA Parallel ATA) para se diferenciar de SATA.
  • Fibre Channel ATA

    Fibre Channel ATA
    Fibre Channel ATA (FATA or FC-ATA) utiliza disco de baixo custo ATA ou SATA com um pequeno conversor externo, que altera a interface para Fibre Channel (FC). Isto permite usar o disco em ambiente de classe empresarial, por cerca de metade do preço de uma drive FC nativa.
  • Solid-state Drive

    Solid-state Drive
    Armazenamento: 72 GB
    Solid-state Drive (SSD) ou unidade de estado sólido é um dispositivo sem partes móveis, para armazenamento não volátil de dados digitais. São construídos em torno de um circuito integrado semicondutor, tipicamente memória NAND Flash, responsável pelo armazenamento, diferindo dos sistemas magnéticos. São muito mais rápidos que os antecessores.
  • Solid State Hybrid Drives

    Solid State Hybrid Drives
    Em 2011, a Seagate introduziu uma nova categoria de dispositivo de armazenamento que combina a tecnologia SSD com a tecnologia dos discos rígidos tradicionais. Ficou conhecido como unidade de estado sólido hibrida ou solid state hybrid drive (SSHD). Combina o antigo e o novo para disponibilizar uma performance alta, muito espaço e um preço acessível.