Historia da Psicologia do Esporte

  • 1º Período

    1º Período
    Tendo seu inicio por volta de 1890, uma das referências foi Norman Triplett, um psicólogo da Indiana University e um entusiasta do ciclismo.
  • 1º Período

    1º Período
    Os primeiros anos (1895-1920): na América do Norte, a psicologia do esporte começou em 1890. Norman Triplett, um psicólogo da Indiana University e um entusiasta do ciclismo, queria entender por que razão os ciclistas às vezes pedalavam mais rapidamente quando corriam em grupos ou em pares do que quando pedalavam sozinhos (TRIPLETT, 1898).
  • 2º Período

    2º Período
    Coleman Griffith foi o primeiro norte-americano a dedicar uma porção significativa de sua carreira à psicologia do esporte, considerado o pai da psicologia do esporte. Desenvolveu o primeiro laboratório em psicologia do esporte na University of Illinois no Departamento de Saúde Física.
  • 2º Período

    2º Período
    A era Griffith (1921-1938): Coleman Griffith foi o primeiro norte-americano a dedicar uma porção significativa de sua carreira à psicologia do esporte, considerado o pai da psicologia do esporte. Desenvolveu o primeiro laboratório em psicologia do esporte na University of Illinois no Departamento de Saúde Física.
  • 3º Período

    3º Período
    Preparação para o futuro (1939-1965): Franklin Henry, da University of Califórnia, foi o responsável pelo desenvolvimento científico da área. Dedicou sua carreira ao estudo profundo dos aspectos psicológicos da aquisição de habilidades esportivas e motoras. Formou muitos professores de educação física ativos que mais tarde se tornaram professores universitários e iniciaram programas de pesquisas sistemáticos (GOULD, D. & WEINBERG, 2002).
  • 4º Período

    4º Período
    O estabelecimento da psicologia do esporte como disciplina acadêmica (1966-1977): em meados de 1960, a educação física estabeleceu-se como uma disciplina acadêmica, e a psicologia do esporte tornou-se um componente separado dentro dessa disciplina. Os psicólogos do esporte estudavam o modo como os fatores psicológicos – ansiedade, autoestima e personalidade – influenciam o desempenho de habilidades esportivas. (GOULD, D. & WEINBERG, 2002).
  • 5º Período

    5º Período
    Psicologia do esporte e do exercício contemporâneo (de 1978 até o presente).
    Desde a metade da década de 1970 temos testemunhado um tremendo crescimento na psicologia do esporte e do exercício, especialmente na área aplicada.
    A Psicologia enquanto ciência e profissão têm ampliado seus horizontes, dividindo espaço em territórios exclusivos de outros profissionais ao longo dessas últimas décadas. (RUBIO, 1999, 2002).