O papel da inteligencia artificial 1 1 1536x864 1 1120x500

Evolução da Inteligência Artificial - IA

  • Evolução da Inteligência Artificial - IA ao longo do tempo.

    Evolução da Inteligência Artificial - IA ao longo do tempo.
    Você sabe de onde surgiu a Inteligência Artificial? A história da Inteligência Artificial aborda acontecimentos que geraram grande repercussão. Além destes acontecimentos, a IA toma como base diversas áreas do conhecimento para formar as suas principais características, tal como as primeiras definições de um agente inteligente.
    A evolução da inteligência artificial é constante e cada vez mais acelerada. Os seres humanos poderão ser superados? Até onde iremos?
  • Primórdios da IA - Neurônio artificial.

    Primórdios da IA - Neurônio artificial.
    Nos primórdios da IA acontecem em meados do ano de 1943, quando Warren McCulloch e Walter Pitts desenvolvem um artefato para funcionar como um modelo de neurônio artificial. O modelo desenvolvido se utilizava de chaves ligado/desligado para ativar os neurônios e transmitir informações aos neurônios vizinhos.
  • Primórdios da IA -ENIAC, o primeiro computador do mundo

    Primórdios da IA -ENIAC, o primeiro computador do mundo
    Em 14 de fevereiro (1946). os pesquisadores norte-americanos John Eckert e John Mauchly, da Electronic Control Company, revelavam ao mundo o primeiro computador eletrônico digital de larga escala, também conhecido como Electronic Numerical Integrator And Computer (Computador e Integrador Numérico Eletrônico) ou apenas ENIAC para os mais íntimos.
  • Primórdios da IA - Máquinas podem pensar.

    Primórdios  da IA - Máquinas podem pensar.
    Edmund Berkeley publicou Giant Brains: Or Machines That Think em 1949, que destacou como as máquinas se tornaram hábeis em lidar efetivamente com grandes seções de informação. O livro também comparou a capacidade dessas máquinas com a do cérebro humano e concluiu que as máquinas “podem pensar”.
  • Primórdios da IA - Teste de Turing.

    Primórdios  da IA - Teste de Turing.
    Em 1950, Alan Turing também publicou seu artigo chamado “Computing Machinery and Intelligence”, que postulava sobre os conceitos de inteligência artificial e o Teste de Turing, além de definir modelos matemáticos para a resolução de problemas, a chamada “Máquina de Turing” (TURING, 1950).
  • Primórdios da IA - Playing Chess.

    Primórdios  da IA - Playing Chess.
    Em 1950, Claude Shannon publicou “Programming a Computer for Playing Chess” como o primeiro artigo sobre a criação de um computador para jogar xadrez. Matemático, engenheiro elétrico e criptógrafo americano, Shannon é conhecido como o pai da teoria da informação.
  • Primórdios da IA - SNARC.

    Primórdios  da IA - SNARC.
    Em 1951, Marvins Minsky e Dean Edmonds, dois pesquisadores na área de matemática e física, respectivamente, pesquisaram conceitos relacionados à inteligência artificial e desenvolveram o SNARC, um computador que envolvia conceitos de redes neurais, baseado na Máquina de Turing.
  • Primórdios da IA - Jogo de Damas.

    Primórdios  da IA - Jogo de Damas.
    Em 1952, Arthur Samuels desenvolveu o primeiro programa de computador para jogar damas e o primeiro computador a aprender por conta própria. Este é o primeiro programa com a capacidade de competir contra jogadores humanos no jogo de Damas.
  • Nascimento da IA - Logic Theorist.

    Nascimento da IA - Logic Theorist.
    Ainda no evento em 1956, Allen Newell e Herbert Simon apresentaram o Logic Theorist, um programa de raciocínio capaz de examinar e provar teoremas matemáticos. O Logic Theorist fez sucesso no evento, e chegou a comprovar teoremas matemáticos com maior precisão do que os livros base.
  • Nascimento da IA - Conferência em Dartmouth College.

