Marcos Importantes para a Saúde Publica no Brasil

  • Period: 1500 to

    Saúde no periodo Brasil Colônia

    Neste período, somente os nobres e colonos brancos tinham acesso a saúde, encontrada nos médicos particulares e nos remédios disponíveis. As chamadas "Santas Casas de Misericórdia", criadas pelos religiosos, atendia o restante da população, porém ficava a mercê de ajuda e doações, vivendo sempre na miséria e sem tratamentos.
  • Saúde na Independência

    A partir da independência, D. Pedro I fez as primeiras mudanças significativas para melhorar a saúde do povo. Transformou escolas em faculdades, para a formação de médicos. Criou orgãos e medidas para a higiene publica e encaminhou médicos para trabalhar nas Santas Casas. Mas tudo isso não foi muito efetivo e teve o objetivo maior de autopromoção.
  • Period: to

    Reformas Urbanas e Sanitárias

    Mais voltados para grandes cidades e áreas portuarias.
  • Revolta da Vacina

    O governo obrigou toda a população a se vacinar contra a Variola. Onde também houve interesse econômico pois o bom andamento da produção dependia das boas condições de saúde dos operários.
  • Criação do Ministério da Saúde

    No período Getulista o Brasil já havia visto algumas melhoras e investimentos na Saúde. A atuação passou a ser mais centralizada e focada no tratamento das epidemias e endemias, porém ainda com verbas enxutas e com muitas deficiências no acesso a população. Com a criação do Ministério a população rural foi atendida já que nas cidades a saúde era voltada para os trabalhadores de carteira assinada
  • Golpe de 1964

    Com o início da ditadura, a verba voltou a ser redirecionada para a segurança e portando a saúde foi deixada de lado, voltando a piorar mais ainda a situação popular.
  • 8 Conferência de Saúde em 1986

    Propôs mudança no direito universal da saúde e com melhores condições de vida. Ajudando também na constituição de 1988
  • Criação do SUS

    O Sistema Único de Saúde trouxe (mesmo ainda existindo o setor privado) acesso a saúde gratuitamente, focalizando na população mais pobre, criando programas importantes para o auxilio e manutenção da saúde pela sociedade mais carente.