Ead

A Evolução da Educação a Distância no Brasil e no mundo

  • Formação Profissional nos Anos 30

    Formação Profissional nos Anos 30
    A história da educação a distância no Brasil esteve sempre ligada à formação profissional, capacitando pessoas ao exercício de certas atividades ou ao domínio de determinadas habilidades, sempre motivadas por questões de mercado.
    A partir dos anos 30, as políticas públicas viram na Educação a Distaância uma forma de atingir uma grande massa de analfabetos sem permitir que houvesse grandes reflexões sobre questões sociais.
  • Instituto Rádio-Técnico Monitor

    Instituto Rádio-Técnico Monitor
    Recurso para a formação profissional na época.
  • Ensino por Correspondência

    Ensino por Correspondência
    Com o estabelecimento do Estado Novo, em 1937, a educação passou a ter o papel de “adestrar” o profissional para o exercício de trabalhos essenciais à modernização administrativa. Dentro deste contexto de formação profissional, surgem o Instituto Rádio-Técnico Monitor em 1939, e o Instituto Universal Brasileiro, em 1941.
  • A Televisão no Brasil

    A Televisão no Brasil
    A implantação da televisão no Brasil, nos anos 50, que possibilitou o desenvolvimento de idéias relacionadas ao uso deste novo meio de comunicação na educação
  • CAPES

    CAPES
    Criação da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES) faz experimentos de formação de professores do interior do país através da implementação da Pós- Graduação Experimental a Distância. A Campanha Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (atual Capes) foi criada em 11 de julho de 1951, pelo Decreto nº 29.741.
  • Marshall Mcluhan

    Marshall Mcluhan
    Herbert Marshall McLuhan foi um destacado educador, intelectual, filósofo e teórico da comunicação canadense. Conhecido por vislumbrar a Internet quase trinta anos antes de ser inventada. Acreditava que a universalização dos meios eletrônicos faria do mundo uma grande sala de aula sem paredes.
  • Educação brasileira em 1970

    Educação brasileira em 1970
    Ensino centrado nos Alunos, atribuindo ao professor, cada vez mais, o papel de gestor das atividades de sala de aula, em vez de centralizador do processo educativo.
  • Associação Brasileira de Teleducação

    Associação Brasileira de Teleducação
    Na década de 70, a Educação a Distância começa a ser usada na capacitação de professores através da Associação Brasileira de Teleducação (ABT) e o MEC, através dos Seminários Brasileiros de Tecnologia Educacional.
  • Projeto Sistema Avançado de Comunicações Interdisciplinares (SACI)

    Projeto Sistema Avançado de Comunicações Interdisciplinares (SACI)
    Ainda no contexto do rádio, é criado em 1973 o Projeto Minerva, que disponibilizou cursos para pessoas com baixo poder aquisitivo. Na mesma época surge o Projeto Sistema Avançado de Comunicações Interdisciplinares (SACI) que, dentro de uma perspectiva de uso de satélites, chegou a atender 16.000 alunos entre os anos de 1973 e 1974.
  • MOBRAL-Movimento Brasileiro de Alfabetização

    MOBRAL-Movimento Brasileiro de Alfabetização
    Criação da Fundação Centro Brasileiro de Televisão Educativa (FCTVE), utilizando programas de televisão no projeto Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL).
  • Börje Holmberg

    Börje Holmberg
    Börje Holmberg (PhD) Professor Emeritus of Distance Education - Metodologia em Fernuniversität , Alemanha nasceu 1924 em Malmo , na Suécia. Holmberg passou muitos anos na pesquisa em educação a distância e é um autor de educação a distância. Ele publicou livros , artigos , contribuiu para diversos periódicos acadêmicos e projetado e desenvolvido cursos de educação a distância.
  • García Aretio

    García Aretio
    O diretor da Cátedra UNESCO em Educação a Distância da Universidade Nacional Aberta apresenta esta obra que é abordada em um modo de aprendizagem com as teorias científicas de som, recursos, métodos e tecnologias contexto de educação a distância da própria sociedade digital em que vivemos.
  • Canal Futura

    Canal Futura
    Iniciativa de empresas privadas para a criação de um canal com programas exclusivamente educativos.
  • Quatro Pilares da Educação

    Quatro Pilares da Educação
    Na Conferência Mundial de Educação para Todos, coordenada por Jacques Delors, realizada em Jomtien, na Tailândia, em 1990, foram definidos quatro pilares da educação, que deveriam ser a meta para o desenvolvimento educacional em todos os países signatários de seus documentos. Esses pilares são:
    Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a viver com os outros; Aprender a ser.
  • Jacques Delors

    Jacques Delors
    Líder da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, ex presidente da Comissão Européia.
  • Constituição Internacional sobre Educação para o século XXI pela UNESCO

    Constituição Internacional sobre Educação para o século XXI pela UNESCO
    Comissão com a responsabilidade de definir a missão dos educadores e do ensino de maneira geral na passagem do milênio.
  • Projeto TVEscola

    Projeto TVEscola
    Nessa mesma década, surge o projeto “Um Salto para o Futuro” que objetivava o aperfeiçoamento de professores das séries iniciais. Em 1995, também é criada a Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC) que desenvolveu e implantou, em 2000, um curso a distância vinculado ao Projeto TV Escola, também objetivando a formação de professores.
  • Criação do Sistema UAB

    Criação do Sistema UAB
    O Sistema UAB foi instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, para "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apóia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação.
  • Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica

    Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica
    A Capes assume então as disposições do decreto, por meio da criação de duas novas diretorias, de Educação Básica Presencial (DEB) e de Educação a Distância (DED). As ações coordenadas pela agência culminaram com o lançamento do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica.
  • EAD hoje

    EAD hoje
    A cada dia, a modalidade de ensino a distância alcança mais espaços devido as TICs, bem como recursos técnológicos para uma metodologia mais eficiente, a fim de atender as necessidades dos alunos, os quais acompanham a evolução das tecnologias, com isso, o professor tende a proporcionar um ensino motivador, capaz de estimular seus alunos a ingressarem e concluirem seus estudos de forma dinâmica e eficaz.