Linha do tempo EaD no Brasil

Timeline created by facebooker_10157723711717685
  • Ensino por correspondência

    Ensino por correspondência
    jornal registra, na primeira edição da seção de classificados, anúncio que oferece profissionalização por correspondência para datilógrafo.
  • Educação pelo rádio

    Educação pelo rádio
    criada a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, que oferecia cursos de Português, Francês, Silvicultura, Literatura Francesa, Esperanto, Radiotelegrafia e Telefonia. Assim começava a educação a distância pelo rádio brasileiro.
  • Cursos técnicos por correspondência

    Cursos técnicos por correspondência
    Instituto Universal Brasileiro inicia a oferta de cursos técnicos por correspondência – aluno recebia cartilhas e manuais via correio e devolvia as lições respondidas pelo mesmo veículo.
  • Comunicação e tele-aulas via satélite

    Comunicação e tele-aulas via satélite
    Saci (Sistema Avançado de Telecomunicação Interdisciplinares) criou um sistema de tele-educação por satélite. É constituída a Fundação Padre Anchieta, com objetivo de oferecer atividades culturais e educativas por meio do rádio e da televisão. As transmissões foram ao ar em 1969 e atualmente, a Fundação é mantenedora da TV Cultura. Ainda neste ano, a Feplam (Fundação Educacional Padre Landell de Moura) promovia educação de adultos à distância no Rio Grande do Sul.
  • Telecurso 2º Grau

    Telecurso 2º Grau
    Criado com uma parceria entre a Fundação Padre Anchieta e a Fundação Roberto Marinho tinha como objetivo ofertar educação supletiva e a distância. As aulas eram transmitidas pelo rádio e os fascículos com material de apoio e complementar eram distribuídos às bancas de jornais
  • Computador e mídias de armazenamento

    Computador e mídias de armazenamento
    Uso do computador stand alone ou em rede local nas universidades e de mídias de armazenamento (vídeo-aulas, disquetes, CD-ROM, etc.) como meios complementares.
  • Teleconferências

    Teleconferências
    Uso intensivo de teleconferências (cursos “via” satélite) em programas de capacitação a distância.
  • Internet

    Internet
    Início da oferta de especialização a distância, via Internet, em universidades públicas e particulares.
  • cursos superiores na modalidade EAD

    Fortalecimento da oferta de cursos de extensão acadêmica foi feita a solicitação ao MEC da autorização para oferta de cursos superiores na modalidade EAD. Dois projetos pedagógicos de curso foram enviados, Administração Pública e Administração em Agronegócio, com parte do material didático a ser utilizado já pronto e testado.
  • UAB

    UAB
    Criação da Universidade Aberta do Brasil, sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior por meio do uso da metodologia da educação a distância.