DOCUMENTOS INTERNACIONAIS E SUA INFLUÊNCIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL DO BRASIL

  • Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH)

    Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH)
    A educação como um direito universal, o qual foi consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), em 1948 pela Organização das Nações Unidas (ONU).
  • Garantir o direito a educação à todos

    Garantir o direito a educação à todos
    A ONU em 1959, reitera a DUDH com a proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (DDC), que vem garantir às crianças, como sujeitos de direitos, a educação gratuita e compulsória no grau primário
  • Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes (DDPD)

    Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes (DDPD)
    Em 09 de dezembro de 1975, a ONU, aprova a Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes (DDPD), dispondo sobre o direito a tratamento médico, psicológico e fundamental.
  • O Brasil passa a considerar a educação como um direito social

    O Brasil passa a considerar a educação como um direito social
    Foi somente em 1988, com a promulgação da Constituição Federal que a Educação Fundamental passa a ser garantida como um direito de todos, sendo dever do Estado prestar esse direito social.
  • Lei nº 7.853/89

    Lei nº 7.853/89
    foi criada a Lei nº 7.853/89 que dispõe sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência e a sua integração social, sob a Coordenadoria para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência (CORDE)
  • Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Lei 8.069

    Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) Lei 8.069
    No ano de 1990, é estabelecida a Lei 8.069, referente ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que retoma as diretrizes da Constituição de 1988, quanto à oferta do ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que não tiveram acesso na idade própria.
  • Declaração de Salamanca

    Declaração de Salamanca
    A UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization), braço direito da ONU, realizou 1994, uma Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais em Salamanca na Espanha.
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 – LDB,

    Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 – LDB,
    Foi criada no Brasila Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96 – LDB, a qual declara que é de responsabilidade dos municípios brasileiros a universalização da educação para os cidadãos de zero a quatorze anos, e a Educação Especial se torna uma modalidade de ensino.
  • Organização dos Estados Americanos (OEA)

    Organização dos Estados Americanos (OEA)
    Organização dos Estados Americanos (OEA) adota, em 1999, a Convenção Interamericana para a Eliminação de todas as formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência.
  • Em 2000, leis de nº 10.048/00 e 10.098/00

    Em 2000, leis de nº 10.048/00 e 10.098/00
    Foram outorgadas no Brasil as leis de nº 10.048/00 e 10.098/00 que estabelecem as normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
  • A Resolução CNE/CEB nº 02/2001

    A Resolução CNE/CEB nº 02/2001
    A Resolução CNE/CEB nº 02/2001 instituiu as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, manifestando o compromisso do país com “o desafio de construir coletivamente as condições para atender bem à diversidade de seus alunos”.
  • Resolução CNE/CP nº 1/2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica

    Resolução CNE/CP nº 1/2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica
    Define que as instituições de ensino superior devem prever, em sua organização curricular, formação docente voltada para a atenção à diversidade e que contemple conhecimentos sobre as especificidades dos alunos com necessidades educacionais especiais.
  • MEC implementa o Programa Educação Inclusiva

    MEC implementa o Programa Educação Inclusiva
    Com direito à diversidade, com vistas a apoiar a transformação dos sistemas de ensino em sistemas educacionais inclusivos.
  • Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S)

    Núcleos de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S)
    Todos os estados e no Distrito Federal, são organizados centros de referência na área das altas habilidades/superdotação para o atendimento educacional especializado, para a orientação às famílias e a formação continuada dos professores, constituindo a organização da política de Educação Inclusiva de forma a garantir esse atendimento aos alunos da rede pública.
  • Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência que aconteceu em 2006 em New York nos EUA.

    Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência que aconteceu em 2006 em New York nos EUA.
    Ela contempla mais de 30 artigos que ratificam os direitos humanos e incorporam as necessidades das pessoas com deficiência como grupo vulnerável, a fim de assegurar igualdade de oportunidades com uma participação mais efetiva na sociedade.
  • Em 2007, e lançado o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE),

    Em 2007, e lançado o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE),
    reafirmado pela Agenda Social, tendo como eixos a formação de professores para a Educação Especial, a implantação de salas de recursos multifuncionais, a acessibilidade arquitetônica dos prédios escolares, acesso e a permanência das pessoas com deficiência no ensino superior.