modos de produção

Timeline created by marceloreisrodrigues05
  • AD 1

    Primitivo

    O modo de produção primitivo começou a partir do momento em que o homem virou nômade e começou a plantar e colher alimentos, e caçar animais. Não havia propriedade privada todas propriedades e bens eram divididos, era coletivo.
  • 2

    Escravista

    Aqui começou a propriedade privada, e os senhores (homens mais afortunados) eram donos dos escravos. A partir desse modo de produção que se criou o Estado, órgão que garantiria o bem-estar, ordem, justiça e manutenção dos direitos dos proprietários de terras.
  • 3

    Asiático

    Civilizações como Egito e mesopotâmia contaram com esse modo na antiguidade. Era um estado forte, onde todos os bens e meios de produção eram do estado, e quem comandava era o rei. imperador etc. Submetia a sociedade inteira ao seu poder.
  • 4

    Feudal

    Ele predominou na Europa ocidental, entre os séculos V e XVI. Esse modo foi marcado pela relação entre senhores e servos. Os cervos diferente dos escravos,tinham direitos, eles podiam ter uma parte do terreno cedida pelo senhor para o cultivo de alimentos e para sua família morar, em troca ele pagava impostos para o senhor e trabalhava para ele também. Os senhores feudais tinham uma independência do estado, assim eles possuíam seu próprio exército.
  • 5

    Capitalista

    É um sistema que é produtivo com o intuito de lucrar, ele substituiu o sistema feudal. nele há propriedade privada, e existe uma burocracia que garante que o bem é seu. No capitalismo todo trabalho é recompensado com dinheiro, em trabalhos que exigem mais estudo o trabalhador daquela profissão ganha mais em relação a outra profissão que exige menos tempo de estudo.