FEAD - 2015/2

By Naida
  • CINTIA

    CINTIA
    Pelo que compreendi, o domínio afetivo é fundamental para assimilar a informação e transformá-la em conhecimento. Acho que o "broadcast", por não promover a interação professor-aluno, reduz o "domínio afetivo".
  • LILIA

    LILIA
    Gostei muito do termo “desencontro físico” usado também pelo Moran em um dos vídeos. Esta distância espacial e temporal não impede que a interação ocorra entre alunos e entre estes e o professor.
  • ARIEL

    ARIEL
    Na Educação a Distância pode-se na contemporaneidade estar mais PRÖXIMO do estudante do que na presencial tal a fartura de elementos de participação virtual e da importância que jovens e adultos deram a tais instrumentos.
  • SILVIA HELENA

    SILVIA HELENA
    A EAD, ou como explicou a Lilia as tecnologias digitais estendem as possibilidades de veiculação da informação e produzem a ampliação do processo educativo, tornando-o sem fronteiras. Cada vez mais a educação torna-se um produto de consumo e, no caso da EAD dependerá principalmente do desejo de cada um de a consumir...
  • MARIA RITA

    MARIA RITA
    Destaco as diferentes abordagens na EaD que eram pra mim ainda uma grande confusão conceitual (“Broadcast”, “Virtualização da escola tradicional” e “Estar junto virtual”). Outro ponto que gostei muito foi a representação financeira de cada uma destas abordagens no processo de gestão acadêmica (mesmo que superficiais eu ainda não tinha tido acesso a estas informações) e fechando o texto ele (Valente) ressalta alguns projetos experimentais de qualidade no Brasil...
  • AIRAN

    AIRAN
    Em lugar de uma educação verticalizada, de cima para baixo, me pareceu absolutamente instigante a ideia da criação de redes de aprendizado, que acentua o caráter dinâmico, plural, multicultural e (por que não?) interdisciplinar da produção de conhecimento.
  • PABLO

    PABLO
    ...temos acesso a quantidade enormes de informação todos os dias. Mas, isto não significa que consigamos processar toda esta informação para transformá-la em conhecimento para a sociedade. E é neste ponto que, na minha avaliação, a EAD pode colaborar decisivamente para a construção de um mundo mais democrático, útil e inteligível, pois pode proporcionar as pessoas oportunidades de desenvolverem suas capacidades, aumento do conhecimento em regiões diversas de um país.
  • SEBASTIÃO LUIZ

    SEBASTIÃO LUIZ
    Nesta modalidade de EaD (Educação a distância), o processo de ensino-aprendizagem também independe de distâncias, porém a interatividade e sincronia com as tecnologias comunicacionais possibilitadas pela processo de globalização tornou espaço-tempo algo real, contínuo e interativo sem a necessidade do contato físico entre os atores sociais.
  • MAGALY

    MAGALY
    ...as reflexões sobre a diferença conceitual e seus efeitos práticos entreo EaD e a EaD. Essa diferença conceitual/prática, a meu ver, se estabelece recentemente a partir da acumulação teórica sobre educação/inovação e com o advento da Internet. Creio que é com a Televisão que a palavra ensino se afirma em relação às palavras educativa ou educação (preciso encontrar essa referência, confesso que não a tenho aqui agora). O conceito está sendo determinado pela tecnologia, O que opinam?
  • PATRICIA

    PATRICIA
    ... a educação a distância se divide na verdade em dois momentos. Uma parte que é a educação on-line[...] onde o aluno faz as atividades conectado diretamente a uma plataforma, de forma síncrona ou assíncrona. Mas existe um outro momento onde ele precisa parar e refletir, e não precisa estar on-line. Nesse momento intermediário entre receber uma informação e postar uma resposta, o aluno está refletindo sobre aquele assunto e as opiniões dos colegas. É também um importante momento de aprendizagem
  • MARILIA

    MARILIA
    Se não mantivermos uma metodologia diferenciada, desafiadora e instigante, não haverá local (físico ou virtual) em que nossas aulas terão qualidade, formando cidadãos conscientes e pesquisadores autônomos. Sem essa postura, todos os conceitos em questão se tornariam, na prática, apenas mais uma forma do modelo escolar "bancário", de transmissão de informações. Em pleno Século XXI não podemos mais admitir isso!Se não mantivermos uma metodologia diferenciada, desafiadora e instigante, não haverá l
  • JOSE MARCOS