    Nascimento da IA - Conferência em Dartmouth College.
    Em 1956, o termo inteligência artificial foi citado pela primeira vez por John McCarthy, quando ele realizou a primeira conferência acadêmica sobre o assunto em Dartmouth College. O evento teve duração aproximada de dois meses, contando com cerca de 10 pesquisadores relacionados à área, e os participantes puderam compartilhar sobre suas descobertas, suas experiências, entre outras atividades.
  • Grandes expectativas em IA - Perceptron.

    Grandes expectativas em  IA - Perceptron.
    Em 1957 Frank Rosenblatt desenvolve o Perceptron. Uma rede neural artificial inicial que permite o reconhecimento de padrões com base em uma rede de aprendizado de computador de duas camadas.
  • Grandes expectativas em IA - GPS, General Problem Solver

    Grandes expectativas em  IA - GPS, General Problem Solver
    O General Problem Solver, ou Solucionador de problemas gerais, foi um programa de computador criado em 1957 por Herbert Simon, J. C. Shaw e Allen Newell destinado a funcionar como uma máquina universal de solucionar problemas. Qualquer problema simbólico formalizado poderia ser resolvido, em princípio, pelo GPS.
  • Grandes expectativas em IA - LISP.

    Grandes expectativas em IA - LISP.
    Em 1958, John McCarthy desenvolveu a linguagem de programação Lisp, que se tornou a linguagem de programação mais popular usada na pesquisa de inteligência artificial.
  • Grandes expectativas em IA - Common Sense.

    Grandes expectativas em IA  - Common Sense.
    Em 1959, John McCarthy publicou “Programs with Common Sense” nos Anais do Simpósio sobre Mecanização de Processos de Pensamento. Ele descreveu o Advice Taker como um programa para resolver problemas manipulando frases em linguagens formais com o objetivo final de fazer programas “que aprendam com sua experiência de forma tão eficaz quanto os humanos”.
  • Uma dose de realidade em IA - STUDENT "Linguagem Natural".

    Uma dose de realidade em IA - STUDENT "Linguagem Natural".
    Em 1964, Daniel Bobrow completou sua dissertação de doutorado no MIT intitulada “Entrada de linguagem natural para um sistema de solução de problemas de computador” e desenvolveu STUDENT, um programa de computador de compreensão de linguagem natural escrito em Lisp. O programa foi projetado para ler e resolver problemas de palavras de álgebra.
  • Progresso em IA - ELIZA o primeiro Chatboot

    Progresso em IA - ELIZA o primeiro Chatboot
    O software Eliza foi o primeiro software para simulação de diálogos criado para processamento de linguagem natural (Chatboot) da história. Ele foi criado por Joseph Weizenbaum no laboratório de Inteligência Artificial do MIT, na década de 60.
  • Uma dose de realidade em IA - Sistemas baseados em conhecimentos - Dendral program

    Uma dose de realidade em IA - Sistemas baseados em conhecimentos - Dendral program
    Dendral é um sistema especialista e um projeto pioneiro em inteligência artificial, que começou a ser desenvolvido em 1965, na Universidade de Stanford. O objetivo do projeto é desenvolver soluções capazes de encontrar as estruturas moleculares orgânicas a partir da espectrometria de massa das ligações químicas presentes em uma molécula desconhecida.
  • Progresso da IA: WABOT-1 é construído no Japão

    Progresso da IA: WABOT-1 é construído no Japão
    Em 1970, o primeiro robô antropomórfico – WABOT-1 – foi construído na Universidade Waseda no Japão. Consistia em um sistema de controle de membros, um sistema de visão e um sistema de conversação.
  • Progresso em IA - Reconhecimento de Fala por Máquina, uma revisão.

