Evolução dos Computadores

  • 5500 BCE

    Ábaco, A Primeira Calculadora da História

    Ábaco, A Primeira Calculadora da História
    Muitos povos da antiguidade utilizavam o ábaco para a realização de cálculos do dia a dia, principalmente nas áreas de comércio de mercadorias e desenvolvimento de construções civis. Ele pode ser considerado como a primeira máquina desenvolvida para cálculo, pois utilizava um sistema bastante simples, mas também muito eficiente na resolução de problemas matemáticos. Seu primeiro registro de uso foi em 5500a.C pelos povos da Mesopotâmia.
    (https://brasilescola.uol.com.br/historiag/abaco.htm)
  • Régua de Cálculo (Década de 1630)

    Régua de Cálculo (Década de 1630)
    Em 1638 depois de Cristo, um padre inglês chamado William Oughtred, criou uma tabela muito interessante para a realização de multiplicações muito grandes. A base de sua invenção foram as pesquisas sobre logaritmos, realizadas pelo escocês John Napier.
    (https://educacao.uol.com.br/disciplinas/matematica/regua-de-calculos-como-funciona-a-mae-da-calculadora.htm)
  • Máquina de Pascal (Década de 1640)

    Máquina de Pascal (Década de 1640)
    Apesar da régua de cálculo de William Oughtred ser útil, os valores presentes nela ainda eram pré-definidos, o que não funcionaria para calcular números que não estivessem presentes na tábua. Pouco tempo depois, em 1642, o matemático francês Bleise Pascal desenvolveu o que pode ser chamado de primeira calculadora mecânica da História, a Máquina de Pascal.
    (https://webpages.ciencias.ulisboa.pt/~ommartins/seminario/pasca_l/maquinadepascal.htm)
  • Tear Programável (Década de 1800)

    Tear Programável (Década de 1800)
    Em 1801 Joseph Marie Jacquard desenvolveu um sistema com o objetivo de recortar os tecidos de forma automática. Ele atuava no ramo de desenhos em tecidos, tarefa que ocupava muito tempo de trabalho manual. Tal mecanismo foi chamado de Tear Programável, pois aceitava cartões perfuráveis com entrada do sistema.
    (https://www.stylourbano.com.br/o-tear-jacquard-nao-so-revolucionou-a-industria-textil-mas-foi-o-primeiro-computador-do-mundo/)
  • A Máquina de Diferenças (Década de 1820)

    A Máquina de Diferenças (Década de 1820)
    No ano de 1822, foi publicado um artigo científico que prometia revolucionar tudo o que existia até então no ramo do cálculo eletrônico. O seu autor, Charles Babbage, afirmou que sua máquina era capaz de calcular funções de diversas naturezas (trigonometria, logaritmos) de forma muito simples. Esse projeto possuía o nome de Máquina de Diferenças.
    (https://www.tecmundo.com.br/historia/16641-charles-babbage-um-cientista-muito-alem-de-seu-tempo.htm)
  • Engenho Analítico (Década de 1830)

    Engenho Analítico (Década de 1830)
    Desenvolvida por volta de 1834, ela foi a primeira máquina que poderia ser programada para executar vários comandos de qualquer tipo. A Máquina Analítica funcionava com base nas instruções de cartões perfurados e era movida a vapor, como em alguns trens. O projeto ainda possuía uma unidade central de processamento e memória expansível separados um do outro, o que é uma característica dos computadores modernos.
    (https://hestoriadopc.wordpress.com/a-maquina-de-diferencas-e-o-engenho-analitico/)
  • Teoria de Boole (Década de 1840)

    Teoria de Boole (Década de 1840)
    Em 1847, Boole desenvolveu, um sistema lógico que reduzia a representação de valores através de dois algarismos: 0 ou 1.
    Em sua teoria, o número “1” tem significados como: ativo, ligado, existente, verdadeiro. Por outro lado, o “0” representa o inverso: não ativo, desligado, não existente, falso
    (https://hestoriadopc.wordpress.com/2011/06/29/a-teoria-de-boole/)
  • Máquina de Hollerith (Década de 1890)

