Avanços dos meios de comunicação

  • 40,000 BCE

    Surgimento da Pintura

    Surgimento da Pintura
  • 6500 BCE

    Pombo Correio

    Pombo Correio
  • 3500 BCE

    Surgimento da escrita

    Surgimento da escrita
    surge quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme na Mesopotâmia. Paralelamente surgem os hieróglifos no Egito. Essa escrita era dominada apenas por pessoas poderosas da sociedade, como escribas e sacerdotes.
  • 2000 BCE

    Surgimento do alfabeto consonantal

    Surgimento do alfabeto consonantal
    Alfabeto fenício deu origem aos alfabetos da atualidade
  • 1513 BCE

    Carta

    Carta
    Alguns estudiosos apontam, inclusive, que a carta é a mãe de todos os gêneros textuais, ao lado dos mitos e contos populares.
  • 713 BCE

    Surgimento do jornal em papel

    Surgimento do jornal em papel
    O primeiro jornal em papel, , foi publicado como um panfleto manuscrito em Pequim, na China.
  • Primeiro jornal impresso

    Primeiro jornal impresso
    jornal semanal, Nieuwe Tijdinghen, criado na Antuérpia (na Bélgica).
  • Primeiro Registro Fotográfico

    Primeiro Registro Fotográfico
    A façanha foi realizada pelo francês Joseph Niépce, utilizou um material químico derivado do petróleo, chamado de Betume da Judeia, um elemento que endurece quando entra em contato com a luminosidade.
  • Surgimento do Telégrafo semafórico

    Surgimento do Telégrafo semafórico
    foi inventado por Claude Chappe em 1792, na França
  • Primeiro Telefone

    Primeiro Telefone
    O telefone foi criado pelo cientista norte-americano de origem escocesa Alexander Graham Bell (1847-1922).A invenção do telefone teria ocorrido de maneira acidental para aperfeiçoar as transmissões do telégrafo, que possui conceitos estruturais muito semelhantes. Ao telégrafo, contudo, era possível a transmissão de apenas uma mensagem por vez.
  • Primeiras Transmissões de Rádio

    Primeiras Transmissões de Rádio
    A primeira companhia de rádio foi fundada em Londres, pelo cientista italiano Guglielmo Marconi, com a emissão e recepção de sinais sem fio.
  • Primeira Transmissão Pública Televisão

    Primeira Transmissão Pública Televisão
    A primeira transmissão televisiva foi feita em 26 de fevereiro de 1926, pelo escocês John Logie Baird, considerado o pai da televisão. Ele apresentou um modelo mecânico de televisão para uma audiência de cientistas na Academia de Ciências Britânicas, em Londres.
  • Primeiro Computador Eletrônico Digital

    Primeiro Computador Eletrônico Digital
    O ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer) tinha cerca de dois metros de altura, pesava 30 toneladas e ocupava 180 metros quadrados.Foi encomendado pelo exército dos EUA para fazer cálculos. Apesar de ser um gigante, tinha uma capacidade operacional menor do que qualquer calculadora de mão vendida atualmente.
  • Popularização da televisão colorida

    Popularização da televisão colorida
    Introduzida nos Estados Unidos na década de 1950, apenas alguns anos depois das emissões a preto e branco estarem padronizadas, os altos preços dos televisores e a falta de material para aproveitar a nova tecnologia fizeram demorar a sua aceitação no mercado. Só em finais da década de 1960 é que os televisores a cores se começaram a impor no mercado. Na década seguinte, os televisores a cores tornaram-se os mais comuns, tendo havido a padronização do sistema.
  • Surgimento da Internet

    Surgimento da Internet
    Pertencente ao Departamento de Defesa norte-americano, a chamada de Arpanet, tinha como função interligar laboratórios de pesquisa. Naquele ano, um professor da Universidade da Califórnia passou para um amigo em Stanford o primeiro e-mail da história.
    No auge da Guerra Fria, a Arpanet era uma garantia de comunicação entre militares e cientistas persistiria, mesmo em caso de bombardeio.
  • Criação do TCP/IP

    Criação do TCP/IP
    No período de 1973 a 1974, o grupo CERF de redes de pesquisas de Stanford trabalhou os detalhes da ideia do protocolo TCP/IP, resultando em sua primeira especificação. Com isso foi possível suportar a quantidade de acessos crescente, o que resultou na difusão da internet.
  • Difusão do Correio Eletrônico

    Difusão do Correio Eletrônico
    No início (1971) o email teve a função de trocar mensagens simples entre usuários da ARPANET, como se fosse o nosso SMS de hoje em dia. Ele só se tornou um eletrônico como conhecemos hoje posteriormente, marcado em 1978, quando Gary Thuerk enviou para cerca de 600 pessoas da ARPANET uma mensagem tentando vender o Decsystem-20, um computador novíssimo da época. O episódio é conhecido como o primeiro spam.
  • Primeiro Celular Comercializado

    Primeiro Celular Comercializado
    A primeira ligação através de um telefone portátil ocorreu no dia 3 de abril de 1973, por meio de um Motorola DynaTAC 8000x. No entanto, sua comercialização só se deu em setembro de 1983, depois que a Comissão Federal de Comunicações dos EUA pode oferecer uma estrutura de antenas que pudesse garantir o bom funcionamento da tal “rede celular” .
  • Word Wide Web

