Stopmotion

  • The Humpty Dumpty Circus

    The Humpty Dumpty Circus
    Stop-motion no seu mais básico é uma técnica de animação em que um cineasta move fisicamente um objecto, tirando fotografias de cada nova posição, criando a ilusão de movimento quando a série de fotografias é reproduzida em sequência. "The Humpty Dumpty Circus", criado entre 1897 e 1898, acredita-se ser o primeiro filme realizado com esta técnica. Os realizadores J. Stuart Blackton e Albert E. Smith usaram as bonecas da sua filha para imaginar acrobatas e animais em movimento.
  • Uma Viagem à Lua

    Uma Viagem à Lua
    Os primeiros calções como "The Enchanted Drawing" (1900) ou "Fun in a Bakery Shop" (1902) continuaram o desenvolvimento de técnicas de stop-motion, com actores no ecrã manipulando desenhos ou pilhas de massa como que por magia. O mágico mais famoso transformou o realizador Georges Méliès no "truque de stop" para o efeito deslumbrante da sua curta-metragem de ficção científica "Uma Viagem à Lua
  • O Mundo Perdido

    O Mundo Perdido
    Baseado na história de fantasia do mesmo nome de Arthur Conan Doyle, "O Mundo Perdido" é o primeiro longa-metragem americano com animação em stop-motion, e possivelmente o primeiro filme deste género alguma vez realizado. O animador Willis O'Brien desenvolveu várias inovações duradouras durante a produção de "O Mundo Perdido". Entre elas estavam várias dezenas de modelos de dinossauros, e uma técnica para obter imagens em stop-motion e live-action no ecrã ao mesmo tempo.
  • O Conto da Raposa

    O Conto da Raposa
    O fotógrafo polaco Wladislaw Starewicz levou o estilo de stop motion a novas alturas com esta fábula totalmente animada "O Conto da Raposa". As expressivas figuras de bonecos de raposas, ratos, gatos e insectos feitos com cera e arame serviram de inspiração directa a cineastas como Terry Gilliam e Wes Anderson para o seu "Fantastic Mr. Fox".
  • George Pal's Puppetoons

    George Pal's Puppetoons
    Animator George Pal is credited with developing the technique "replacement animation." Instead of requiring puppets to have a malleable head, Pal created numerous wooden heads each with slightly different facial expressions that could be replaced and used to convey any emotion or anything the puppet needed to say. In 1940, he started making short films for Paramount, and in 1944, Pal won an honorary Oscar for his technique.
  • Jiří Trnka

    Jiří Trnka
    Conhecido como o "Walt Disney da Europa Oriental", animador checo Jiří Trnka disse uma vez: "Um fantoche não é um humano em miniatura. Ele tem o seu próprio mundo". Os filmes de Trnka que começaram em 1947 foram feitos principalmente para adultos, e as marionetas do estúdio tinham desenhos e movimentos altamente sofisticados que os tornavam mais adequados para a animação stop motion.
  • Gumby and Davey and Goliath

    Gumby and Davey and Goliath
    Art Clokey, um pioneiro na animação em barro ("claymation"), criou Gumby para "The Howdy Doody Show" em 1955. Mais tarde desenvolveu o programa infantil baseado na fé "Davey and Goliath" (patrocinado pela Igreja Luterana).
  • Jason e os Argonautas

    Jason e os Argonautas
    Um dos animadores mais influentes que já viveu, Ray Harryhausen foi um protegido de Willis O'Brien e trabalhou com ele até ter finalmente a oportunidade de liderar um projecto em 1953 com o filme "A Besta de 20.000 Fathoms". Harryhausen desenvolveu a técnica "Dinamização" que ajudou a integrar a acção ao vivo com os modelos em stop-motion. Harryhausen fez a sua obra-prima com "Jason and the Argonauts
  • Rudolph, a rena de nariz vermelho

    Rudolph, a rena de nariz vermelho
    Em 1964, a Rankin/Bass Productions, Inc. lançou este curta-metragem de animação em stop-motion de classe instantânea na NBC. O especial de Natal tornou-se, desde então, uma tradição festiva, sendo transmitido regularmente na CBS até aos dias de hoje. A Rankin/Bass continuaria a produzir muitos mais especiais de Natal, e estes espectáculos, juntamente com Gumby, foram fundamentais para elevar o perfil de stop-motion para duas gerações de crianças.
  • Sledgehammer

    Sledgehammer
    Em 1986, o roqueiro Peter Gabriel trabalharia com Nick Park e Aardman Animation, o estúdio que eventualmente criaria "Wallace and Gromit" e "Chicken Run", para fazer um vídeo musical para a sua canção "Sledgehammer". Gabriel sentou-se sob uma folha de vidro durante 16 horas, uma vez que cada moldura era individualmente, cuidadosamente fotografada. O vídeo musical "Sledgehammer" continuaria a ser o vídeo mais premiado de sempre nos VMAs, e continua a ter uma enorme influência até hoje.
  • Coraline

    Coraline
    É provável que se possa contar, por um lado, com o número de filmes que fizeram a RealD 3-D parecer a próxima grande coisa, e "Coraline" foi um deles. O filme de Henry Selick, o primeiro para a empresa de animação LAIKA, ainda hoje parece óptimo porque os computadores eram utilizados apenas para melhorar o processo de animação tradicional.