Revolução russa

Revolução Russa

  • Socialismo na Rússia

    Socialismo na Rússia
    Intelectuais e operários russos organizaram agrupamentos políticos e em 1898, formaram o POSDR que foi duramente perseguido e desmantelado pela polícia do czar. Seus principais líderes, Vladimir Ulianov, Lênin, Bronstein e Trotsky voltaram a se organizar no exterior. Divergências internas dentro do POSDR ficaram evidentes num Congresso desse partido em 1903. A maioria dos presentes votou nas teses de Lênin e foram chamados de bolcheviques, já seus opositores ficaram conhecidos como mencheviques.
  • Domingo Sangrento

    Domingo Sangrento
    Os efeitos da guerra da Rússia contra o Japão fizeram com que operários em greve e suas famílias caminhassem em direção ao Palácio de Inverno com um abaixo-assinado para ser entregue ao czar, só que a carta nunca chegou as suas mãos pois ele mandou que seus soldados atirassem contra a multidão, muitos manifestantes foram mortos e milhares ficaram feridos, o episódio ficou conhecido como Domingo Sangrento
  • Processo Revolucionário

    Processo Revolucionário
    O povo culpava o czar pela permanência da Rússia na Primeira Grande Guerra. Em 23 de fevereiro de 1917, tecelãs e operários marcharam em direção a sede do governo e com o apoio de soldados, o povo invadiu o Palácio de Inverno e pôs fim ao czarismo na Rússia. O poder foi transferido para o Parlamento e foi formado um governo provisório.
  • Governo Provisório

    Governo Provisório
    O governo provisório procurou diminuir a insatisfação popular, porém, declarou que a Rússia continuaria na guerra. O líder bolchevique, Lênin, após seu retorno à Rússia em abril de 1917, passou a defender a derrubada do governo provisório, a retirada da Rússia da guerra e a repartição das terras entre os camponeses. Com as ideias de Lênin fortalecidas,em 24 de outubro de 1917, os bolcheviques liderados por Lênin e Trotsky ocuparam o Palácio de Inverno e assumiram o poder sob liderança de Lênin.
  • Guerra Civil - 1918 a 1921

    Guerra Civil - 1918 a 1921
    Lênin tomou várias medidas de grande repercussão social. Essas medidas provocaram a reação de monarquistas, mencheviques, liberais que com ajuda de potências capitalistas formaram o Exército Branco. Com o objetivo de defender a Revolução os bolcheviques organizaram o Exército Vermelho e radicalizaram suas posições e, assim teve início a guerra civil. A vitória coube aos bolcheviques, porém, ao final da guerra, a economia se encontrava arrasada e o povo russo, esgotado e empobrecido.
  • Formação da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)

    Formação da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas)
    No período pós-guerra civil, implantou-se uma ditadura do Partido Comunista: Autoridades tomavam decisões sem consulta do povo, liberdade de imprensa foi suprimida e sovietes perderam sua autonomia. Em dezembro de 1922, grande congresso reunindo diferentes povos russos fundou a URSS. Formou-se, assim, um governo composto de vários representantes, sendo a Rússia a principal. O poder do Estado foi se agigantando e com a ascensão de Josef Stalin como secretário-geral do Partido cresceu ainda mais.
  • Disputa entre Trotsky e Stalin

    Disputa entre Trotsky e Stalin
    Com a morte de Lênin em 1924, acirraram-se as disputas pelo poder principalmente entre Trotsky e Stalin. Segundo Trotsky, a única forma de impedir a destruição da União Soviética, era estendendo a revolução socialista a outros países. Já Stalin, pensava que primeiro era necessário consolidar o socialismo na União Soviética para depois poder ajudar a fazer a revolução socialista em outros países. Por meio de manobras políticas, Stalin expulsou Trotsky do país e posteriormente mandou assassiná-lo.
  • O governo de Stalin (1927-1953)

    O governo de Stalin (1927-1953)
    O governo stalinista obrigou milhões de camponeses a entregar suas terras ao Estado. Nessas terras, implantou fazendas estatais e cooperativas cujos membros eram donos da produção mas não da terra. Por volta de 1935, os camponeses não tinham estímulo para trabalhar, o que derrubou a produção agrícola e causou sucessivas crises de fome. Já no setor industrial e educacional, o Estado investiu nas indústrias de base e combateu o analfabetismo. O resultado foi um crescimento econômico significativo.