República no Brasil

  • Period: to

    República Velha

    República Velha compreende o período entre os anos de 1889 e 1930, quando a elite cafeeira paulistana e mineira revezava o cargo da presidência da República movida por seus interesses políticos e econômicos.
  • Proclamação da República

    Proclamação da República
    A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Manuel Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país. Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Faziam parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como presidente da república e
  • Governo de Marechal Deodoro da Fonseca - 1889-1891

    Governo de Marechal Deodoro da Fonseca - 1889-1891
    O presidente formulou a primeira constituição republicana e formou o Congresso Nacional Constituinte, exatamente um ano depois da proclamação da República. A nova constituição foi aprovada e no dia 25 de fevereiro de 1891 Deodoro é eleito presidente do Brasil pelo colégio eleitoral, formado por senadores e deputados federais. Ao mesmo tempo, o Marechal Floriano Peixoto foi eleito vice-presidente da república, terminando assim o Governo Provisório.
  • Governo de Floriano Peixoto - 1891-1894

    Governo de Floriano Peixoto - 1891-1894
    Floriano Peixoto foi o vice de Deodoro da Fonseca e assumiu a presidência após a renúncia deste. Floriano recebeu o apoio de militares florianistas e de oligarquias estaduais antideodoristas. O presidente achou necessário governar pela força devido aos inúmeros problemas enfrentados pela nação e ganhou com isso o apelido de "Marechal de Ferro". Floriano enfrentou protestos da oposição que não o aceitava como presidente. Esta queria a convocação de novas eleições. Tal atitude tinha uma explicaç
  • Period: to

    República Nova

    O período de 1930 até 1964 foi um período muito conturbado da política brasileira. O que se pode perceber é a constante presença das forças militares nacionais na política, ora apoiando golpes de estado, ora apoiando governos democráticos. Na economia, ocorreu uma intensa participação do Estado, que com o auxílio do capital estrangeiro e nacional provocou a industrialização do país.