História Geral

Timeline created by manuzinha2503
In History
  • Assembleia dos Estados Gerais

    Assembleia dos Estados Gerais
    Instituição parlamentar que tinha a participação dos três estados. Ela apresentava um sistema de votação, o qual era feito pela ordem, ela favoreceu os interesses da burguesia, e apresentou uma grande participação popular, que demonstraram seu descontentamento pela primeira vez.
  • Liberdade, igualdade e fraternidade

    Liberdade, igualdade e fraternidade
    A Revolução Francesa baseava-se nesse ideais, os quais significavam: liberdade, ter o livre arbítrio, igualdade, ausência de diferentes entre o povo e fraternidade, apresentar uma boa relação com os homens.
  • Divisão da população

    Divisão da população
    Nesse ano a população estava dividida em: clero,nobreza e o resto da população.
  • Causas da Revolução Francesa

    Causas da Revolução Francesa
    A França estava em uma crise econômica que deixou a população francesa em uma completa miséria.A população do terceiro estado sustentava o governo pagando os impostos (apenas eles pagavam)e a partir disso eles passam a reivindicar a igualdade, acabando com os privilégio da nobreza e do clero, e combatendo o absolutismo.
  • Instalação da Assembleia Nacional Constituinte

    Instalação da Assembleia Nacional Constituinte
    A Assembleia foi convocada pelo Terceiro Estado, o qual buscava a formulação da primeira Constituição da França.
  • Tomada da Bastilha

    Tomada da Bastilha
    Uma multidão invadiu e e tomou a prisão de Bastilha, a qual era o símbolo do poder absoluto do rei. Os os revolucionários libertaram presos políticos, os quais eram inimigos da monarquia e com isso o rei reconhece a legitimidade da Assembleia Nacional Constituinte.
  • Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão

    Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão
    É um documento o qual, apresenta ideais iluministas, as quais são:liberdade e igualdade dos cidadãos, direito a propriedade individual, direito de resistência política e liberdade de pensamento e opinião, entre outros.
  • Aprovação da Constituição

    Aprovação da Constituição
    É aprovada a Constituição, a qual apresenta a divisão em três poderes, sendo eles o legislativo, executivo e judiciário. A França passa a ser uma Monarquia Constitucional
  • Convenção Nacional

    Convenção Nacional
    Tomada do poder pelas camadas populares, ela teria a função de escrever uma nova carta constitucional.As camadas populares eram divididas em: girondinos, representantes da alta burguesia, os quais temiam que os populares tomassem o controle da revolução, os jacobinos, representantes da pequena e média burguesia e do proletariado, os quais defendiam posições radicais, como a condenação do rei à morte e a planície, que era a burguesia do centro .
  • Execução de Luis XVI

    Execução de Luis XVI
    O rei conspira contra a revolução, ele foge da França e é preso, acusado de conspiração contra a Constituição, e é executado.
  • Convenção Jacobina

    Convenção Jacobina
    A execução de Luis XVI, gerou uma revolta dos girondinos e reorganização das forças que defendiam o absolutismo. Nesse período ocorre a ditadura dos jacobinos, iniciando um período de terror, no qual milhares de franceses foram mortos.Os jacobinos adotam medidas como:o aumento de impostos para os mais ricos e a abolição da escravidão nas colônias.
  • Proclamação da República

    Proclamação da República
    Nesse ano ocorreu a Proclamação da República, a qual a Assembleia foi dissolvida e houve a criação da Convenção Nacional, que apresentava uma nova Constituição para a França, que tinha caráter republicano.
  • Governo Diretório

    Governo Diretório
    Girondinos e o grupo da planície se juntaram contra o governo jacobino, dando fim ao período de terror criados pelos jacobinos.Como estava com diferentes grupos políticos no poder, a população voltou a sofreu e percebeu que a Revolução não estava trabalhando pelos interesses do povo.
  • Consulado

    Apresenta três cônsules,com mandatos de dez anos, no qual eles restabelecem o sufrágio universal, para todos os homens maiores de idade. Apresenta também uma nova constituição, a qual foi submetida a um plebiscito, dando ao povo o direito da participação política.
  • Golpe de 18 de Brumário

    Golpe de 18 de Brumário
    A França precisava de um governo estável. Assim Napoleão Bonaparte, o qual vinha da burguesia e que vinha ganhando o apoio da população, deflaga um Golpe de Estado e dissolve o Diretório, estabelecendo um novo tipo de governo, o Consulado, acabando com o ciclo revolucionário.
  • Consulado Vitalício

    Senado propõe um plebiscito para tornar o consulado vitalício, ou seja, ser cônsul até morrer.A população está participando da discussão política.Napoleão se torna cônsul vitalício.Foram feitas diversas reformas nesse período, como a judiciária, propondo o Código Civil, o qual garantia o direito à propriedade e consolidação das ideias burguesas, como a educacional, que criou os Liceus, escolas destinadas aos filhos dos burgueses..
  • Império Napoleônico

    A república deixa de existir e passa a ser império, resgatando o ideal francês,porém Napoleão não pode ser rei pois não é nobre, assim ele se torna imperador da França.Nesse período o clero e a igreja eram subordinados à ele.
  • Bloqueio Continental