    Progresso em IA -  Reconhecimento de Fala por Máquina, uma revisão.
    Em 1976, o cientista da computação Raj Reddy publicou “Speech Recognition by Machine: A Review” nos procedimentos do IEEE em 1976. Reddy resumiu os primeiros trabalhos sobre Processamento de Linguagem Natural (NLP).
  • Progresso em IA - Star Wars: Uma Nova Esperança é lançado

    Progresso em IA -  Star Wars: Uma Nova Esperança é lançado
    Em 1977, com o lançamento de Star Wars: A New Hope, o filme dirigido por George Lucas imaginou um robô humanóide na forma de C-3PO e R2-D2 como um droide astromecânico que poderia interagir através de bipes eletrônicos.
  • Progresso em IA - Veículo autônomo

    Progresso em IA - Veículo autônomo
    Em 1979, o Stanford Cart tornou-se um dos primeiros exemplos de um veículo autônomo em 1979. Ele atravessou com sucesso uma sala cheia de cadeiras sem intervenção humana em cerca de cinco horas.
  • Progresso em IA - Wabot-2 é construído

    Progresso em IA - Wabot-2 é construído
    No ano de 1980 viu a Universidade Waseda no Japão construir o Wabot-2 como um robô humanóide músico capaz de se comunicar com uma pessoa, ler uma partitura musical e tocar músicas de dificuldade média em um órgão eletrônico.
  • IA na tela - Electric Dreams é lançado

    IA na tela - Electric Dreams é lançado
    Em 1984 o filme Electric Dreams, um filme sobre um triângulo amoroso entre um homem, uma mulher e um computador pessoal, foi lançado em 1984. O filme dirigido por Steve Barron mostrou como os computadores podem se tornar indistinguíveis dos humanos.
  • Progresso em IA - Representações de aprendizagem por erros

    Progresso em IA - Representações de aprendizagem por erros
    Em outubro de 1986, David Rumelhart, Geoffrey Hinton e Ronald Williams publicaram “Aprendendo representações por erros de retropropagação”. Eles descreveram “um novo procedimento de aprendizado, retropropagação, para redes de unidades semelhantes a neurônios”.
  • Brinquedos com IA - Furby se torna o primeiro robô doméstico

    Brinquedos com IA -  Furby se torna o primeiro robô doméstico
    Dave Hampton e Caleb Chung criaram Furby em 1988, o primeiro robô doméstico ou de estimação.
  • Progresso de IA - A.L.I.C.E

    Progresso de IA - A.L.I.C.E
    Em 1995: A.L.I.C.E é desenvolvido. Inspirado no programa ELIZA de Joseph Weizenbaum, Richard Wallace desenvolveu em 1995 o chatbot A.L.I.C.E (Artificial Linguistic Internet Computer Entity).
  • Ponto de inflexão em IA - a máquina vence o homem

    Ponto de inflexão em IA - a máquina vence o homem
    Em 1997, Deep Blue vence o atual campeão mundial de xadrez
    e se tornou o primeiro programa de computador para jogar xadrez a vencer um campeão mundial de xadrez.
  • Evolução em IA - Kismet, máquinas sociáveis

    Evolução em IA - Kismet, máquinas sociáveis
    2000: Kismet foi construído por Cynthia Breazeal do MIT, publicou sua dissertação sobre máquinas sociáveis ​​e descreveu Kismet, um robô capaz de reconhecer e simular emoções.
  • A.I.- A Inteligência Artificial, filme, é lançada

     A.I.-  A Inteligência Artificial, filme, é lançada
    2001- Steven Spielberg lançou A.I. Inteligência Artificial, um filme sobre David em 2001. O filme girava em torno de David, um andróide infantil programado com a capacidade de amar.
  • Evolução em IA - Aprendendo Múltiplas Camadas de Representação

    Evolução em IA - Aprendendo Múltiplas Camadas de Representação
    O ano de 2006 também viu a publicação de “Learning Multiple Layers of Representation” por Geoffrey Hinton. Hinton resumiu as ideias que levaram a “redes neurais multicamadas que contêm conexões de cima para baixo e as treinam para gerar dados sensoriais em vez de classificá-los”. Isso forma a base de uma abordagem de aprendizado profundo.
  • Evolução em IA - Google começa a trabalhar em um carro sem motorista

    Evolução em IA - Google começa a trabalhar em um carro sem motorista
    2009, o gigante das buscas começou a desenvolver um carro autônomo em segredo em 2009. Em 2014, ele se tornou o primeiro a passar em um teste de direção autônomo do estado dos EUA em Nevada.
  • Evolução em IA - Siri fica disponível no iPhone