    Máquina de Hollerith (Década de 1890)
    O conceito de cartões desenvolvidos na máquina de Tear Programável também foi muito útil para a realização do censo de 1890, nos Estados Unidos. Nessa ocasião, Hermann Hollerith desenvolveu uma máquina que acelerava todo o processo de computação dos dados.
    Em vez da clássica caneta para marcar X em “sim” e “não” para perguntas como sexo e idade, os agentes do censo perfuravam essas opções nos cartões
    (https://www.ime.usp.br/~macmulti/historico/histcomp1_7.html)
  • Computadores Pré-Modernos (Década de 30)

    Computadores Pré-Modernos (Década de 30)
    Na primeira metade do século XX, vários computadores mecânicos foram desenvolvidos, sendo que, com o passar do tempo, componentes eletrônicos foram sendo adicionados aos projetos. Em 1931, Vannevar Bush implementou um computador com uma arquitetura binária propriamente dita, usando os bits 0 e 1.
    (https://cursos.escolaeducacao.com.br/artigo/computadores-pre-modernos)
  • ENIAC (Década 40)

    ENIAC (Década 40)
    Electronic Numerical Integrator and Computer foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala, cujos inventores foram John Mauchly e John Presper em 1946.
    (https://tecnoblog.net/56910/eniac-primeiro-computador-do-mundo-completa-65-anos/)
  • Computadores de Primeira Geração (Década 50)

    Computadores de Primeira Geração (Década 50)
    Os computadores de primeira geração eram capazes de calcular com uma velocidade de milésimos de segundo, além de serem programados em linguagem de máquina. Usavam válvulas e quilômetros de fios para seu funcionamento, que necessitava de reprogramar a cada uso.
    (https://www.ime.usp.br/~macmulti/historico/histcomp1_12.html)
  • Computadores de Segunda Geração (Década 60)

    Computadores de Segunda Geração (Década 60)
    Marcados pela substituição da válvula pelo transistor, surgem os computadores de segunda geração, com capacidade de calcular com uma velocidade de microssegundos, sendo programados em linguagem montadora.
    (https://histricoeevolucaodoscomputadores.wordpress.com/tag/2a-geracao/)
  • Computadores de Terceira Geração (Década 70)

    Computadores de Terceira Geração (Década 70)
    Nascem os computadores da terceira geração. Esses computadores passam a ter diversos componentes miniaturizados e montados em um único CHIP, sendo capazes de calcular em nanossegundos, com uma linguagem de programação de alto nível, orientada para os procedimentos
    (https://www.tutorialspoint.com/pg/computer_fundamentals/computer_third_generation.htm)
  • Computadores de Quarta Geração (Década de 80)

    Computadores de Quarta Geração (Década de 80)
    Nesta geração a grande evolução foi o aparecimento do microprocessador este além de fazer novas funcionalidades e apresentar um desempenho bastante superior às gerações anteriores contribui também para a miniaturização dos computadores
    (http://histinform.weebly.com/4ordf-geraccedilatildeo.html)
  • Computadores de "Quinta" Geração (Décadas de 80/90/2000)

    Computadores de "Quinta" Geração (Décadas de 80/90/2000)
    O período de quinta geração é 1982-até a data. Na quinta geração, a VLSI technology se tornou ULSI (Ultra Large Scale Integration) tecnologia, resultando na produção de chips microprocessadores tendo dez milhões os componentes eletrônicos.
  • Computadores de Última Geração (Décadas de 2010/2020)

    Computadores de Última Geração (Décadas de 2010/2020)
    Marcados por CPU's de até 16 núcleos e 32 threads os computadores de última geração trazem um conceito totalmente inovador em relação às gerações anteriores. Os PC's da atual geração são verdadeiras máquinas, que, adquiridos por preços exorbitantes, rodam jogos e programas extremamente pesados que exigem uma alta capacidade de processamento.
    (https://www.tecmundo.com.br/video-game-e-jogos/86316-define-maquina-gamer.htm)