    JOSE MARCOS
    Acredito na EaD, mas acho que temos de ver essa evolução educacional de forma cuidadosa. Há programas educacionais que apresentam o "ensino a distância" (confundindo com a "educação a distância") como o "salvador da pátria" dos estudantes com defasagem série-idade, mas na prática temos estudantes, até na graduação, que não se adequariam à metodologia da EaD
  • SAMMY

    SAMMY
    ...grosso modo, poderíamos definir a educação on-line como uma modalidade de educação a distância que se realiza por intermédio da internet, seja para a distribuição de informações, quanto para a prática da interatividade. Já a e-learning seria uma forma de educação que utiliza a internet como suporte eletrônico de tecnologia da informação. É usada em ambientes corporativos para fins de treinamento e formação continuada de funcionários e colaboradores.
  • MARCILIO

    MARCILIO
    ...fica em mim marcado positivamente a superação da educação a distância frente ao binômio espaço-tempo. Assim, a flexibilidade de horário e lugar para o ensino-aprendizagem constitui para mim a grande virtude dessa tecnologia. Por outro lado, vejo como um desafio conseguir produzir uma interação social rica entre os participantes à semelhança do ensino presencial, comum na escola tradicional. Outro ponto desafiador a meu ver seria como ministrar adequadamente conteúdos práticos,..
  • CLAUDIA REGINA

    CLAUDIA REGINA
    Concebo a educação a distância como um método de partilhar conhecimento, habilidades e atitudes, através da aplicação da divisão do trabalho e, claro, também de princípios organizacionais, tanto quanto pelo uso extensivo de meios de comunicação. Visando, especialmente, reproduzir materiais técnicos de alta qualidade, os quais tornam possível instruir um grande número de estudantes ao mesmo tempo, enquanto esses materiais durarem.
  • REGINA FÁTIMA

    REGINA FÁTIMA
    A EaD pode ser definida como uma modalidade de educação em que professores e alunos não estão espacialmente no mesmo local é atemporal (assíncrona) ou com simultaneidade temporal (síncrona), mediada por tecnologias, podendo ser utilizada em todos os níveis de ensino. Já a educação on-line, possibilita uma maior interação, em tempo real, de forma síncrona nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, incentivando a troca, a cooperação, dinamizando a aprendizagem.
  • MAURICIO

    MAURICIO
    A ponte entre o discente de EAD e o conhecimento torna-se cada dia mais próxima. Na verdade, começo a pensar no adjetivo distante, uma vez que o conhecimento, objetivo do estudo, está cada vez mais próximo e acessível. O que está distante é somente o outro. Existem processos de EAD no qual a tutoria não existe e é a meu ver um autoaprendizado no qual o conhecimento tem como suporte a internet através de bancos de dados.
  • MARCIA CRISTINA

    MARCIA CRISTINA
    A discussão sobre ensino a distância e educação a distância fazem parte de um universo conceitual que disputa concepções e práticas curriculares. É ensino ou é educação? Ensino é mais restrito, implica a existência da base professor-estudante. Educação remete a algo mais amplo, mais autônomo, mais compartilhado. Ensino e educação se dão em diferentes âmbitos das instituições sociais, podendo ser estabelecidas a partir de relações formais (escolar) ou informais (familiar).
  • JUNIA

    JUNIA
    Muitas experiências de EAD ainda estão presas a essa linha metodológica mais focada na simples transmissão de conteúdos e na figura do professor/tutor. Já o termo educação a distância nos remete a algo mais abrangente, que pode contemplar metodologias que possibilitem e valorizem a interatividade entre os sujeitos envolvidos, uma aprendizagem mais autônoma, em que o aluno é sujeito, assume as rédeas na construção do conhecimento e o professor/tutor é um mediador nesse processo, um orientador.
  • MARIA CECILIA

    MARIA CECILIA
    Através do vídeo "A Educação a Distância e as tendências do segmento" do Prof. Dr. João Mattar pode-se compreender a evolução histórica do Ensino a Distância desde o Século XIX através da utilização das tecnologias de comunicação disponíveis em seu tempo, o termo foi tomando o referencial dos recursos que utilizava em cada período. exemplo: educação por correspondência, Tele aula etc.
  • ELISÂNGELA

    ELISÂNGELA
    TERMO DO GLOSSÁRIO - Aluno (do latim alumnus, alumnié) ou discente é o indivíduo que recebe formação e instrução de um ou vários professores para adquirir ou ampliar seus conhecimentos geralmente nas áreas intelectuais, levando em conta que existem diferentes aptidões e estilos de aprendizado para cada aluno.