Historia de Portugal

  • 1143

    Fundação do reino de Portugal

    Fundação do reino de Portugal
    Antes de se tornar um país independente, Portugal era um pequeno território no norte da Península Ibérica e pertencia ao reino de Leão. Chamava-se Condado Portucalense.
  • 1297

    Celebração do tratado de Alcanize

    Celebração do tratado de Alcanize
    A celebração do Tratado de Alcanizes, em 1297, definiu de vez a fronteira luso-castelhana (que hoje é a mais antiga do mundo) e embora sobreviessem novas guerras com Castela, a configuração do território luso nunca esteve verdadeiramente em questão – foi a própria existência de Portugal que esteve em risco, principalmente no final da centúria.
  • 1385

    Batcha de Algubarrota

    Batcha de Algubarrota
    A seguir à crise de 1383 – 1385, Vasco da Gama narra a Batalha de Aljubarrota ao rei de Melinde. Trata-se de um episódio bélico, no qual se destacam as figuras de Nuno Álvares Pereira, considerado uma das personagens mais corajosas da História de Portugal e de D. João I, mestre de Avis, que combatendo ao lado do exército, incita os soldados portugueses a lutarem contra os inimigos.
  • 1415

    Conquista e inicio da expanssão marítima portuguesa

    Conquista e inicio da expanssão marítima portuguesa
    Em 1415, a Conquista de Ceuta iniciou um processo de consolidação de colônias portuguesas na costa africana e de algumas ilhas do Oceano Atlântico. Esse primeiro momento da expansão marítima portuguesa alcançou seu ápice quando os navios portugueses ultrapassaram o Cabo das Tormentas (atual Cabo da Boa Esperança), que até então era um dos limites do mundo conhecido.
  • 1482

    Chegada de Diogo Cão em Angola

    Chegada de Diogo Cão em Angola
    Cerca de 1480 tomou parte numa viagem ao golfo da Guiné. Comandou duas viagens de reconhecimento à costa ocidental de África:
    na primeira (1482-1484) descobriu o estuário do Rio Zaire e atingiu a enseada de Lucira Grande, em Angola, tendo descoberto, no regresso, a ilha de Ano Bom; na segunda (1485-1486), atingiu um ponto situado a 600 Km a sul do limite meridional de Angola, ou seja, o atual cabo Gross.
  • 1498

    Chegada de Vasco da Gama a Índia

    Chegada de Vasco da Gama a Índia
    Após 80 anos de intensas batalhas e muita luta, os portugueses finalmente encontram o caminho marítimo para as Índias. Em 18 de maio de 1498, Vasco da Gama e seus homens avistaram o monte Eli na costa do Malabar na Índia, dois dias depois fundeiam no porto de Calecute. Estava cumprida a viagem que é considerada o marco do início da dominação européia na Ásia.
  • 1580

    Inicio da união Ibérica Portugal perde a sua independência

    Inicio da união Ibérica Portugal perde a sua independência
    A união das duas coroas (Portugal e Espanha), já aconteceu. Entre 1580 e 1640. Perdemos a nossa independência para Espanha, pois após a batalha de Alcácer Quibir , onde D. Sebastião desaparece, dá-se então uma crise dinástica..
  • Restauração da independência

    Restauração da independência
    Por volta de 1640, a ideia de recuperar a independência tornou-se mais forte e a ela começaram a aderir todos os grupos sociais.
  • Terramoto de Lisboa

    Terramoto de Lisboa
    Na manhã do dia 1 de Novembro de 1755 a terra tremeu durante vários minutos, derrubando edifícios e espalhando os seus destroços por toda a parte. Minutos depois o rio cresceu pelas ruas da cidade, invadindo a baixa. Muitas pessoas que tinha fugido para as margens do Tejo com o objectivo de escapar aos edifícios que ruíam foram apanhadas pelas águas.
  • Revolução liberal portuguesa

    Revolução liberal portuguesa
    As invasões francesas deixaram o nosso país em muito mau estado. Portugal ficou devastado e arruinado, já que os exércitos invasores praticaram roubos, destruíram casas e ruas e deixaram as actividades económicas (agricultura, indústria e comércio) praticamente paralisadas.
  • Implantação da república

    Implantação da república
    A implantação da República fez com que Portugal mudasse a sua bandeira e o seu hino para aqueles que temos actualmente e o nome da sua moeda para o escudo.
  • Início da Ditadura de estado novo

    Início da Ditadura de estado novo
    A nova Constituição foi promulgada em Abril de 1933 e pôs fim ao período da ditadura militar. Desde então, iniciou-se um novo período de ditadura a que o próprio Salazar chamou de Estado Novo.
  • Início da gerra colonial

    Início da gerra colonial
    O início deste episódio da história militar portuguesa ocorreu em Angola, a 15 de Março de 1961, na zona que viria a designar-se por Zona Sublevada do Norte, que corresponde aos distritos do Zaire, Uíje e Quanza-Norte. A Revolução dos Cravos em Portugal, a 25 de Abril de 1974, determinou o seu fim.
  • Revolução de 25 de Abril

    Revolução de 25 de Abril
    A Revolução de 25 de Abril, também referida como Revolução dos Cravos, refere-se a um período da história de Portugal resultante de um movimento social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo, vigente desde 1933,e iniciou um processo que viria a terminar com a implantação de um regime democrático e com a entrada em vigor da nova Constituição a 25 de abril de 1976, com uma forte orientação socialista na sua origem.
  • Adesão de Portugal a C.E.E

    Adesão de Portugal a C.E.E
    Portugal é membro de facto da União Europeia desde 1 de janeiro de 1986, após ter apresentado a sua candidatura de adesão a 28 de março de 1977 e ter assinado o acordo de pré-adesão a 3 de dezembro de 1980.
  • Entrada em circulação da moeda única

    Entrada em circulação da moeda única
    Em 2001 foi lançada a campanha de informação em todos os países aderentes sob o mote “Euro. A nossa moeda” que apelava à população, através de um método simples, a verificação das notas do euro: tocar, observar e inclinar.