    Evolução em IA - Siri fica disponível no iPhone
    2011, a Apple lança o Siri como um assistente pessoal controlado por voz para usuários do iPhone. O assistente de voz conta com uma interface de usuário em linguagem natural para compreender, observar e responder a usuários humanos.
  • Evolução em IA - rede neural detecta imagens de gatos

    Evolução em IA - rede neural detecta imagens de gatos
    Em 2012, os pesquisadores do Google Jeff Dean e Andrew Ng relataram um experimento no qual mostraram uma rede neural muito grande com 16.000 processadores detectando imagens de gatos sem nenhuma informação de fundo de 10 milhões de imagens não rotuladas aleatoriamente tiradas de vídeos do YouTube.
  • Riscos em IA - um aviso de IA

    Riscos em IA - um aviso de IA
    2015, Elon Musk, Stephen Hawking e Steve Wozniak estavam entre outros 3.000 que assinaram uma carta aberta solicitando a proibição do desenvolvimento e adoção de armas autônomas para fins de guerra.
  • Maturidade em IA - Sophia estreia como a primeira cidadã robô

    Maturidade em IA - Sophia estreia como a primeira cidadã robô
    Em 2016, a Hanson Robotics apresentou Sophia, um robô humanóide como o primeiro “cidadão robô”. Com sua semelhança com um ser humano real, capacidade de ver, fazer expressões faciais e se comunicar com a ajuda da IA, Sophia era diferente daqueles que vieram antes dela.
  • Maturidade em IA - Modelo de IA supera humanos

    Maturidade em IA - Modelo de IA supera humanos
    Em 2018, o Alibaba desenvolveu um modelo de IA que obteve uma pontuação melhor do que os humanos em um teste de leitura e compreensão da Universidade de Stanford. Em um conjunto de 100.000 perguntas, o modelo de IA marcou 82,44 contra 82,30 pontuados por humanos.
  • Superação em IA - OpenAI GPT-3 é lançado

    Superação em IA - OpenAI GPT-3 é lançado
    2020, o OpenAI GPT-3 foi introduzido pela primeira vez em maio deste ano, e o teste beta começou em junho de 2020. O OpenAI GPT-3 é um modelo de linguagem que gera texto adotando algoritmos pré-treinados.
  • Indústrias em IA - ByteDance Pequim, China, controladora da Tik tok, receita US$ 140 bilhões

    Indústrias em IA - ByteDance Pequim, China, controladora da Tik tok,  receita US$ 140 bilhões
    Hoje, todas as maiores corporações do mundo se dedicam ao uso de IA, sejam elas desenvolvedoras da área ou possuem clientes ou parceiros que a desenvolvem. Para este estudo, o CB Insights avaliou empresas ou startups que utilizam IA e algoritmos em algumas funções específicas, como o desenvolvimento de seus produtos principais, desenvolvimento de softwares ou hardwares ou consultoria.
  • IA x Humanos - quanto tempo falta para a IA superar os humanos?

    IA x Humanos - quanto tempo falta para a IA superar os humanos?
    Quanto tempo falta para os robôs se tornarem melhores atletas que os humanos? E para que os computadores descubram novas leis da matemática? E cheguem ao topo da Billboard com a sua própria cyberboyband?Um estudo calculou quão perto estamos da superação da inteligência artificial em tudo, até nas habilidades mais banais. A conta foi feita com base nas estimativas de cientistas de Oxford e Yale.
  • Fontes

    Fontes
    *www.timetoast.com/timelines/evolucao-da-inteligencia-artificial-ia
    *Inteligência Artificial, Maurílio M. Campano Júnior.
    *www.ai.nl/artificial-intelligence/timeline-of-ai-a-brief-history-of-artificial-intelligence-its-highlights/
    *super.abril.com.br/tecnologia/quanto-tempo-falta-para-a-inteligencia-artificial-superar-os-humanos
    *www.whow.com.br/conheca-as-10-empresas-mais-valiosas-de-ia
    *olhardigital.com.br/2020/08/25/noticias/gpt-3-o-mais-poderoso-sistema-de-inteligencia-artificial-ja-criado