Linha do tempo - Unidade II

  • Period: to

    Constituição Federal

    Determina que o Estado promova a integração social do adolescente com deficiência
  • Period: to

    Lei de Cotas

    Estabelece a obrigatoriedade de as empresas com cem ou mais
    empregados preencherem de dois a cinco por cento de seus quadros com beneficiários reabilitados e pessoas com deficiência
  • Period: to

    Decreto 3.298/99

    Impõe que o aluno com deficiência tenha
    acesso à educação profissional a fim de obter habilitação profissional que lhe proporcione oportunidades de acesso ao mercado de trabalho
  • Period: to

    Lei 10.097/2000 alterou o texto da CLT

    Os programas de aprendizagem profissional devem garantir o atendimento às necessidades dos adolescentes e jovens do campo e dos centros urbanos que, por suas especificidades ou exposição a situações de maior vulnerabilidade social, particularmente no que se refere às dimensões de gênero, raça, etnia, orientação sexual e deficiência, exijam um tratamento diferenciado no mercado de trabalho.
  • Period: to

    Lei 11.788/2008

    Incorporou outra especificidade quando estabeleceu que o prazo máximo de dois anos do contrato de aprendizagem não se aplica às pessoas com deficiência. Com essa exceção, buscou-se contemplar aquelas pessoas que, em razão da natureza e severidade de suas deficiências, necessitam de um tempo ampliado para incorporar os conhecimentos técnicos e as habilidades sociais exigidos pelo mercado laboral, bem como para a eliminação de obstáculos presentes nas empresas e no entorno social.
  • Period: to

    Lei 12.470, de 31 de agosto de 2011

    Trouxe novas perspectivas de acesso ao mercado de trabalho dos favorecidos pelo Benefício da Prestação Continuada – BPC.
    - Projetos/ Eventos NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) IFRS campus Osório:
    * Chá Literário
    * Música e Memória
    * Matemática e Memória
    * Exposição Cinematográfica
  • Period: to

    Instrução Normativa n.º 97 do Ministério do Trabalho e Emprego

    Orienta que o tempo adicional seja fundamentado em aspectos relacionados à deficiência, vedada em qualquer caso a contratação de pessoa com deficiência na qualidade de aprendiz por prazo indeterminado.
    - Portaria do MTE nº 723/2012: A aprendizagem busca não apenas a aquisição de conhecimentos técnicos, mas também o desenvolvimento social da pessoa na qualidade de trabalhador e cidadão.
    - Projetos/ Eventos NAPNE IFRS campus Osório:
    *Curso de Libras
    *Compartilhando Vivências Inclusivas