    Word Wide Web
    1994 foi o “Ano da Web”. Iniciado por Robert Cailliau,a Primeira Conferência Internacional da World Wide Web foi realizada no CERN em maio. Contou com a presença de 380 usuários e desenvolvedores. No decorrer do ano, histórias sobre a Web chegaram à mídia. Uma segunda conferência, com a participação de 1300 pessoas. No final do ano, a Web tinha 10.000 servidores - 2.000 deles comerciais - e 10 milhões de usuários.
  • Advento dos comunicadores instantâneos

    Advento dos comunicadores instantâneos
    Os comunicadores instantâneos transformaram a internet na década de 90, trazendo aos usuários a possibilidade de se comunicarem instantaneamente, sem a demora de enviar e receber um e-mail ou esperar a ligação de alguém. Na curta história da internet há muitos comunicadores, mas nenhum deles foi tão marcante quanto o ICQ, e, posteriormente, o Windows Live Messenger.
  • Criação do buscador da Google Inc.

    Criação do buscador da Google Inc.
    A empresa Google Inc. foi fundada nos EUA em 1998 por Larry Page e Sergey Brin. Para colocar em prática as ideias da dissertação, Page e Brin criaram o BackRub, um buscador que usava a tecnologia, criada por eles, chamada de PageRank. O sistema determinava a relevância de um website de acordo com o termo de pesquisa levando em conta o número de páginas naquele domínio e quantas outras páginas, de outros sites, linkavam para ele. Eventualmente, a dupla acabou trocando o nome BackRub por Google.
  • Popularização dos blogs

    Popularização dos blogs
    No início dos anos 2000, com a popularização da internet, especialmente pelo público mais jovem, os blogs passaram a virar uma verdadeira febre. Como as redes sociais ainda não eram canais tão populares ainda — o My Space em 2003, o Orkut em 2004 e o Twitter em 2006 — as pessoas usavam os blogs para contar um pouco sobre suas vidas. Logo depois, começaram a usar os blogs com outros objetivos, bem mais profissionais: escrever sobre temas específicos, a rotina de sua área de atuação e notícias.
  • O wifi se torna de conhecimento popular

    O wifi se torna de conhecimento popular
    O principal padrão para conexões sem fio foi desenvolvido pelo IEEE - Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos, e desde sua criação, evoluiu em performance e estabilidade, depois de diversos anos de constante aprimoramento de seus recursos. Depois que uma grande rede norte-americana instalou hotspots em seus restaurantes, o padrão começou a se popularizar definitivamente, não só em pontos comerciais, mas também em locais públicos como bibliotecas e instituições de ensino.
  • O surgimento do 3G

    O surgimento do 3G
    O 3G nasceu em 2001 e foi o responsável pela popularização da internet móvel no mundo. Uma revolução! A partir dela passou a ser possível acessar recursos de multimídia, fazer videoconferência, acessar sites, e-mails, fazer downloads de vídeos, jogar online e muito mais! Esse tipo de rede ainda está em funcionamento no Brasil, e muita gente está conectada por meio dela neste exato momento.
  • Redes sociais

    Redes sociais
    Eis que chegamos à época em que as redes sociais caíram no gosto dos internautas e viraram máquinas de dinheiro. 2004 pode ser considerado o ano das redes sociais, pois nesse período foram criados o Flickr, o Orkut e o Facebook — algumas das redes sociais mais populares, incluindo a maior de todas até hoje.
    Apesar de ter sido criado em 2004, o Facebook só chegou à grande massa de usuários no ano de 2006, assim como o Twitter.
  • Surgimento dos smartphones

    Surgimento dos smartphones
    Em 2007 o mundo realmente conheceu a magia dos smartphones, com o lançamento do primeiro iPhone. Apesar de não ter sido o primeiro telefone com touchscreen do mercado, surgiu em um momento que a indústria era principalmente composta por aparelhos com teclados físicos, telas pequenas e designs esquisitos. Já no lançamento, vendeu 6 milhões de aparelhos. O lançamento do primeiro iPhone deu início a uma corrida na indústria de dispositivos móveis, com cada marca criando suas próprias versões.
  • Aplicativos de mensagens instantâneas

    Aplicativos de mensagens instantâneas
    Em menos de dez anos, em meados de 2009, foi consolidado o hábito de se comunicar via mensagens, e diversas inovações foram lançadas para suprir as novas demandas dos usuários. Surgiram plataformas como WhatsApp, Snapchat, Instagram, Facebook e muitas outras. O foco, que anteriormente era apenas em mensagens de texto, agora incorpora recursos de áudio, imagem e vídeo, diversificando as possibilidades oferecidas pelos programas mais antigos.
  • Popularização das plataformas de vídeoconferência

    Popularização das plataformas de vídeoconferência
    Um face a face real, mas virtual. Em 80% dos casos, os problemas e necessidades são melhor discutidos quando conversados diretamente, cara a cara. Não há dúvidas de que o advindo da videoconferência mudou os formatos de comunicação e o jeito como nos relacionamos. Muito além da esfera profissional, como parte da estruturação e definição dos negócios, mas também no âmbito pessoal. Uma das plataformas digitais mais tradicionais desse ramo, o Skype, pertence a Microsoft desde 2011.