    Bloqueio Continental
    Napoleão estava tentando conquistar a Inglaterra por meio militar, porém percebeu que não ia conseguir invadir com suas tropas.Assim ele faz o Bloqueio Continental impedindo a importação e exportação de produtos ingleses.Seu objetivo era isolar a Inglaterra e sufocá-la economicamente, pois assim a população não teria alimento e nem dinheiro.
  • Declínio do Império Napoleônico

    Acordo de Fontainebleau, Napoleão é forçado a abdicar o trono, ele é preso na ilha de Elba,restaurando a monarquia Bourbon na França.
  • Governo de Cem Dias

    Governo de Cem Dias
    A população estava insatisfeita com a monarquia restabelecida.Napoleão foge da ilha de Elba e marcha sobre Paris, aclamado pela população e pelo exército.Ele retoma o poder, criando um ato adicional, limitando o poder.
  • Ilha de Santa Helena

    Ilha de Santa Helena
    Napoleão é novamente deposto e é exilado e preso na Ilha de Santa Helena
  • Congresso de Viena

    Congresso de Viena
    Conferência realizada entre as potências europeias para redesenhar o mapa político europeu, após a derrota da França Napoleônica.
  • França 1830

    França 1830
    Retirada da família Bourbon do poder e ascensão de Felipe D'orleans, através da burguesia e do povo. O rei concede privilégios para a burguesia e prejudica o povo, esquecendo que o povo o auxiliou na chegada do poder, causando assim, revolta e a retirada de Felipe do trono.
  • França 1840

    França 1840
    Ocorre as eleições francesas, dividida em uma parte que quer retomar o absolutismo e a outra que pensa que o socialismo é a solução. Surge o nome de Luis Bonaparte, sobrinho de Napoleão. Luis é eleito.
  • Ocupação da Ásia

    Ocupação da Ásia
    Na China ocorre, a Guerra do Ópio em 1840, que era a imposição da venda do ópio na China. Na Índia, ocorre a Guerra dos Cidaios, a qual foi o confronto entre mercenários e ingleses.
  • Primavera dos Povos 1848

    Primavera dos Povos 1848
    Lutas populares, que visavam a participação do povo na política.
  • Estados Unidos no século XIX

    Estados Unidos no século XIX
    Expansão do leste para o oeste, comprando e conquistando territórios. Apresentavam justificativa divina para a expansão no Destino Manifesto. Ocorreu a Guerra Civil Americana, a porção norte era antiescravista e a sul escravista. Abraham Lincon em 1860 é eleito a presidente e apresenta proposta abolicionista. As consequências da guerra foram: a abolição da escravidão, a morte de Lincon por um sulista, os indígenas são dizimados ou excluídos da sociedade e os negros vão ser segregados.
  • Unificação da Itália

    Unificação da Itália
    Os italianos nacionalistas querem ressurgir a Itália do Império Romano Teve apoio de Giusepe Garibaldi, anarquista e também dos mil camisas vermelhas. Ocorre a anexação dos Estados Papais. Agora que a Itália está unificada . é preciso construir uma cultura para os italianos.
  • Unificação da Alemanha

    Unificação da Alemanha
    População quer a unificação. Tem Otto Von Bismark como líder. Ocorrem choques contra os ducados, contra a Áustria e com a França. Teve como consequências: Kultur Kampf, que era a luta para fazer uma cultura alemã, o Welt Politik, expansão política e a Comuna de Paris.
  • Imperialismo

    Imperialismo
    Projeto de domínio político, social, econômico e cultural de um país sobre o outro. Necessidade de novas matérias primas e mais mercados. Desejo dos países europeus em buscar novas possibilidades econômicas.
  • Partilha da África

    Partilha da África
    Divisão do território africano entre as potências europeias, como Inglaterra, França e Alemanha. Com a divisão da África, houve a submissão das populações africanas, imposição da "civilização", cristianização, costumes e a exploração de matérias primas, como carvão, petróleo e ouro.
  • Primeira Guerra Mundial

    Primeira Guerra Mundial
    Teve início com a morte de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco. O Reino Unido declarou guerra a Alemanha. As alianças eram: Tríplice Aliança Alemanha, Austro-Hungria e Itália (que muda de lado depois) e Tríplice Entente Inglaterra, França e Império Russo.
    Apresentou duas fases: a de movimento, a qual foi o movimento inicial de 1914-1915 e a fase de trincheira, a qual era estática e pautada no enfraquecimento do inimigo do ano 1916-1918.
  • Revolução Russa

    Revolução Russa
    A população estava insatisfeita com os Czares devido ao modelo agrário feudal, a fome e a pobreza. Assim, quando os Czarismo caiu, os mencheviques (minoria que defendia o desenvolvimento do capitalismo e depois a revolução socialista) que entraram no poder.
    Após, ocorreu a Revolução Bolchevique (defendiam a revolução imediata). Essa revolução ocorreu pela luta interna entre mencheviques e bolcheviques, nela ocorreu a tomada do poder pelos sovietes (trabalhadores) e o início da guerra civil.
  • Governo Lênin

    Governo Lênin
    Introdução da NEP (Nova Política Econômica), a qual utilizava o capitalismo para reorganizar a economia russa para depois acabar com o Estado e a implantar o socialismo.
    Reestruturação econômica e política, apresentou a criação do Partido Comunista Russo (PCR) e a unificação política econômica com repúblicas próximas.