Bandeirinhas para festa junina 3

Seu Diário Junino

  • Definição do Tema

    Definição do Tema
    No mês de setembro os presidentes e a diretoria da quadrilha junina reúnem-se a fim de definir qual tema será apresentado na dança. Acontece uma espécie de "brainstorm" (tempestade de ideias), na qual cada membro da diretoria sugere um tema, e aquele que for mais votado é o escolhido. A partir daí começa um grande trabalho de preparação que termina quase um ano depois.
  • Pesquisa

    Pesquisa
    No mês de outubro, os membros da diretoria começam a fazer inúmeras pesquisas sobre o tema escolhido. Inicia a busca por roupas, estilos e acessórios que tenham relação com o tema, assim como também quais músicas poderão ser utilizadas durante os vinte minutos de apresentação.
  • Criação Artística

    Criação Artística
    No mês de novembro, a diretoria da quadrilha junina se reúne com a equipe de produção artística para anunciar o tema, e apresentar as pesquisas realizadas. A partir daí, a produção começa a elaborar os desenhos dos figurinos e das maquiagens relacionadas ao tema e que poderão ser utilizadas nas apresentações da quadrilha.
  • Montagem da Coreografia

    Montagem da Coreografia
    No mês de dezembro, os membros da diretoria reúnem-se com a equipe de coreógrafos, apresentam o tema, as pesquisas realizadas, e as músicas escolhidas para a dança. A partir daí, os coreógrafos iniciam a criação e montagem da primeira parte da coreografia.
  • Primeiros Ensaios

    Primeiros Ensaios
    No mês de janeiro, a quadrilha junina já começa a se reunir nos fins de semana para os primeiros ensaios, os coreógrafos começam a ensinar a coreografia. Também é nesse mês que começam os convites para entrada de mais brincantes. A festa de lançamento do tema também é realizada no mês de janeiro.
  • Fevereiro a Maio - Produção Artística

    Fevereiro a Maio - Produção Artística
    Em fevereiro, os membros da diretoria realizam a compra dos tecidos e acessórios para os figurinos. A produção de todas as roupas é desenvolvida de fevereiro até maio pelas costureiras particulares da quadrilha junina. Nesse período também é elaborada e montada todo o restante da coreografia e as cenas teatrais que farão parte da apresentação. Além disso, é também durante esses meses que acontecem ensaios em torno de quatro vezes por semana.
  • Festas Juninas

    Festas Juninas
    No mês de junho começam as festas juninas e os quadrilheiros já estão com toda a coreografia devidamente ensaiada. Nesse mês iniciam as pequenas competições municipais, como os circuitos juninos que definirão quais quadrilhas disputarão o campeonato estadual. Além dos campeonatos, durante todo o mês de junho, as quadrilhas juninas se apresentam em festejos religiosos, festejos escolares, e demais confraternizações da cidade. No mês de junho, os ensaios continuam cinco vezes por semana.
  • Competições

    Competições
    No mês de julho geralmente acontecem os campeonatos mais importantes para os quadrilheiros, como o estadual e o nacional de quadrilhas juninas. Nesse mês, toda a quadrilha viaja pelo Brasil se apresentando em diferentes festividades e competições.
  • Premiações

    Premiações
    No mês de agosto e setembro acontecem as premiações. As melhores quadrilhas e rainhas juninas do Brasil são premiadas com troféus, ou em dinheiro. É nesse período que acontecem as viagens internacionais para apresentações das danças em outros países, e só depois disso, é que são declaradas as férias dos quadrilheiros.