Uece

Tecnologias digitais na educação

  • Primeiros computadores comercializados.

    Primeiros computadores comercializados.
    Na década de 50 começaram a ser comercializados os primeiros computadores com capacidade de programação e armazenamento de informação, apareceram as primeiras experiências do seu uso na Educação
  • Origem da instrução auxiliada por computador ou o Computer-Aided Instruction (CAI)

    Origem da instrução auxiliada por computador ou o Computer-Aided Instruction (CAI)
    Nos anos 60, diversos softwares de instrução programada foram implementados no computador, concretizando a máquina de ensinar, idealizada por Skinner no início dos anos 50. Nascia a instrução auxiliada por computador ou o Computer-Aided Instruction (CAI), produzida por empresas como IBM, RCA e Digital e utilizada principalmente nas universidades. O programa PLATO, produzido pela Control Data Corporation e pela Universidade de Illinois, sem dúvida foi o CAI mais conhecido e mais bem sucedido.
  • Primeira Conferência Nacional de Tecnologia em Educação Aplicada ao Ensino Superior - Rio de Janeiro

    Primeira Conferência Nacional de Tecnologia em Educação Aplicada ao Ensino Superior - Rio de Janeiro
    Em 1971, na Primeira Conferência Nacional de Tecnologia em Educação Aplicada ao Ensino Superior (I Contece), realizada no Rio de Janeiro, E. Huggins, especialista da Universidade de Dartmouth, EUA, ministrou um seminário intensivo sobre o uso de computadores no ensino de Física (Souza, 1983).
  • Tecnologias na educação básica nos anos de 1975

    Tecnologias na educação básica nos anos de 1975
    Os recursos tecnológicos existentes no sistema educacional de 1° e 2° graus nos Estados Unidos em 1975 eram semelhantes ao que existia no Brasil. Segundo Ahl (1977), a tecnologia nas escolas norte-americanas era a do giz e quadro-negro. O número de escolas que usavam computadores como recurso educacional era muito pequeno. Por outro lado, as universidades já dispunham de muitas experiências sobre o uso do computador na Educação.
  • Aparecimento dos microcomputadores.

    Aparecimento dos microcomputadores.
    aparecimento dos microcomputadores no início dos anos 80.O aparecimento dos microcomputadores, principalmente os da marca Apple, permitiu sua disseminação em grande escala nas escolas. Essa conquista incentivou uma enorme produção e diversificação de CAIs, como tutoriais, programas de demonstração, exercício-e-prática, avaliação do aprendizado, jogos educacionais e simulação.
  • Primeiro Seminário Nacional de Informática na Educação - Brasília-DF

    Primeiro Seminário Nacional de Informática na Educação - Brasília-DF
    Em 1982, no I Seminário Nacional de Informática na Educação, realizado em Brasília, Mme. Françoise Faure, encarregada da Área Internacional da Direção Geral das Indústrias Eletônicas e de Informática da França, ministrou uma das duas palestras técnicas do evento - a outra foi ministrada por Felix Kierbel, diretor do Centro Nacional de Ensino de Informática do Ministério da Cultura e Educação da Argentina (Seminário Nacional de Informática na Educação 1 e 2, 1982).
  • A proliferação dos microcomputadores na educação norte-americana

    A proliferação dos microcomputadores na educação norte-americana
    A proliferação dos microcomputadores, no início da década de 90, permitiu o uso do computador em todos os níveis da Educação norte-americana, sendo largamente utilizado na maioria das escolas de ensino fundamental e ensino médio e nas universidades.
  • Tecnologias na graduação hoje

    Tecnologias na graduação hoje
    Hoje, o computador passou a fazer parte da lista de material que o aluno de graduação deve adquirir, e seu uso se tornou rotineiro em praticamente todas as atividades, desde a produção de documentos até a consulta a banco de dados, comunicação entre alunos e aluno-professor e desenvolvimento das disciplinas, porém, o processo pedagógico envolvido nopreparo do aluno de graduação ainda não sofreu mudanças profundas e enfatiza-se basicamente a transmissão de informação.